O curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi iniciado com o curso de Geografia e História oferecido pela antiga Universidade do Distrito Federal (UDF), criada por Anísio Teixeira, no período de 1935 a 1938 (e depois incorporado à Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, que absorveu a UDF). Era constituído das seguintes disciplinas: na 1ª série, eram ministradas Fisiografia, Geografia Humana, Paleogeografia, Geologia, Cartografia e História da Antiguidade e Idade Média; na 2ª série, Fisiografia, Geografia Humana, Prática de Geografia, Cartografia, Geografia Regional, Geologia; na 3ª série, Economia Política, Geografia Física, Geografia Humana, História Moderna e Contemporânea; e na 4ª série, Administração Escolar e História da América.
Pequenas modificações foram introduzidas no período de 1938-1941 quando foram incluídas na 4ª série as disciplinas pedagógicas: Psicologia Educacional, Didática Geral e Especial, Fundamentos Biológicos da Educação e Fundamentos Sociológicos da Educação. No período de 1940 a 1947 a grande mudança introduzida foi conferir o título de bacharel em Geografia e História aos alunos que terminassem a 3ª série. No período seguinte, de 1948 a 1956 os alunos da 4ª série deveriam escolher duas disciplinas eletivas. Aqueles alunos que terminassem a 4ª série nestes termos recebiam o diploma de bacharel no curso correspondente (Geografia ou História). Eram, obrigatoriamente, incluídas como disciplinas da própria especialidade as seguintes: no curso de Geografia e História, duas disciplinas, sendo uma de História e outra de Geografia. No período de 1950 a 1956 o curso de Geografia passa a ter seu próprio programa sendo criadas disciplinas semestrais (Fundamentos de Economia, História das Explorações Geográficas, Fundamentos Filosóficos da Educação, Administração Escolar, Fundamentos Biológicos da Educação) e cursos obrigatórios para Bacharelado (Geografia Regional da América e curso de Especialização). O curso de Especialização, com disciplina optativa entre Geografia do Brasil, Geografia Física e Geografia Humana contava com aulas teóricas, práticas de gabinete e pesquisa de campo e consistia na elaboração de uma monografia com aplicação dos conhecimentos teóricos e treinamento prático da programação geral do curso de Geografia.
No período de 1966 a 1970 todas as disciplinas eram oferecidas por semestre. O período de vigência do programa era relativo ao ano de início do curso. As disciplinas formavam grupos especiais como: Geografia do Brasil (I, II, III, IV, V, VI e VII), Geografia Humana (I, II, III, IV, V, VI e VII), Geografia Física (I, II, III, IV, V, VI e VII), Geografia Regional (I, II, III e IV), Cartografia (I, II, III e IV), Pedologia (I e II) e Teoria da Geografia (I e II). Ainda, nesse período, foi introduzida a disciplina Problemas Brasileiros, e, em 1967, as disciplinas Estatística e Matemática passaram a ser oferecidas. A partir de 1966 as disciplinas Prática em Pesquisa em Geografia Humana e Prática em Pesquisa em Geografia Física eram oferecidas combinadas em uma única disciplina denominada Prática de Pesquisa, com seis horas semanais de carga horária.
No período de 1971 a 1975 o conjunto de disciplinas foi dividido em obrigatórias e eletivas. Surgiram, no grupo das obrigatórias as disciplinas Prática em Pesquisa em Geografia Humana e Prática em Pesquisa em Geografia Física, Elementos de Física, Química Geral I, Trabalho de Campo I e Trabalho de Campo II. No grupo das disciplinas eletivas incluía-se Computação I.
