Publicações

Teses | Dissertações

Lista de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação


Teses de Doutorado

2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004 | 2003 | 2002 | 2001 | 2000 | 1999 | 1998 | 1997 | 1996

2017

MODELO A SEGUIR
Título da Tese

2016

MODELO A SEGUIR
Título da Tese

2015

ROBAINA, Igor Martins Medeiros. Entre mobilidades e permanências: uma análise das espacialidades cotidianas da população em situação de rua na área central da cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Paulo Cesar da Costa Gomes.

GRANDI, Matheus da Silveira. A construção escalar da ação no movimento dos sem-teto. Orientador(a): Roberto Lobato.

KLUMB, Leonardo Azevedo. Caracterização do Clima de Ondas, médio e de extremos e seus impactos na morfologia do litoral sudeste do estado do Rio de Janeiro. Orientador: Dieter Muehe.

WANDERLEY, Luiz Jardim de Moraes. Geografia do ouro na Amazônia Brasileira: uma análise a partir da porção meridional. Orientador(a): Maria Celia Nunes Coelho.

COSTA, Roberta de Oliveira. Aplicação do modelo de Espaço de Cores RGB como proposta metodológica para mapeamento geomorfológico. Orientador: Telma Mendes da Silva.

AFONSO. Anice Esteves. Perspectivas e possibilidades do ensino e da aprendizagem em geografia física na formação dos professores. Orientador(a): Telma Mendes da Silva

CINTRA, Danielle Pereira. Modelagem do conhecimento aplicada à análise da vegetação na Bacia do rio Cuiabá, Petrópolis, RJ. Orientador: Manoel do Couto Fernandes.

LOPES, Patricia Frangelli Bugallo. Gestão de um epicentro católico no Brasil: o circuito turístico religioso do Vale do Paraíba Paulista/SP. Orientador(a): Scott Hoefle.

IORIO, Gustavo Soares. Segurança nacional, desenvolvimento e geopolítica: o Ministério do Interior no Brasil (1964-1969). Orientador(a): Ana Maria Lima Daou

GOIS, Marcos Paulo Ferreira. Paisagens noturnas cariocas: formas e práticas da noite na cidade do Rio de Janeiro. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes

SILVA, Simone Lisboa dos Santos da. Análise Morfodinâmica e Proposta de Tipologia de Bacias de Drenagem para Litoral Sul Fluminense. Orientador: Telma Mendes da Silva

CARDOSO, Diogo da Silva. Arquipélago sociomuseológico regional: notas sobre a emergência de um circuito de cultura e memória na periferia carioca (RJ). Orientador(a): Scott Hoefle.

2014

ROSA, Isaac Gabriel Gayer Fialho. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O USO DE GEOTECNOLOGIAS: O CASO DO PROJETO “ESCOLAS DO AMANHÔ DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO/RJ. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

ARAUJO, Faber Paganoto. MOBILIDADE ESPACIAL E MERCADO IMOBILIÁRIO NA PERIFERIA METROPOLITANA: A EXPANSÃO DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS EM NOVA IGUAÇU/RJ. Orientador(a): Olga Becker.

ALVARENGA, André Lima. CENÁRIOS DA MEMÓRIA: A POÉTICA DO ESPAÇO E AS TOPOGRAFIAS DA MEMÓRIA NA AUTORREPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE ANDREI TARKOVSKI. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

ROCHA, André Santos. AS REPRESENTAÇÕES IDEAIS DE UM TERRITÓRIO”: DINÂMICA ECONÔMICA E POLÍTICA AGENTES E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA APROPRIAÇÃO TERRITORIAL DA BAIXADA FLUMINENSE PÓS 1990. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

RAEDER, Savio Tulio Oselieri. DESCONCENTRAÇÃO REGIONAL E EVOLUÇÃO DA POLÍTICA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE COM FOCO NO FNDCT. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

MONTEIRO, Licio Caetano do Rego. SEGURANÇA NA AMÉRICA DO SUL: A CONSTRUÇÃO REGIONAL E A EXPERIÊNCIA COLOMBIANA. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

CAFEZEIRO, Marilia Leite. O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL E A INCLUSÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR: ACERTOS, CONFLITOS E CONTRADIÇÕES. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

2013

SILVA, Gutemberg de Vilhena. COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E FRANÇA: ENSAIOS E EXPECTATIVAS NESTE SÉCULO XXI. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

ROCHA, Thais Baptista. A PLANÍCIE COSTEIRA MERIDIONAL DO COMPLEXO DELTAICO DO PARAÍBA DO SUL: ARQUITETURA SEDIMENTAR E EVOLUÇÃO DA PAISAGEM DURANTE O QUARTENÁRIO TARDIO. Orientador(a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

SILVA, Eduardo Sol Oliveira. CONTINUIDADES E RUPTURAS DE ORDENAMENTOS NO ESPAÇO: DO TERRITÓRIO DA CANA AO SETOR LOGÍSTICO E INDUSTRIAL NO NORTE FLUMINENSE. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

SANTOS, Luiz Antônio Fernandes. CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL DE FRAGMENTOS FLORESTAIS DA MATA DE TABULEIROS, QUISSAMÃ/RJ. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

SILVA, Thiago Rocha Ferreira. “EU QUERO É BOTAR O MEU BLOCO NA RUA”: A CONSTRUÇÃO DE UMA “CIDADANIA DA FESTA” NO CARNAVAL DE RUA DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

SOUSA, Gustavo Mota. MODELAGEM DO CONHECIMENTO APLICADA AO ESTUDO DA SUSCEPTIBILIDADE À OCORRENCIA DE INCÊNDIOS NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

2012

FREITAS, Leonardo Esteves. A influência dos padrões de paisagem no atropelamento de fauna: o caso da br-040. Orientador: Evaristo de Castro Jr.

SATO, Anderson Mululo. Influência do manejo de plantios de eucalipto na hidrologia e erosão: bacia do rio sesmaria, médio vale do rio Paraíba do Sul. Orientadora: Ana Luiza Coelho Netto.

RIBEIRO, Simone Cardoso. Etnogeomorfologia sertaneja: proposta metodológica para a classificação das paisagens da sub-bacia do rio Salgado/CE. Orientadora: Mônica dos Santos Marçal.

RAMOS, Tatiana Tramontani. As barricadas do hiperprecariado urbano: das transformações no mundo do trabalho à dinâmica sócio-espacial do movimento dos sem-teto no Rio de Janeiro. Orientador: Marcelo Lopes de Souza.

OLIVEIRA, Márcio Gimene. As cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz Do Iguaçu-Ciudad Del Este diante da des-articulação regional Sul-Americana. Orientadora: Lia Osorio Machado.

CÁCERES, Luz Stella Rodríguez. Lugar, Memórias e Narrativas da Preservação nos Quilombos da cidade do Rio de Janeiro. Orientador: Scott Hoefle.

