ExtensãoA Educação Ambiental na Escola Básica – Novas Metodologias de Ensino e...

A Educação Ambiental na Escola Básica – Novas Metodologias de Ensino e a Formação Continuada do Professor em uma Abordagem Transdisciplinar

Coordenadora: Profª. Maria Naíse de Oliveira Peixoto

O projeto busca trabalhar novas práticas em Educação Ambiental no contexto das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, dentro de uma abordagem transdisciplinar, com base na visão da identidade cultural, no diálogo entre os múltiplos saberes e na valorização da cidadania. Neste sentido é organizado em duas vertentes de ação: uma ligada à reflexão permanente sobre o ensino nas escolas, e outra voltada à formação continuada do profissional de educação. O projeto tem como antecedentes a formação de um Grupo de Trabalho em Educação Ambiental em Volta Redonda (RJ), iniciado pelo Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno (NEQUAT) em parceria com o Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, com o apoio de projetos de Extensão e Pesquisa desenvolvidos nos anos de 2009, 2010 e 2011 no município com o suporte do PIBEX/UFRJ e da FAPERJ.

Este Grupo tem desenvolvido trabalhos voltados a uma construção coletiva e reflexiva de projetos em Educação Ambiental no contexto da escola pública, promovendo encontros sistemáticos e realizando práticas pedagógicas com professores de diferentes formações e escolas municipais de Volta Redonda. O projeto conta atualmente com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e o suporte de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas (UFRJ, UFF, FFP, PUC), que visam articular estudos e ações fortalecendo a formação profissional docente no Estado do Rio de Janeiro, através da formulação e implantação de cursos de capacitação, elaboração e difusão de materiais didáticos utilizando as geotecnologias e as múltiplas linguagens. O projeto foi agraciado pelo Programa “Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro”- 2011(Edital FAPERJ 16/2011).