Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGG) foi criado em 1972 com o curso de Mestrado. A Constituição do curso fez parte de uma política nacional de criação de cursos de pós-graduação para a formação de quadros profissionais qualificados. O curso de Doutorado foi implantado vinte anos depois, em 1992.

Em 2012 o PPGG completou quarenta anos de contribuição na formação de profissionais qualificados e para avanços teórico-metodológicos da ciência geográfica, como também, quanto à produção de novos conhecimentos sobre a realidade nacional através das múltiplas pesquisas inseridas e estimuladas na pós-graduação. Como uma das primeiras pós-graduações em geografia no país, e primando por sua manutenção em níveis de excelência, em 2007 o Programa foi reconhecido com a nota 7 dada pela CAPES.

Na busca contínua por qualidade, o PPGG-UFRJ sempre se pautou na associação do ensino com a pesquisa desde sua criação, tornando-se um centro de referência de ensino e pesquisa qualificado e com inserção internacional. Projetos de pesquisa alicerçam a pós-graduação e resultam de esforços individuais e coletivos do seu corpo docente na construção do conhecimento pela investigação científica com o envolvimento de discentes na formação de profissionais capacitados.

Em 2015 há 127 alunos ativos, 53 no curso de mestrado e 74 no curso de doutorado.   Pesquisadores em estágio pós-doutoral têm sido cada vez mais frequentes, desde 2014 foram recebidos sete pesquisadores em estágio pós-doutoral.

MESTRADO

O Mestrado no PPGG/UFRJ abrange um total de 360 horas, assim distribuídas: Teoria da Geografia (60 horas), 4 disciplinas temáticas de livre escolha (180 horas no total), Seminário de Mestrado (75 horas) e Estágio em Pesquisa de Mestrado (75 horas).
Após a conclusão da disciplina obrigatória Teoria da Geografia e das disciplinas temáticas, o aluno deve cursar a Disciplina Seminário de Mestrado e realizar, até o início do 3º período letivo, o Exame de Qualificação de Mestrado, referente à defesa de seu projeto de dissertação. A defesa pública da dissertação de mestrado perante banca examinadora será realizada até o final de 2 (dois) anos.

DOUTORADO

A estrutura curricular do Curso de Doutorado consta de 2 (dois) Seminários de Doutorado, 2 (duas) Disciplinas Temáticas, e as disciplinas de Estudos Especiais em Geografia e Estágio Avançado em Geografia, totalizando 450 (quatrocentos e cinquenta) horas de curso.
A disciplina Teoria da Geografia (60 horas) é obrigatória para os alunos que não a tenham cursado no Mestrado em Geografia. Após a conclusão dessa e das Disciplinas Temáticas e de 2 (dois) Seminários de Doutorado (90 horas cada um), o aluno deve cursar a disciplina Estudos Especiais em Geografia (90 horas) e realizar, até o 3º período letivo, o Exame de Qualificação Escrito, que o habilita a cursar a disciplina de Estágio Avançado em Geografia (90 horas). O Exame de Qualificação Oral, referente ao Projeto de Tese, deve ser defendido até o final do 4º mês do 4º período letivo. A defesa pública da tese de doutorado perante banca examinadora deverá ser realizada até o final do período de 4 (quatro) anos.

Estágio Pós-Doutoral

O PPGG recebe há vários anos pesquisadores em estágio pós-doutoral por ano, a maioria com bolsa específica do CNPq ou da CAPES. Atendemos também aos profissionais sem bolsa, desde que se comprove o mérito do proponente ao estágio, avaliados pelo currículo vitae, pela proposta de trabalho e pelo projeto a ser desenvolvido no PPGG. É necessária comprovação da liberação da instituição de origem do proponente ao estágio. Quanto à demanda, há duas situações distintas, uma individual, quando o interessado, procurando diretamente o programa, se inscreve por conta própria nos editais que permitem a alocação de bolsa, e o caso da inserção de recém doutores vindos dos programas vinculados ao PPGG. Constatamos que a procura por este tipo de aperfeiçoamento profissional está crescendo e o PPGG poderá tornar-se mais ativo nessa formação complementar e continuada. No período 2014-2015 o PPGG-UFRJ recebeu 7 pesquisadores de pós-doutorado.

Experiências inovadoras de formação

Todos os discentes estão integrados a laboratórios de pesquisa, e suas dissertações e teses estão articuladas a questões maiores das linhas de pesquisas de seus orientadores. Nos laboratórios, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas dos cursos e atuam na prática docente co-orientando alunos de iniciação científica e de mestrado (no caso dos doutorandos). A inserção nos laboratórios também lhes propicia participação em diferentes atividades promovidas nos laboratórios como a organização de eventos e os trabalhos de campo em equipe, além de contato e diálogo com pesquisadores visitantes. Tem sido inovadora a tendência de professores e seus orientados em atividades de extensão e de pesquisa participativa, promovendo a articulação entre ensino e pesquisa e entre universidade e sociedade.

PROCEDIMENTOS E FORMULÁRIOS

Ingresso

O concurso de seleção ocorre anualmente sempre no segundo período letivo. Acesse o edital de seleção deste ano no link abaixo, publicado no boletim número 21, de 25 de maio de 2017, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leve a ficha de inscrição preenchida no momento da inscrição para agilizar seu atendimento.

Ficha de Inscrição PPGG

Edital do Processo Seletivo do PPGG 2017-2018
Comissão de Seleção aos Cursos de Mestrado e Doutorado 2017-2018

Regulamento e Normas

Regulamento
Regulamento PPGG 2014 (aprovado em outubro de 2014)

Normas
Norma 1_2014
Norma 2_2014
Norma 3_2014
Norma 4_2014
Norma 5_2014
Norma 1_2017
Norma 2_2017

Defesa

Solicitação de Credenciamento de Banca Examinadora
Manual SIBI/UFRJ de Teses e Dissertações
Formulário SIBI (autorização Base-Minerva)

Concessão de Auxílio aos Estudantes e Professores

Normas para concessão de auxílio para Trabalho de Campo e Evento (Atenção: as passagens devem ser compradas em 1 ÚNICA PARCELA)

Formulários de Atos Acadêmicos 

Alteração de Grau e Frequência (AGF)
Formulário Inscrição em Disciplinas Aluno Externo

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker