ExtensãoEstratégia de Minimizar o Aquecimento Climático, Prevenção contra Inundações, Poluição, Melhoria do...

Estratégia de Minimizar o Aquecimento Climático, Prevenção contra Inundações, Poluição, Melhoria do Conforto Ambiental e Economia de Energia em Cidades do Estado do Rio de Janeiro: um Exercício de Cidadania na Ilha do Fundão

Coordenadora: Profa. Ana Maria de Paiva Macedo Brandão

Por abrigar em suas diversas unidades, áreas que privilegiam questões ambientais, como é o caso da Geografia, além da presença de uma Vila Residencial e de uma escola pública, a UFRJ oferece múltiplas oportunidades para a prática de educação ambiental. Partindo de um projeto cuja vertente é o clima, área científica de grande interesse da sociedade moderna, mas, que envolve extrema complexidade e muita polêmica, o projeto adquire maior importância pela preocupação científica e, também, por envolver a comunidade interna e externa da Universidade no processo de conscientização e educação ambiental. O projeto se propõe contribuir para o desempenho da tríplice função da Universidade, cujas atividades de pesquisa, ensino e extensão devem estar voltadas para a participação direta da sociedade, em um processo de transformação social.