Menu

Pós-GraduaçãoDoutoradoImigração e Cidade (IPPUR)

Imigração e Cidade (IPPUR)

As seguintes disciplinas serão oferecidas no IPPUR-UFRJ nos 3o. e 4o. bimestres do ano letivo de 2015 (outubro a março) para alunos de mestrado e doutorado, do instituto e externos. A inscrição para o 3o. bimestre será de 13 a 23 de outubro e pode ser feita através de contato com a secretaria de ensino do IPPUR-UFRJ (secretariaensino@ippur.ufrj.br, tel. 21 2598-1923/1673). Os alunos externos devem trazer uma declaração de matrícula em curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). A primeira aula será na quarta feira, 21/10.  Seguem ementas e plano de aulas. Interessados podem solicitar o programa completo pelo email NIEM.migr@gmail.com.

============================
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Disciplina: Imigração e Cidade (I): Estranhos e Estrangeiros no Espaço Urbano
(optativa – mestrado e doutorado)

Professor: Helion Póvoa Neto

Período: 2º Semestre – 3º Bimestre 2015
Carga horária: 40 horas

Objetivo: relacionar histórica e socialmente as migrações para as cidades aos processos sociais de urbanização, destacando conceitos e problemáticas comuns aos estudos urbanos e aos estudos migratórios.

Apresentação: Os estudos clássicos que tomam a cidade como objeto de estudo são também textos fundadores quanto às migrações. Este fato nem sempre é suficientemente destacado, o que convida à apresentação de alguns temas orientadores de reflexão e pesquisa tanto especificamente sobre as cidades quanto com relação aos movimentos migratórios. Propõe-se um percurso de leituras e debates em que o tema do estranho, do estrangeiro, aparece no início e ao fim, mediado pelas questões da diferenciação urbana, da segregação sócio-espacial, da guetização e do cosmopolitismo.

Metodologia: O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas e da presença e participação ativa dos alunos em sala.

Programa:

1ª. aula: Apresentação do curso (21/10)
2ª. aula: Migrações e urbanização em perspectiva histórica (28/10)
3ª aula: O estrangeiro, o estranho na cidade – a visão de Georg Simmel (04/11)
4ª aula: Escola de Chicago: a cidade como lugar da imigração (11/11)
5ª aula: Escola de Chicago: assimilação, diferenciação e gueto (18/11)
6ª aula: Gueto e segregação sócio-espacial (25/11)
7ª aula: Bairros de imigrantes e estigmatização (09 ou 16/12)
8ª aula: 16/12 ou em data a ser agendada

========================
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional
Disciplina: Imigração e Cidade (II): Movimentos Migratórios e Urbanização no Brasil
(optativa – mestrado e doutorado)

Professor: Helion Póvoa Neto

Período: 2º Semestre – 4º Bimestre 2015
Carga horária: 40 horas

Objetivo: relacionar histórica e conceitualmente o processo de urbanização às migrações internas no território brasileiro, de forma interdisciplinar e destacando os conceitos e problemáticas que têm dominado a sua análise.

Apresentação: O processo de urbanização no Brasil vincula-se a transformações sociais que vêm mobilizando a população dos espaços rurais e incorporando-a à economia urbana, bem como aos padrões de sociabilidade e cultura da cidade. A inserção no mercado de trabalho capitalista e a busca por estratégias de sobrevivência e mobilidade social implicam na instalação em centros urbanos e em uma mobilidade espacial constantemente reiterada, que se desenrola no espaço da cidade ou tem nela sua base principal. Temas como o das favelas e da população de rua, debates políticos e conceituais como o da marginalização, da integração social, do esvaziamento do campo e das tendências da metropolização, têm lugar quando analisada a literatura a respeito nas últimas quatro décadas. O curso acompanhará alguns estudos empíricos e teóricos, de diversas áreas disciplinares, que já se tornaram referência básica ao estudo das migrações e da urbanização no Brasil, contextualizando tais obras histórica e conceitualmente, e apontando alguns termos mais atuais do debate.

Metodologia: O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas e da presença e participação ativa dos alunos em sala.

Programa e Bibliografia:

1ª. Aula (06/01/16): Apresentação do curso. Histórico da emergência do tema das migrações internas relacionadas à urbanização no Brasil
2ª. aula: (13/01/16) Do campo à cidade
3ª aula: (20/01/16) Urbanização e migrações
4ª aula: (27/01/16) Migração como transformação social
5ª aula: (03/02/16) Migrações, marginalidade e integração
[intervalo – semana do Carnaval]
6ª aula: (17/02/16) Exclusão social e migrações
7ª aula: (24/02/16) Mobilidade social e migração
8ª aula: (02/03/16) Migração interna: das “novas” mobilidades à “nova” teoria?

 

Mais buscados no site