SEABRA, Vinicius da Silva. Análise da paisagem em apoio aos estudos de favorabilidade à recuperação florestal na bacia hidrográfica do rio São João. Orientadora: Carla Madureira Cruz.

LOPES, Marcel Rocha Soares. Equilíbrio e desequilíbrio entre taxas de processos geomórficos em rochas de diferentes propriedades, quadrilatero ferrífero, MG: uma abordagem por múltiplos nuclídios cosmogênicos (10be, 26al e 21ne) produzidos in situ. Orientador: Nelson Ferreira Fernandes.

PEREIRA, Thiago Ferreira Pinheiro Dias. Remanescentes florestais urbanos “protegidos”: parque natural municipal de grumari e parque natural municipal da prainha – maciço da pedra branca –RJ. Orientador: Evaristo de Castro Jr.

CABRAL, Diogo de Carvalho. O ‘bosque de madeiras’ e outras histórias: a Mata Atlântica no Brasil colonial (séculos XVIII e XIX.”. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

2011

COUTINHO, Bruno Henriques. Vulnerabilidade Geo-Hidroecológica em Diferentes Escalas na Paisagem: Subsídios à Conservação e Segurança Ambiental. Orientador(a): Paulo Menezes.

ORNAT, Márcio José. Território descontínuo e multiterritorialidade na prostituição travesti através do sul do Brasil.”. Orientador(a): Roberto Lobato.

OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio. de Instituição, Espaço e Desenvolvimento no Pólo Moveleiro de Ubá, MG. Orientador(a): Claudio Egler.

COSTA, Otávio José Lemos. Canindé e Quixadá: Construção e Representação de dois Lugares Sagrados no Sertão Cearense. Orientador(a): Roberto Lobato.

Recuperação de Floresta Atlântica e Resultante Hidro-Erosiva em Clareiras de Deslizamentos nas Encostas do Maciço da Tijuca, RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RODRIGUES, Glauco Bruce. Comunas e Federações, Territórios Libertários: A Espacialidade Anarquista Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

XAVIER, Rafael Albuquerque. Evolução Geomorfológica Recente da Bacia do Rio Turvo. Médio Vale do Rio Paraíba do Sul (RJ)”. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

UAGODA, Rogério Elias Soares. Evolução da Paisagem de área cárstica não carbonática durante o quaternário tardio: bacia hidrográfica do ribeirão Santana, MG. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

MOTTA, Marcelo Paiva. Geografia da Internet no Brasil: Redes técnicas e espaço. Orientador(a): Claudio Egler.

PINTO, Ana Marcela Ardila. A construção dos espaços públicos em Bogotá e no Rio de Janeiro: uma análise comparada. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

BEZERRA, José Fernando Rodrigues. Geomorfologia e Reabilitação de Áreas Degradadas por Erosão com Técnicas de Bioengenharia de Solos na Bacia do Rio Bacanga, São Luís – MA. Orientador(a): Antonio Jose Teixeira Guerra.

2010

BARROS, Flavia Moraes Lins. Contribuição metodológica para análise local da vulnerabilidade costeira e riscos associados: estudo de caso da Região dos Lagos, Rio de Janeiro. Orientador(a): Dieter Muehe.

ARACRI, Luís Ângelo dos Santos. Sistemas de Produção Agrícola e meio Técnico-Científico-Informacional: A Difusão da Agricultura de Precisão e a Modernização do Espaço Agrário em Mato Grosso. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

MAXIMIANO, Liz Abad. Conexões Locais e Globais da Formação Acadêmica dos Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Orientador(a): Bertha Becker.

CASTRO, Cleber Marques. Águas do Rio de Janeiro: Da Metrópole com Riscos à Metrópole dos Riscos. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio

LAMEGO, Mariana Araujo. Práticas e Representações da Geografia Quantitativa no Brasil: A Formação de uma Caricatura. Orientador(a): Roberto Lobato.

NOVAES, André Reyes. Fronteiras Mapeadas: Geografia Imaginativa das Fronteiras Sul-Americanas na Cartografia da Imprensa Brasileira. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

2009

PAGANI, Yara Valverde. Áreas de Proteção Ambiental (APAs): a conservação em sistemas de paisagens protegidas. Análise da APA Petrópolis/RJ. Orientador(a): Antonio Guerra .

ARRUZZO, Roberta Carvalho. Construindo e desfazendo territórios: As relações territoriais entre os Paresi e os não-índios na segunda metade do século XX. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

LEAL, Paulo Jorge Vaitsman. Crescimento de redes de canais e pirataria de água subterrânea em vales de cabeceiras de drenagem: Modelagem numérica tridimensional. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RICHTER, Monika. Seleção e Modelagem, em ambiente  SIG, de  critérios  favoráveis  a conservação  dos  Ecossistemas  da  Planície  Costeira  –  Estudo   de  caso  Município  de  Bertioga/SP. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

MATTOS, Margarida Maria Carneiro Leão. As cidades mundiais do sul: Mumbai, São Paulo e Joanesburgo. Orientador(a): Claudio Egler

CIVALE, Leonardo. Pensamento Geográfico e Saber Médico: História, Ciência e Imigração no Brasil da Segunda Metade do Século XIX (1850-1903). Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

SILVA, João Luiz de Figueiredo. Gravando no Rio! A Indústria do Cinema e a Metrópole do Rio de Janeiro. Orientador(a): Frederic Monie.

MARQUES, Indira Cavalcante Rocha. TFA e Icomi: gênese do estado do Amapá. Orientador(a): Maria Celia Nunes Coelho.

SILVA, Gabriela da Costa. Zoneamento  Socioambiental: uma proposta metodológica para unidades de paisagem. Estudo de caso: a Bacia Hidrográfica da baixada de Jacarepaguá Orientador(a): Antonio Guerra.

CHIROL, Achilles D’Avila. Reabilitação funcional de clareiras associadas a deslizamentos em encostas íngremes sob a Floresta Atlântica – uma abordagem geo-hidroecológica. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SAMPAIO, Andrea Carmo. O controle dos lineamentos estruturais na evolução recente da baia de Sepetiba. Orientador(a): Josilda Moura.

FERNANDES, Fernando Lannes. Violência, medo e estigma: Efeitos sócio-espaciais da “atualização” do “mito da marginalidade” no Rio de Janeiro. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

2008

LEMOS, Linovaldo Miranda. O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL EM MUNICÍPIOS NOVOS RISCOS FLUMINENSES. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

CORRÊA, Douglas Corbari. CARTOGRAFIA HISTÓRICA DO RIO DE JANEIRO: RECONSTITUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO CENTRO DA CIDADE. Orientador(a): Paulo Menezes.

NEVES, Ronaldo José. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE ATLAS GEOGRÁFICOS MUNICIPAIS – ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE CÁCERES. Orientador(a): Carla Madureira Cruz

LIMA, Roberta Maria Batista de Figueiredo. AÇÕES DE RESISTÊNCIA DE FAMÍLIAS EXTRATIVISTAS NO MARANHÃO FACE AO USO INDUSTRIAL DE CARVÃO DE COCO BABAÇU POR USINAS DE FERRO GUSA. Orientador(a): Maria Celia Nunes Coelho.

DIAS, Rogério. O PATRIMÔNIO PAISAGÍSTICO DO SÍTIO ROBERTO BURLEMARX: UMA VISÃO GEOGRÁFICA. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

STEIMAN, Rebeca. ÁREAS PROTEGIDAS NAS ZONAS DE FRONTEIRA INTERNACIONAL DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

ABRANCHES JUNIOR, Nilton. GEOGRAFIA AGRÁRIA E AMBIENTE NO NORDESTE DO BRASIL.  Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

MARQUES, Miriam Aparecida. QUALIDADE DE VIDA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ-RJ: ANÁLISE POR GEOPROCESSAMENTO. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

FERREIRA, Maria da Glória Rocha. A DINÂMICA DA EXPANSÃO DA SOJA E AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO DE BALSAS-MA. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

SILVA, Marcelo Werner.  FORMAÇÃO DE TERRITÓRIOS FERROVIÁRIOS NO OESTE PAULISTA, 1868-1892. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

ISMAEL, Linda Soraya. CARTOGRAFIA COGNITIVA: UM INSTRUMENTO DE ESPACIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CARTOGRÁFICAS. Orientador(a): Paulo Menezes

NAME, Leonardo dos Passos Miranda. POR UMA GEOGRAFIA POP: PERSONAGENS GEOGRÁFICOS E A CONTRAPOSIÇÃO DE ESPAÇOS DE CINEMA. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio

DOURADO, Joseano Carvalho. ANÁLISE AMBIENTAL DA BACIA DO RIBEIRÃO SÃO JOÃO – TOCANTINS. Orientador (a): Antonio Guerra

DESTRI, Amauri Ribeiro. GEOPROCESSAMENTOEM APOIO DE INCLUSÃO GEOGRÁFICA: UMA APLICAÇÃO PARA O MUNICÍPIO DE ANGRA DOSREIS. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva

NATAL, Caroline Bezerra. AS FAZENDAS DE CAFÉ DO VALE DO PARAÍBA: UMA ANÁLISE SOBRE A “RESIGNIFICAÇÃO” DOS ESPAÇOS RURAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Ana Daou.

VIANA, Célia Regina Fernandes. A VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO GEOESPACIAL E A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: ATLAS PARA O MONITORAMENTO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO A ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS. Orientador(a): Paulo Menezes.

SANTOS, Claudio João Barreto. GEONÍMIA DO BRASIL: PADRONIZAÇÃO DOS NOMES GEOGRÁFICOS NUM ESTUDO DE CASO DOS MUNICÍPIOS FLUMINENSES. Orientador(a): Paulo Menezes.

MARCHIORO, Eberval. MODELAGEM HIDROSEDIMENTOLÓGICA NA BACIA DO CÓRREGO SANTA MARIA: SUBSÍDIOS À APLICAÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO DE ÁGUA E SOLO NO NOROESTE FLUMINENSE. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes.

MAGDALENO, Fabiano Soares. A TERRITORIALIDADE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS VÍNCULOS TERRITORIAIS DE COMPROMISSO DOS DEPUTADOS FLUMINENSES. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

SANTOS, Jorge Hamilton Souza. LENÇÓIS MARANHENSES ATUAIS E PRETÉRITOS: UM TRATAMENTO ESPACIAL. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva

LUMBRERAS, José Francisco. RELAÇÕES SOLO-PAISAGEM NO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: SUBSÍDIOS AO PLANEJAMENTO DE USO SUSTENTÁVEL EM ÁREAS DE RELEVO ACIDENTADO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes

SILVA, José Rogério Arruda. PROPOSIÇÃO DE PAISAGENS DA BACIA DO BEBERIBE-PE: CONTRIBUIÇÃO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL. Orientador(a): Mônica dos Santos Marçal

2007

BHERING, Silvio Barge. INFLUÊNCIA DO MANEJO DO SOLO E DA DINÂMICA DA ÁGUA NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DO TOMATE DE MESA: SUBSÍDIOS A SUSTENTABILIDADE AGRÍCOLA DO NOROESTE FLUMINENSE. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes

SILVA, Sávio Renato Bittencourt Soares. O DIREITO E O ESPAÇO URBANO PRODUZIDO INFORMALMENTE: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS JURÍDICOS E DE REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

PORDEUS, Ruy Batista. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL POR GEOPROCESSAMENTO DO PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU DIRIGIDO À PROTEÇÃO DE SEUS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E ESPELEOLÓGICOS. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva

CASARIN, Rosália. CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS VETORES DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DA BAICA HIDROGRÁFICA PARAGUAI/ DIAMANTINO. Orientador(a): Mauro Argento.

VALVERDE, Rodrigo Ramos Hospodar FelipeA TRANSFORMAÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO: A TENDÊNCIA À HETEROTOPIA NO LARGO DA CARIOCA. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

PEIXOTO, Ricardo Henrique Paes Barreto. EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA LUIS EDUARDO MAGALHÃES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO TOCANTINSOrientador(a): Antônio Paulo de Faria.

RODRIGUES, Rejane Cristina de Araújo. MODERNIZAÇÃO PORTUÁRIA E REDE LOGÍSTICA – O PORTO DE SEPETIBA/ITAGUAÍ COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO NO TERRITÓRIO FLUMINENSE. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

SANTOS FILHO, Raphael David dos. ANTROPOGEOMORFOLOGIA DA OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO EM PETRÓPOLIS (RJ): ANÁLISE AMBIENTAL URBANA. Orientador(a): Antonio Guerra.

STRAFORINI, Rafael. Tramas que brilham: sistema de circulação e a produção do território brasileiro no século XVIII. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

SILVA, Osvaldo Girão da.  ANÁLISE DOS PROCESSOS EROSIVOS EM ENCOSTAS NA ZONA SUDOESTE DA CIDADE DO RECIFE – PE. Orientador (a): Antonio Guerra.

ALBERNAZ, Maria Paula Gonçalves Lysandro de. AMBIVALÊNCIAS NO PATRIMÔNIO NATURAL URBANO: OS CASOS DO JARDIM BOTÂNICO E DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA SERRA DO MENDANHA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, RJ. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

LORINI, Maria Lúcia. ABORDAGEM HIERÁRQUICA E MULTIESCALAR PARA ANÁLISES DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA BIODIVERSIDADE: SISTEMAS QUATERNÁRIOS COSTEIROS DA MATA ATLÂNTICA, UM ESTUDO DE CASOOrientador(a): Irene Garay.

LIMA, Maria Helena Palmer. CIDADE-CAMPO, URBANO-RURAL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

BAHIANA, Luis Cavalcanti da Cunha. O USO DO GEOPROCESSAMENTO NA DEFINIÇÃO DE INDICADORESGEOREFERENCIADOS A AGREGADOS TERRITORIAIS SIGNIFICATIVOS NA REGIÃO DE JACAREPAGUÁ (RJ). Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

REIS, Luis Carlos Tosta dos. DESCENTRALIZAÇÃO E DESDOBRAMENTO DO NÚCLEO CENTRAL DE NEGÓCIOS NA CIDADE CAPITALISTA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CAMPO GRANDE E PRAIA DO CANTO-GRANDE VITÓRIA (ES). Orientador(a): Roberto Lobato.

BESSA, Kelly Cristine Fernandes de OliveiraCONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DA URBANIZAÇÃO EM ÁREAS DE CERRADO: A DINÂMICA URBANO-REGIONAL DE UBERABA E UBERLÂNDIA(MG). Orientador(a): Roberto Lobato.

LIMA, João Donizete. MUDANÇAS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIEDADE – TRIÂNGULO MINEIRO (MG). Orientador(a): Sandra Cunha.

JARDIM, Helder Lages. ESTUDO DA PERDA DE SOLO EM PARCELAS DE EROSÃO, SOB DIFERENTES CULTURAS E TÉCNICAS DE MANEJO E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes.

PERDIGÃO, Gustavo SoutoEXPLORANDO A CARTOGRAFIA NO UNIVERSO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA PERSPECTIVA GEOGRÁFICO-CULTURAL. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

TAVARES, Denise Cunha. UMA LEITURA ESPACIAL DA APROPRIAÇÃO DESIGUAL DAS RENDAS PETROLÍFERAS EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

GARCEZ, Danielle Sequeira. CARACTERIZAÇÃO DA PESCA ARTESANAL AUTÔNOMA EM DISTINTOS COMPARTIMENTOS FISIOGRÁFICOS E SUAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Dieter Muehe.

ALVES, Daniella Tancredo de Mato e Costa. ABORDAGEM SISTÊMICA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS – UMA ANÁLISE EM NÍVEL MORFOLÓGICO APLICADA A BACIA DE SEPETIBA-RJ. Orientador(a): Mauro Argento.

NACIF, Cristina Lontra. LEGISLAÇÃO URBANA, POLÍTICA, CONFLITOS E IMPLICAÇÕES ESPACIAIS NO RIO DE JANEIRO (1993-2004). Orientador(a): Ana Maria Lima Daou.

REIS, Claudio Henrique. CARACTERIZAÇÃO ESPACIAL DA TERRA EM ÁREAS DE MANGUEZAIS UTILIZANDO DIFERENTES SISTEMAS ORBITAIS – UM CASO APLICADO AOS MANGUEZAIS DA APA-GUAPEMIRIM. Orientador(a): Mauro Argento.

VIEIRA, Bianca Carvalho. PREVISÃO DE ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS RASOS NA SERRA DO MAR, (SP), A PARTIR DE MODELOS MATEMÁTICOS EM BASES FÍSICAS. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes.

ALBUQUERQUE, Adoréa Rebello da Cunha. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS GEOAMBIENTAIS PARA REABILITAR ÁREAS DEGRADADAS NA BASE GEÓLOGO PEDRO DE MORA: BACIA DO RIO URUCU (COARI-AM). Orientador(a): Antonio Guerra.

2006

LEITE, Adriana Filgueira. VARIAÇÕES HIDROGEOQUÍMICAS NOS COMPARTIMENTOS MONTANHOSO E COLINOSO DA BACIA DO RIO BANANAL (SP): SUBSÍDIOS À COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE INTEMPERISMO.  Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

MELO, Adriany de Ávila. ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR: APLICAÇÃO ANALÓGICA E DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Orientador(a): Paulo Menezes.

ARAÚJO, Ana Paula Correia de. PANTANAL, UM ESPAÇO EM TRANSFORMAÇÃO. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

CAMPOS, Andrelino de Oliveira. O PLANEJAMENTO URBANO E A “INVISIBILIDADE“ DOS AFRODESCENDENTES: DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, INTERVENÇÃO ESTATAL, SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

SAMPAIO, Antonio Carlos Freire. A CARTOGRAFIA NO ENSINO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR VIGENTE NO PAÍS. PROPOSTA NA FORMAÇÃO, PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O FUTURO PROFESSOR. Orientador(a): Paulo Menezes.

FILHO, Antonio Rosestolato. ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA APLICADA AO SANEAMENTO BÁSICO, NO PERÍMETRO URBANO DE CÁCERES – MATO GROSSO. Orientador(a): Antonio Guerra.

FORTUNA, Denizart da Silva. CIRCULAÇÃO E TERRITORIALIDADE ECONÔMICA: A (RE) ORDENAÇÃO DO TERRITORIAL NO EIXO MÉDIO MATOGROSSENSE DA RODOVIA FEDERAL 163 (CUIABÁ-SANTARÉM). Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

PEIXINHO, Dimas Moraes. A DINÂMICA SÓCIO -ESPACIAL DO MODELO TÉCNICO-PRODUTIVO DA SOJICULTURA NO CERRADO E A FORMAÇÃO DE CENTROS DINÂMICOS: O CASO DE RONDONÓPOLIS (MT) E RIO VERDE (GO). Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

BATISTA, Ivone Lopes. REDES PRODUTIVAS E NOVAS TERRITORIALIDADES NO SUL FLUMINENSE. Orientador(a): Claudio Egler.

COSTA, Vivian Castilho da. .PROPOSTA DE MANEJO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE TRILHAS ECOTURÍSTICAS: UM ESTUDO NO MACIÇO DA PEDRA BRANCA – MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (RJ). Orientador(a): Josilda Moura.

SALOMON, Vânia Maria. SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO BÁSICO DA GEOGRAFIA: DEFININDO NOVAS ESTRATÉGIAS. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

NEVES, Sandra Mara Alves da Silva. MODELAGEM DE UM BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS DO PANTANAL DE CÁCERES – MT – ESTUDO APLICADO AO TURISMO. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

TRANCOSO, Roberto Arnaldo. MODELAGEM DE PREVISÃO DE MOVIMENTOS DE MASSA A PARTIR DA COMBINAÇÃO DE MODELOS DE ESCORREGAMENTOS E CORRIDAS DE MASSA. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes.

BARROS, Rafael Silva de. AVALIAÇÃO DA ALTIMETRIA DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO OBTIDOS A PARTIR DE SENSORES ORBITAIS. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

AVELINO, Patricia Helena Mirandola. ANÁLISE  GEO-AMBIENTAL MULTITEMPORAL PARA FINS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UM EXEMPLO APLICADO À  BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CABAÇAL, MATO GROSSO – BRASIL. Orientador(a): Mauro Argento.

SANTOS, Odete Cardoso De Oliveira.ANÁLISE DO USO DO SOLO E DOS RECURSOS HÍDRICOS NA MICROBACIA DO IGARAPÉ APEÚ – NORDESTE DO ESTADO DO PARÁ. Orientador(a): Antonio Guerra.

RABHA, Nina Maria de Carvalho Elias. O CENTRO DO RIO: PERDAS E GANHOS NA HISTÓRIA CARIOCA. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.           

SILVA, Rita De Cássia Alcantara Domingues da. ASPECTOS INSTITUCIONAIS DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: O CASO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio

ZAIDAN, Ricardo Tavares. RISCO DE ESCORREGAMENTO NUMA BACIA DE DRENAGEM URBANA NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA – MG. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes

ARAÚJO, Lílian Alves de. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NOS RIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Sandra Cunha.

2005

SILVA, Valdenildo Pedro da. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITES EM QUESTÃO. Orientador(a): Claudio Egler

MONTEZUMA, Rita De Cassia Martins. PRODUÇÃO E REABILITAÇÃO FUNCIONAL DO PISO FLORESTAL EM CLAREIRA DE DESLIZAMENTO: PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RIBEIRO, Rafael Winter. A INVENÇÃO DA DIVERSIDADE: CONSTRUÇÃO DO ESTADO E DIVERSIFICAÇÃO TERRITORIAL NO BRASIL (1889-1930). Orientador(a): Iná Elias de Castro.

PEITER, Paulo César. A GEOGRAFIA DA SAÚDE NA FAIXA DE FRONTEIRA CONTINENTAL DO BRASIL NA PASSAGEM DO MILÊNIO. Orientador(a): Lia Osório Machado.

LEÃO, Otávio Miguez da Rocha. EVOLUÇÃO REGRESSIVA DA REDE DE CANAIS POR FLUXOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA EM CABECEIRAS DE DRENAGEM: BASES METODOLÓGICAS PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS COM CONTROLE DE EROSÃO. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

GUIMARÃES, Marlene Maria Moreira. TÉCNICA E REESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO E DO ESPAÇO NAS ÁREAS DE EXPANSÃO DA AGRICULTURA MODERNA NA BR-163 – MT. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CRUZ, Maria Clara da.. DINÂMICA TERRITORIAL E TENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA: O CASO DA ILHA DO BANANAL E DO SEU ENTORNO NO ESTADO DO TOCANTINS. Orientador(a): Bertha Becker.

SCHWENK, Lunalva Moura. A RETRAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL MEDIANTE O AVANÇO DO CULTIVO DA SOJA, EM ÁREAS DE INFLUÊNCIA DOS EIXOS DE INTEGRAÇÃO E  DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DE MATO GROSSO – UMA ANÁLISE ESPACIAL. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

MAIA, Luiz Francisco Pires Guimarães. CENARIZAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS IMPACTOS NA QUALIDADE DO AR NA BACIA AÉREA III, DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO, PELO AUMENTO DE DEMANDA OPERACIONAL DO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO/GALEÃO – ANTONIO CARLOS JOBIM. Orientador(a): Josilda Moura.

SEABRA, Lilia Dos Santos. MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DO TURISMO DESEJÁVEL – UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA OS ESTUDOS DE CAPACIDADE DE SUPORTE TURÍSTICO NO SANA – MACAÉ – RJ / LILIA DOS SANTOS SEABRA. RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Sandra Cunha.

SANTOS, Carlos Alberto dos. INTEGRAÇÃO DE DADOS SÓCIO-AMBIENTAIS POR INDICADORES ASSOCIADOS A LIMITES POLÍTICOS MUNICIPAIS. Orientador(a): Mauro Argento.

SILVA, Augusto Cesar Pinheiro da. EM BUSCA DO RURAL MODERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: PROJETOS, ESTRATÉGIAS E GESTÃO DO TERRITÓRIO, EXEMPLIFICADOS NO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE.  Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

BARRETO, Alice Maria. SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE COBERTURA E USO DA TERRA: UMA ABORDAGEM EM MÚLTIPLOS NÍVEISOrientador(a): Mauro Argento.

FIGUEIRÓ, Adriano Severo. MUDANÇAS AMBIENTAIS NA INTERFACE FLORESTA CIDADE E PROPAGAÇÃO DE EFEITO DE BORDA NO MACIÇO DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

2004

FERNANDES, Manoel do Couto. DESENVOLVIMENTO DE ROTINA DE OBTENÇÃO DE OBSERVAÇÕES EM SUPERFÍCIE REAL: UMA APLICAÇÃO EM ANÁLISES GEOECOLÓGICAS. Orientador (a): Paulo Menezes.

HUAMANTINCO ARAUJO, Alicia Alejandrina . O PERU NA ECONOMIA-MUNDO E SEU REBATIMENTO SÓCIO-ESPACIAL NA REGIÃO ANDINA – OS EXEMPLOS DOS VALES COLCA E COTAHUASI. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

ALEMÃO, Ana Valéria Freire. INFLUÊNCIA DO MANEJO NA HIDROLOGIA DE SOLOS AGRÍCOLAS EM AMBIENTE SERRANO: PATY DO ALFERES –RJ. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes.

CORRÊA, Aureanice De Mello. IRMANDADE DA BOA MORTE COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA: DE CULTURA ALTERNATIVA À INSERÇÃO GLOBAL. Orientador(a): Scott Hoefle.

MACIEL, Caio Augusto Amorim. METONÍMIAS GEOGRÁFICAS: IMAGINAÇÃO E RETÓRICA DA PAISAGEM DO SEMI-ÁRIDO PERNAMBUCANO. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

SALGADO, Carla Maciel. A INFLUÊNCIA DA EROSÃO LINEAR NA DINÂMICA EVOLUTIVA DE BACIAS DE DRENAGEM – PATY DO ALFERES (RJ). Orientador(a): Josilda Moura.

LIMA E SILVA, Cecilia Bueno Moacyr de. BASES CONCEITUAIS DE CORREDORES ECOLÓGICOS E PROPOSTA METODOLÓGICA: EVOLUÇÕES NA CONSERVAÇÃO DE BIODIVERSIDADE. Orientador(a): Antonio Guerra.

SOUZA, Célia Alves de. DINÂMICA DO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ENTRE A CIDADE DE CÁCERES E A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA ILHA DE TAIAMÃ-MT. Orientador(a): Sandra Cunha.

MORAIS, David Pereira de. SUBSÍDIOS PARA UMA GEOGRAFIA DO RISCO: O RISCO SOB A PERSPECTIVA DA SEGURANÇA PÚBLICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza

LEITÃO, Gerônimo Emilio Almeida. DOS BARRACOS DE MADEIRA AOS PRÉDIOS DE QUITINETES: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA MORADIA NA FAVELA DA ROCINHA, AO LONGO DE CINQÜENTA ANOS. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

SILVA, Giovannini Luigi Da Silva. A FORMAÇÃO DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS PARA A CONSERVAÇÃO DE REMANESCENTES FLORESTAIS DA MATA ATLÂNTICA NA REGIÃO DAS BAIXADAS LITORÂNEAS/RJ – A APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

OLIVEIRA, Isabel Cristina Eiras de. JOGANDO COM A COMPLEXA SUSTENTABILIDADE URBANA NA AMAZÔNIA. Orientador(a): Bertha Becker.

MONTEIRO, Jorge Luiz Gomes. MUDANÇAS ESPACIAIS INDUZIDAS PELO PROGRESSO TÉCNICO: A REALIDADE DA AGRICULTURA MATOGROSSENSE. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

COLLARES, José Enilcio Rocha. POLÍTICA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NA ESCALA LOCAL. Orientador(a): Bertha Becker.

FRANCISCO FILHO, Lauro Luiz. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA VIOLÊNCIA EM CAMPINAS: UMA ANÁLISE POR GEOPROCESSAMENTO. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

GAMA, Lilia Levin Medeiros Ferreira da. AVALIAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE VALORAÇÃO DA QUALIDADE VISUAL DA PAISAGEM NO PLANEJAMENTO TERRITORIAL. Orientador(a): Dieter Muehe.

BARROSO, Lisia Vanacôr. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE LIDERANÇAS DA REGIÃO LAGUNAR DO LESTE FLUMINENSE APOIADA EM MONITORIAS AMBIENTAIS POR GEOPROCESSAMENTO. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

Fonseca, Maria Aparecida Pontes. POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇO E TURISMO. UMA ANÁLISE SOBRE A INCIDÊNCIA ESPACIAL DO ‘PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO RIO GRANDE DO NORTE. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

O’NEILL, Maria Monica Vieira Caetano. AS BASES TERRITORIAIS INSTITUCIONAIS: NOVAS CONFIGURAÇÕES NO ESPAÇO NORDESTINO. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

BARROS, Regina Cohen. AGRICULTURA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: A QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS FORMADORES DA BACIA DO RIO GRANDE – NOVA FRIBURGO/RJ. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho

FREITAS, Simone Rodrigues de. MODELAGEM DE DADOS ESPECTRAIS NA ANÁLISE DE PADRÕES DE FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL NA BACIA DO RIO GUAPIAÇÚ (RJ). Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

SILVA, Vicente Paulo Da. EFEITOS SÓCIO-ESPACIAIS DE GRANDES PROJETOS EM NOVA PONTE – MG: REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO  URBANO E RECONSTRUÇÃO DA VIDA COTIDIANA. Orientador(a): Ana Maria Lima Daou

RIBEIRO FILHO, Vitor.A CONFIGURAÇÃO DA ÁREA CENTRAL DE MANAUS E SUA DINÂMICA RECENTE. Orientador(a): Roberto Lobato.

PINTO, Vicente Paulo Dos Santos. ALTERNATIVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA  BRASILEIRA: A GESTÃO CABLOCA NAS VÁRZEAS DE SILVES-AM. Orientador(a): Bertha Becker.

2003

DEUS, José Antonio Souza de. Territorialidade e cultura dos povos indígenas (Áreas Norte-Amazônica e Juruá-Purus). Orientador(a): Bertha Becker.

MELLO FILHO, José Américo de. Qualidade de Vida na Região da Tijuca, RJ, por Geoprocessamento. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

CAMPOS, Hernani Loebler. Processo Histórico de Gestão na Bacia Hidrográfica do Rio Beberibe (Pe): Uma Retrospectiva. Orientador(a): Sandra Cunha.

FERNANDEZ, Guilherme Borges. Morfologia e dinâmica do sistema praia, duna frontal e antepraia em ambiente de alta energia: Praia da Massambaba, litoral do Rio de Janeiro, Brasil. Orientador(a): Dieter Muehe.

LUIZ, Edna Lindaura. Influência da dinâmica hidrológica e das características das formações superficiais nos mecanismos de ruptura de encostas com rochas granitóides de áreas subtropicais – São Francisco de Alcântara. Orientador(a): Nelson Ferreira Fernandes

ROCHA, Cézar Henrique Barra. Geoprocessamento aplicado á análise de redes com uso de estruturas raster: Estudo de caso na zona da Mata-MG. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

FONSECA, Antonio Ângelo Martins da. Descentralização e estratégias institucionais dos municípios para a captação de recursos: um estudo comparativo entre Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista/Bahia: 1997/2003. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

BARBOZA, Aldemir Dantas. A questão ambiental na agricultura através de um estudo integrado dos ecossistemas e dos agrossistemas no agreste da Paraíba. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho

GALVÃO, Josias de Castro. Água, a redenção pra o nordeste: Discurso das elites políticas cearenses e paraibanas sobre obras hídricas redentoras e as práticas voltadas ao setor hídrico. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

FREITAS, Marcelo Motta de. Funcionalidade Hidrológica dos cultivos de banana e territorialidades na paisagem do Parque Municipal de Grumari-Maciço da Pedra Branca – RJ. Orientador(a): Antonio Guerra.

FIGUEIREDO, Marcos. Análise dos Processos Erosivos Associados ao Escoamento Superficial concentrado na  Microbacia do córrego Jaberão, área da seção de construção do Gasoduto BOLÍVIA/BRASIL – Município de Cáceres – MT. Orientador(a): Antonio Guerra.

SILVA, Maria Lais Pereira da. Percursos, significativos e permanência das favelas cariocas (1930-1964). Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

BRANCO, Maria Luisa Gomes Castello. Espaços urbanos – uma proposta para o Brasil. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

NOGUEIRA, Marly. Sete Lagoas: A dinâmica funcional de um lugar na rede urbana de Minas Gerais. Orientador(a): Roberto Lobato.

WATRIN, Orlando dos Santos. Dinâmica da paisagem em projetos de assentamentos rurais no Sudeste Paraense utilizando geotecnologias. Orientador(a): Carla Madureira Cruz.

SILVA, Pedro Paulo de Lima. Sistema holístico de avaliação de impactos ambientais de projetos industriais. Orientador(a): Antonio Guerra.

VICENS, Raul Sanchez.Abordagem geoecológica aplicada `as bacias fluviais de tabuleiros costeiros no Norte de Espirito Santo: uma contribuição para avaliação e gestão de recursos hídricos. Orientador(a): Jorge Marques.

LEDA, Renato Leone Miranda. Políticas públicas e territorialização do desenvolvimento turístico da Bahia: o caso da Chapada Diamantina. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

MEDEIROS, Rodrigo Jesus de. A proteção da natureza: das estratégias internacionais e nacionais às demandas locais. Orientador(a): Bertha Becker.

MELO, Vera Lúcia Mayrinck de Oliveira. A paisagem do Rio Capiberibe: Um recorte de significados e representações. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

2002

SELVA, Vanice Santiago Fragoso. Mudanças na Pequena Produção e a Reconstrução do Espaço em Tacaratupe. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho

VEIGA, Teresa Cristina. Um estudo de Geoplanejamento em Macaé-RJ.  Contribuição de Geoprocessamento como ferramenta de suporte à decisão, na definição de áreas potencialmente viáveis ao desenvolvimento de atividades turísticas. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

GAMA, Sonia Vidal Gomes da. Contribuição metodológica ‘a gestão ambiental integrada de unidades de conservação – O caso do Maciço Gericinó-Mendanha na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Orientador(a): Josilda Moura.

ALONSO, Sergio Fernandes. Mutações nas Relações Trabalho/ Espaço na Região do ABC Paulista. Egler Rosemere Santos Maia  Shopping Center – o afrouxamento da promessa de assepsia  e o lugar da pobreza nos tempos de consumo das cidades contemporâneas. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

ALVES, Orane Falcão de Souza.. Geoecologia das Comunidades Bentônicas Infralitorais da Baía de Todos os Santos (BA, Brasil), Diversidade Biótica e Sedimentológica. Orientador(a): Dieter Muehe.

COSTA, Nadja Maria Castilho da. Análise do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)) por Geoprocessamento: Uma Contribuição ao seu Plano de Manejo. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

MENEZES, Maria Lucia Pires de. Atalaias da nação: Cidades e ação missionária na borda do Amazônia. Orientador(a): Bertha Becker.

PINTO, Maria Ligia Cassol. Processos Geomorfológicos Atuais e a Sustentabilidade da Paisagem Agrícola no Noroeste Gaúcho: Proposta de Análise em Bacia Hidrográfica. Orientador(a): Jorge Marques.

FERREIRA, Luiz Felipe. O lugar do carnaval: espaço e poder na festa carnavalesca no Rio de Janeiro, Paris e Nice (1850-1930). Orientador(a): Scott Hoefle.

ANDRADE, Luciana da Silva. Espaço público e favelas: Análise da dimensão pública dos espaços coletivos não-edificados da Rocinha. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

SILVA, Joseli Maria. A Verticalização de Guarapuava (PR) e suas Representações Sociais. Orientador(a): Roberto Lobato.

CHIARELLA, José Américo Roberto. Quinhões. Integração Regional para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul-Americana. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

BORGES, Celia Alves.   Evolução Espacial e Alterações Ambientais Provocadas pelos Garimpos de Ouro em Peixoto Azevedo/Matupá(MT). Orientador(a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

SILVA, Catia Antonia. Qualificação Profissional na Construção do Brasil Urbano Moderno: Secularização e Sociedade, Modernização e Espaço. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

MAIA, Carlos Eduardo Santos. Enlaces Geográficos de um Mundo Festivo – Pirenópolis: A tradição Cavalheiresca e sua Rede Organizacional. Orientador(a): Roberto Lobato.

PEIXOTO, Maria Naíse de Oliveira. Evolução do relevo, coberturas sedimentares e formação de solos em superfícies geomorfológicas – Médio Vale do Rio Paraíba do Sul (SP/RJ). Orientador(a): Josilda Moura.

AGAREZ, Fernando Vieira. Contribuições para gestão de fragmentos florestais com vista à conservação da biodiversidade em floresta atlântica de tabuleiros. Orientador(a): Irene Garay.

2001

FERNANDES, Nelson da Nóbrega. Festas, cultura popular e identidade nacional.  As escolas de samba do Rio de Janeiro (1928-1949). Orientador(a): Iná Elias de Castro.

CASTRO, João Wagner de Alencar. Geomorfologia do Sistema Sedimentar Eólico de Paracuru-Ceará. Orientador(a): Dieter Muehe.

AJARA, Cesar. Brasil, Espaços Incluídos e Espaços Excluídos na Dinâmica da Geração de Riqueza. Orientador(a): Bertha Becker.

KINDEL, Andrea. A Fragmentação Real: Heterogeneidade de Remanescentes Florestais e Valor Indicador das Formas de Húmus. Orientador(a): Irene Garay.

DOMINGUES, Marcelo Vinicius de la Rocha. Logística e transporte marítimo internacional: impactos sobre o sistema portuário brasileiro. Orientador(a): Claudio Egler

2000

COSTA, Ademir Araújo. A verticalização e as transformações do Espaço urbano de Natal-RN. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza

SILVA, Anelino Francisco. Zoneamento Ecológico Econômico como Instrumento de Gestão do Território: o Caso do Estuário do Curimataú/Cunhau (RN). Orientador(a): Claudio Egler.

FONTER, Angela Maria Mesquita. Território e Estratégia de Desenvolvimento: as Políticas Municipais de Geração de Emprego, Trabalho e Renda. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CRUZ, Carla Bernadete Madureira. As bases operacionais para a modelagem e implementação de um banco de dados geográficos – um exemplo aplicado à bacia de Campos. Orientador(a): Mauro Argento.

RIZZINI, Cecilia Maria. Diversidade Funcional do Estrato Arbóreo como Indicador do Status da Biodiversidade em Floresta Atlântica de Tabuleiros – Linhares-ES. Orientador(a): Irene Garay.

TEIXEIRA, Christina Thereza Bassani. Diatomáceas como Bioindicadores Ecológicos e Paleocológicas nas Lagunas do Padre e Araruama, RJ – Brasil. Orientador(a): Dieter Muehe.

MELLO, João Baptista Ferreira de Mello. Dos Espaços da Escuridão aos Lugares de Extrema Luminosidade – O Universo da Estrela Marlene como Palco e Documento para Construção de Conceitos Geográficos. Orientador(a): Roberto Lobato.

FELIPE, José Lacerda Alves. Memória e Imaginário Político na (re)Invenção do Lugar.  Os Rosados e o “País de Mossoró”. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

KOUAKOU, N’dri Remi. Análise Territorial por Geoprocessamento da Côte D’ Ivoire. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

DORNELLES, Liane Maria Azevedo. Monitoramento de metais pesados na Baía de Sepetiba-RJ – Brasil, com base em Geoprocessamento. Orientador(a): Mauro Argento.

ADORNO, Lucio Flavio Marini.. Gestão Competitiva, Estratégia Regional e o Tocantins. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CALHEIROS,, Silvana Quintella Cavalcanti. Turismo Versus Agricultura no Litoral Meridional Alagoano. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

ERTHAL, Rui. A dispersão dos imigrantes suiços e alemães da área colonial de Nova Friburgo – Uma abordagem geográfica. Orientador(a): Roberto Lobato.

ALMEIDA, Roberto Schmidt de. A Geografia e os Geógrafos do IBGE no Período 1938-1998. Orientador(a): Lia Osorio Machado

ROSAS, Reiner Olíbano. Zoneamento Ambiental em Base Geo-Hidroecológica: Relação entre Escala e Meios Operacionais. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

GUSMÃO, Paulo Peireira. Gestão de riscos ambientais na região do médio Paraíba (RJ). Orientador(a): Claudio Egler

MARÇAL, Mônica dos Santos. Suscetibilidade à erosão dos solos no alto curso da bacia do rio Açailândia. Orientador(a): Antonio Guerra.

