Licenciatura

O CURSO | GRADE CURRICULAR

O CURSO

O curso de Licenciatura em Geografia é oferecido no Campus Ilha do Fundão, da UFRJ, apenas no turno noturno. São oferecidas 45 vagas, com entrada sempre no segundo semestre letivo. O curso contempla um total de 2.980 horas, com tempo previsto de integralização em 9 semestres. A organização curricular adotada privilegiou a manutenção de um núcleo de disciplinas comuns aos cursos de Bacharelado e Licenciatura, denominado Núcleo Básico, e de um núcleo voltado à formação profissional – específico para o professor de Geografia – denominado Núcleo Profissionalizante da Licenciatura.

O Núcleo Básico é constituído de 16 Disciplinas Obrigatórias, que correspondem a 32,2% da carga horária total. O Núcleo Profissionalizante compreende um total de 32 Disciplinas e RCS que correspondem, por sua vez, a 67,78% da carga horária total; dentre estes, 19 são DiscIplinas e RCS Obrigatórios e 13 são Complementares.

As atividades acadêmicas e científicas formais e atividades extra-classe não-formais de cunho cultural visam estimular o desenvolvimento da criatividade, a experiência com outras linguagens e o contato com outras formas de expressão.

No ato da inscrição para ingresso, o candidato deve fazer a opção pela Licenciatura, pois as entradas para Licenciatura e Bacharelado são independentes. O aluno que queira cursar o Bacharelado em geografia na própria UFRJ após a conclusão da Licenciatura, poderá refazer o ENEM e ingressar via SISU, prestar seleção de Transferência Externa Facultativa e de Isenção do Concurso de Acesso ( que geralmente ocorre no meio do ano) ou pedir Reingresso (que geralmente ocorre no início do ano). As vagas disponíveis  e as características do processo seletivo são publicadas em edital pertinente, divulgado no site de acesso à graduação da UFRJ. Saiba mais sobre o acesso à Graduação aqui.

GRADE CURRICULAR

Grade Curricular do curso de Licenciatura em Geografia

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker