NovidadesNota de homenagem - Carlos Walter Porto Gonçalves

Nota de homenagem – Carlos Walter Porto Gonçalves

O Departamento de Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRJ expressam profundo pesar pelo falecimento de Carlos Walter Porto Gonçalves, ocorrido no dia 6 de setembro de 2023. Carlos Walter deixou uma marca original e inovadora na Geografia brasileira e latino-americana, que influenciou diversas gerações. Ex-aluno da UFRJ, construiu sua carreira profissional e acadêmica na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde se aposentou como Professor Titular. Suas ideias e escritos circularam para além dos limites disciplinares e nacionais, levando o raciocínio geográfico para abordar questões sociais e ambientais na interlocução com outras áreas de conhecimento e na colaboração direta com movimentos sociais de luta pela terra e pelo território, reconhecendo a potência dos saberes que se produzem nesses contextos. Participou ativamente do debate público sobre o meio ambiente e os conflitos territoriais no Brasil, atento ao modo como o conhecimento científico pode ser apropriado pelas partes em disputa.

Nesse lugar de pesquisa e militância social encontrou um modo próprio de contribuir criativamente com as lutas e a partir delas elaborar reflexões sobre os territórios e saberes. Sua sensibilidade para o diálogo e a escuta dos sujeitos sociais colocados à sombra do Estado e do capital possibilitou descobertas preciosas, traduzidas em textos seminais e inspiradores. Foi um pensador brasileiro lido e reconhecido em toda a América Latina, como atestam sua participação em diversos eventos, a presença recorrente nas referências bibliográficas de autores latino-americanos e as premiações como o Prêmio Milton Santos de Mérito Geográfico, no EGAL (Quito, Equador), e o prêmio da Casa de Las Américas (Havana, Cuba). Antenado às ideias que circulavam na América Latina, Carlos Walter apresentou ao público brasileiro diversos autores e experiências políticas latino-americanos, sendo um importante articulador do diálogo com nossos hermanos.

Carlos Walter publicou diversos livros e artigos, dentre os quais se destacam “A globalização da natureza e a natureza da globalização” (2006), “Amazônia, Amazônias” (2001), “Os (des)caminhos do meio ambientes” (1989). Mas, para além da leitura, todos aqueles que tiveram a oportunidade de ouvi-lo, numa palestra, aula, reunião ou conversa prosaica experimentaram sua capacidade de provocar, inspirar, imaginar e comover. Carlos Walter foi aluno de graduação, mestrado e doutorado da UFRJ, tendo defendido uma brilhante tese sobre o movimento seringueiro no Acre. Em reconhecimento ao trabalho e à contribuição de Carlos Walter Porto Gonçalves para a Geografia brasileira, o Departamento de Geografia da UFRJ presta sua homenagem.

Por Licio Caetano do Rego Monteiro

7 de setembro de 2023