Dinâmica territorial e impactos ambientais no Brasil; empreendimentos, complexidade tecnológica e abrangência espaço-temporal; procedimentos das avaliações ambientais (EIA/RIMA, EIV e AAE): conceitos e definições básicas; indicadores e previsão de impactos; triagem e definição de escopo; hipóteses de impactos e ferramentas de avaliação; diagnóstico ambiental; previsão e avaliação de impactos; análise de risco; programas ambientais complementares; deficiências dos estudos de impactos.
ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO – “Deficiências em estudos de impacto ambiental: síntese de uma experiência”. Relatório. Brasília, DF – 2004.
FASE e ETTERN/IPPUR/UFRJ – “Projeto avaliação de equidade ambiental como instrumento de democratização dos procedimentos de avaliação de impacto de projetos de desenvolvimento”. 1a edição. Rio de Janeiro: FASE e ETTERN, 2011.
MULLER-PLANENBERG, C. e AB´SABER, A.N (orgs.) – “Previsão de Impactos no Leste, Oeste e Sul: experiências no Brasil, na Rússia e na Alemanha”- 2. ed 2. reimpressão – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
REY, A.E. e GALLO, J.M.AC. – “Evaluación ambiental y desarollo sostenible”. Madrid: Ediciones Pirámide, 2007;
SÁNCHEZ, l. H. – “Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos”. São Paulo, Oficina de Textos, 2a ed. 2013.


