2022Nota de repúdio - Após o não, tudo é assédio!

Nota de repúdio – Após o não, tudo é assédio!

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem a público repudiar
toda e qualquer manifestação de assédio. A Universidade deve garantir e assegurar ambiente que
seja um local de combate e enfrentamento às práticas de opressão do machismo. Não admitimos e não compactuamos com tais práticas e reafirmamos que não são toleradas nas dependências da universidade ou em qualquer atividade acadêmica externa. O compromisso em combater o assédio sexual nos reserva o direito de imprimir sanções disciplinares previstas no regimento da UFRJ, quando denunciados ou de conhecimento da unidade. Recomenda-se fortemente a todos/as os/as docentes, funcionários/as, estudantes, representantes de órgãos de gestão e administração, funcionários/as que prestam serviços terceirizados, enfim, a todos os integrantes da comunidade universitária, a elaboração, organização e participação em atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão que tenham o caráter de reflexão e informação sobre ASSÉDIO SEXUAL (seja através de cursos, encontros, seminários, palestras e outros eventos) propiciando assim também o aprofundamento do debate sobre diversidade, igualdade e cidadania no Instituto de Geociências. Todo e qualquer estudante/servidor que for vítima, presenciar ou tomar conhecimento de tais abusos deve denunciar.

Baixe aqui a nota de repúdio.