Bacharel em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); M.Sc. em Geografia Física/Geomorfologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); Dr.Sc. em Geomorfologia/Geoecologia (Summa cum Lauda) na Universidade Católica de Leuven/Bélgica (1985); Pós-Doutorado em Geomorfologia na Universidade da Califórnia-Berkeley/EUA. Desenvolveu sua vida profissional na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde atua como Professora Titular (desde 1998) no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências.
Fundou (em 1992) e coordena o GEOHECO/Laboratório de Geo-Hidroecologia e Gestão de Riscos, integrando conhecimentos em Geomorfologia, Hidrologia,Geoecologia. Desde 2014 incorporou uma nova linha de pesquisa sobre Gestão de Riscos a Desastres frente aos deslizamentos e inundações, integrando conhecimentos científicos e da vivencia popular, com foco no protagonismo das comunidades em risco na gestão territorial. Em 1995, propôs a criação da União da Geomorfologia Brasileira, aprovada em 1996 durante o I Simpósio Nacional de Geomorfologia realizado na Universidade Federal de Uberlândia (MG), assumindo a primeira presidência desta entidade.
Em 2012, foi homenageada com a Medalha Manoel Gomes Archer por sua contribuição científica ao Parque Nacional da Tijuca (RJ/RJ) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA). Em 2015, recebeu Homenagem da ANPEGE/Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia por sua contribuição à Pesquisa e Formação de Pesquisadores na área de Geografia. Em 2022 recebeu o “IAG Honorary Fellowship”, a mais alta honraria concedida pela Associação Internacional de Geomorfologia (IAG/AIG).