2021ENADE 2021– GEOGRAFIA (CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO)

ENADE 2021– GEOGRAFIA (CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO)

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, promovido pelo INEP/MEC para avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior. É componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação, para aqueles que forem habilitados para realizar o Exame, e fornece informações para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Os estudantes que cursaram mais de 80% da carga horária do seu curso (conforme a versão curricular 1991 para o Bacharelado e 2007 pra a Licenciatura) e/ou que têm a previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022 são considerados habilitados pelo edital do ENADE 2021, e por isso foram inscritos no Exame pelas coordenações de curso. Estudantes que ingressaram pelo SiSu na Licenciatura em Geografia em 2020.2, e no Bacharelado 2021.1 também foram inscritos, conforme as regras do edital de 2021.

Veja aqui as listas dos estudantes concluintes e ingressantes inscritos do curso de Licenciatura em Geografia  e do curso de Geografia- Bacharelado.

Todos os estudantes inscritos devem se inteirar do edital do ENADE 2021.

• Os estudantes ingressantes não farão prova, nem precisam se cadastrar no sistema ENADE.
  • Os estudantes concluintes têm de fazer o cadastramento, o preenchimento de questionário e realizar as provas, que ocorrerão presencialmente em novembro de 2021 no município do Rio de Janeiro.

Veja aqui as instruções e informações sobre estes procedimentos para os estudantes concluintes, que devem ter muita atenção ao calendário do ENADE 2021.

O estudante concluinte inscrito que:

não responder o questionário do estudante, ou

– não comparecer à prova e não apresentar justificativa, ou

– não apresentar justificativa no prazo ou com motivo previsto no edital, ou

– não apresentar a documentação que justifique seu pedido de dispensa,

terá de aguardar até setembro de 2022 para poder colar grau.

Devido à pandemia, será possível realizar a prova em outros municípios, caso seja necessário e esteja prevista aplicação da prova no local selecionado (veja aqui a lista de municípios de aplicação da prova). Para isso o estudante deve contatar com urgência (até 28/08/2021) as coordenações e secretarias de curso pelos e-mails licenciatura.geografia@igeo.ufrj.br e bacharelado.geografia@igeo.ufrj.br.

Todos os estudantes devem dar atenção especial também à comunicação pelo SIGA.

As coordenações farão reuniões remotas para esclarecer as etapas e sanar as dúvidas dos estudantes. Veja a síntese da 1ª reunião aqui.

1a. Reunião sobre ENADE 2021 – Licenciatura em Geografia

Quarta-feira, 18 de agosto · 21 às 22h