No período de 1976 a 1991 foi criado um ciclo básico comum para geógrafos e licenciados que incluía além das disciplinas específicas, a Educação Física e Desportiva I e II. A partir do 3º período (semestre) o aluno cursava o ciclo profissional ou a licenciatura, além de um tronco com disciplinas comuns. O 7º e 8º períodos da licenciatura correspondiam às disciplinas de formação pedagógica, cursadas na Faculdade de Educação, somando 540 horas/aula. No ciclo profissional (geógrafo) o aluno completava no 7º e 8º períodos as disciplinas práticas de Geografia Física, Prática de Geografia Humana, Análise Regional, Estudos Especiais em Geografia do Brasil, Monografia em Geografia, além de cinco disciplinas complementares ou eletivas.
Em 1991 ocorreu a última reforma curricular antes da presente (2019) que apresentou como principal mudança a formação única do profissional em Geografia. O grau de licenciado em Geografia devia ser buscado pelo aluno interessado, após a conclusão do bacharelado que tinha duração de quatro anos. A composição da grade curricular passou a incluir disciplinas consideradas do campo fundamental (formação geral ou obrigatória), concentradas nos três primeiros anos letivos, e campo complementar (campo específico), no último ano, devendo o aluno eleger um mínimo de 50% de disciplinas eletivas oferecidas pelo departamento. As demais poderiam ser cursadas em outras unidades da UFRJ desde que fossem afins à formação do profissional em Geografia. Ainda, a grade curricular era concentrada no turno da manhã, com formação complementar à tarde (estudos dirigidos, laboratório, atividades de biblioteca, estágios em pesquisa, estágios no ensino, etc.), a fim de garantir equilíbrio na composição da grade curricular entre formação teórica e prática, com ampla oferta de disciplinas eletivas de caráter teórico, aplicado e instrumental. A grade ainda previa realização de três Estágios de Pesquisa e exigência de uma Monografia de Graduação, vinculada à
Geografia propriamente dita ou a um dos campos ou áreas específicas integrados à Geografia ou ao Ensino da Geografia. Foram excluídas quaisquer exigências de disciplinas “requisitos”.
O turno noturno foi criado em 1995 com a mesma grade curricular. Em 2005, iniciou-se o processo de reforma curricular do curso de licenciatura em Geografia, efetivamente implementado em 2007.
O Curso de Bacharelado em Geografia é oferecido no Campus Ilha do Fundão, da UFRJ, em período integral. São oferecidas 35 vagas, com entrada sempre no primeiro semestre letivo. Para atender ao perfil do geógrafo bacharel o currículo do curso de Geografia da UFRJ é formado por um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas que contemplam os aspectos naturais, sociais, instrumentais e teórico-metodológicos próprios da Geografia. Os trabalhos práticos (de gabinete e de laboratório), trabalhos de campo, participações em seminários e discussões temáticas são um componente importante da formação.
No ato da inscrição para ingresso, o candidato deve fazer a opção pelo Bacharelado, pois as entradas para Licenciatura e Bacharelado são independentes. O aluno que queira cursar a Licenciatura em geografia na própria UFRJ após a conclusão do Bacharelado, poderá refazer o ENEM e ingressar via SISU, prestar seleção de Transferência Externa Facultativa e de Isenção do Concurso de Acesso ( que geralmente ocorre no meio do ano) ou pedir Reingresso (que geralmente ocorre no início do ano).
As vagas disponíveis e as características do processo seletivo são publicadas em edital pertinente, divulgado no site de acesso à graduação da UFRJ. Saiba mais sobre o acesso à Graduação aqui
Disciplinas do curso de Bacharelado:
– Disciplinas obrigatórias – Clique aqui!
– Disciplinas complementares de escolha restrita – clique aqui!
– Disciplinas optativas de escolha condicionada – Clique aqui!
– Requisitos curriculares suplementares – Clique aqui!
Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Geografia da UFRJ
Aprovado em reunião extraordinária do Departamento de Geografia de 17/12/2018
Formulários importantes
– Equivalência de disciplinas e/ou transferência de créditos – Clique aqui!
-Parecer do orientador acadêmico e/ou professor responsável por disciplinas – Clique aqui!
-Requerimentos (vários) – Clique aqui!




