ExtensãoNovas estratégias para o ensino básico da Geografia com o apoio em...

Novas estratégias para o ensino básico da Geografia com o apoio em geotecnologias

Coordenador-Extensionista: Carla Bernadete Madureira Cruz

Resumo da Ação de Extensão

O projeto prevê atividades que são complementares à formação acadêmica dos alunos envolvidos, uma vez que compreende práticas em Geoprocessamento, Cartografia e Sensoriamento Remoto, aplicadas a diferentes temáticas. A proposta de extensão contempla a inserção das geotecnologias nas práticas pedagógicas, envolvendo alunos e professores de ensino fundamental, médio e superior, enfatizando questões geográficas e o conhecimento e valorização do local onde o aluno se insere. Esses recursos, além de permitirem a inclusão digital, promovem o desenvolvimento cognitivo dos alunos, contribuindo para uma efetiva inserção social.São previstas atividades integrando os alunos dos diferentes níveis acadêmicos, através do aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos em Cartografia e Sensoriamento Remoto, de modo a embasar levantamentos de dados em campo e a geração de mapeamentos temáticos para o Atlas. A parceria envolve, por parte da UFRJ, 4 alunas da graduação; e por parte do Colégio Pedro II e Colégio Salesiano Niterói.

Palavras-chave: Educação, Geotecnologias, Geoprocessamento

Público-Alvo: Discentes de ensino básico e superior

Situação da Atividade: EM ANDAMENTO

Contato: Carla Bernadete Madureira Cruz – Coordenadora carlamad@gmail.com