GUERRA, Marco Antonio JardimA influência do emissário submarino na zona costeira da cidade do Rio de Janeiro: o caso das praias de Ipanema, Arpoador e Leblon. Orientador(a): Mauro Argento.

1999

SANTOS, Carlos. A Territorialidade na Colonização em Rondônia. Orientador(a): Lia Osorio Machado

CAMPOS, Heleniza Avila Campos. Permanência e Mudanças no Quadro de Requalificação Sócio-Espacial da Área Central do Recife (PE): Estudo Sobre Territorialidades Urbanas em Dois Setores “Revitalizados”. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza

SILVA, Luís Fernando da. A Metodologia da Disseminação Geográfica e os Metadados. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

RAMALHO, Maria Francisca de Jesus Lirio. Evolução dos Processos Erosivos em Solos Arenosos Entre Municípios de Natal e Parnamirim – RN. Orientador(a): Antonio Guerra.

TAVARES, Maria Goretti da Costa. Dinâmica Espacial da Rede de Distribuição de Energia Elétrica no Estado do Pará (1960-1996). Orientador(a): Lia Osorio Machado

CASTRO, Murilo Cardoso de. Sig-Sistema de Informação Geográfica ou Sig Sintetizador de Ilusões Geográficas Desconstruindo uma Formação Discursiva. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes

CÔRREA, Roberto Lobato Azevedo. Trajetórias Geográficas: Cinco TemasOrientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. O rastro do Homem na Floresta: Sustentabilidade e Funcionalidade da Mata Atlântica sob Manejo Caiçara. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

1998

FIGUEIREDO, Adma Haman.  A Divisão da Floresta: uma (Re) Interpretação do Mapa Político da Amazônia Brasileira. Orientador(a): Bertha Becker.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Nos Varadouros do Mundo da Territorialidade Seringueira. Orientador(a): Lia Osorio Machado

PENHA, Eli Alves. Relações Brasil – África e Geopolítica do Atlântico Sul. Orientador(a): Bertha Becker.

MARAFON, Glaucio José Marafon. A Dimensão Espacial do Complexo Agroindustrial da Soja no Rio Grande do Sul. Orientador(a): Leila Duarte Dias

EVANGELISTA, Hélio de Araújo. A Fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro Segundo uma Perspectiva de Análise Geográfica. Orientador(a): Claudio Egler.

COUTO, José Luiz Viana do. Uma Análise Comparativa de Indicadores de Qualidade de Água na Baía de Sepetiba – RJ: Índice de Integridade Biótica e Indicador Baseado em Geoprocessamento. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

MAYR, Leticia Maria. Avaliação Ambiental da Baía de Guanabara com o Suporte de Geoprocessamento. Orientador(a): Mauro Argento.

MARTINS, Luciana de Lima. Paisagens Brasileiras, Olhos Britânicos. Rio de Janeiro dos Viajantes 1800/1850. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos. A Complexidade da Rede Urbana Amazônica: Três Dimensões de Análise. Orientador(a): Roberto Lobato.

1997

ALBAGLI, Sarita. Dimensão Geopolítica da Biodiversidade. Orientador(a): Bertha Becker.

SIMÕES, Margareth Gonçalves. Análise Integrativa do Ambiente através de Geoprocessamento – uma Proposta Metodológica para Elaboração de Zoneamentos. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

ALMEIDA, Flávio Gomes de. A Estrutura Fundiária como uma Variável da Erosão dos Solos – Sorriso (MT). Orientador(a): Antonio Guerra.

AMADOR, Elmo da Silva. Baía de Guanabara e Ecossistemas Periféricos: Homem e Natureza. Orientador(a): Antonio Guerra.

SILVA, Carlos Alberto Franco.  Dinâmica Espacial do Capital Bancário, Difusão, Integração e Crise: um Estudo de Caso do Banco Nacional S/A. Orientador(a): Roberto Lobato.

1996

SAITO, Carlos Hiroo. Contribuição Metodológica para Planejamento Urbano nos Municípios de Pequeno e Médio Porte através de SGI e Banco de Dados Relacional. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

FARIA, Antônio Paulo. Dinâmica e Fragilidade das Bacias Fluviais de Primeira Ordem. Orientador(a): Jorge Soares Marques.

Dissertações de Mestrado

2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011 | 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004 | 2003 | 2002 | 2001 | 2000 | 1999 | 1998 | 1997 | 1996 | 1995 | 1994 | 1993 | 1992 | 1991 | 1990 | 1989 | 1988 | 1987 | 1986 | 1985 | 1984 | 1983 | 1982 | 1981 | 1980 | 1979 | 1978 | 1977 | 1976 | 1975

2015

SOUSA, Raquel Gomes. Cinemas no Rio de Janeiro: Trajetória e Recorte Espacial.  Orientador(a): Roberto Lobato.

GONÇALVES, Luciano de Lima. Estruturação, Análise e Representação de Informações Geográficas na Zona de Fronteira. Orientadora: Lia Osorio Machado.

OLIVEIRA, Camilla da Rocha. Áreas protegidas, territorialidade indígena e conflitos socioambientais na zona de fronteira Brasil-Peru. Orientadora: Lia Osorio Machado.

PEREIRA, Leonardo dos Santos. Análises físico-químicas de solos com distintas coberturas vegetais e processos hidroerosivos em área degradada na bacia do rio Maranduba-Ubatuba, São Paulo.  Orientador(a): Antonio Guerra.

COCCARO, Sue Ellen. MEDIDAS DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA EM REDES ONLINE: REFLEXOS NO ESPAÇO PÚBLICO A PARTIR DOS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013. Orientador: Paulo Cesar da Costa Gomes.

LIMA, Pedro Henrique Muniz. O índice de eficiência de drenagem como subsídio à análise espacial de áreas suscetíveis à ocorrência de movimentos de massa. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

SILVA, Wallace Marcelino. A importância do conhecimento local para a gestão ambiental no Parque Estadual dos Três Picos – RJ (PETP). Orientador(a): Scott Hoefle.

ALVES, Felipe da Silva. Avaliação da gestão de áreas protegidas a partir do método RAPPAM: o caso do Parque Estadual da Pedra Branca. Orientador(a): Josilda Moura

SILVA, Emilia Jomalinis de Medeiros Silva. Um celeiro para o capital: tradings e territorialização na BR 163 Mato Grossense. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

RUBIM, Igor Brum. Mapeamento da cobertura vegetal e uso do solo de assentamento da reforma agrária: uma proposta metodológica.. Orientador: Rafael Silva de Barros.

POCIDONIO, Eluan Alan Lemos. Inventário de geomorfossítios e sítios de geodiversidade do município de Angra dos Reis (RJ) – um novo olhar para a atividade turística. Orientador(a): Telma Mendes da Silva.

GUIMARÃES, Arthur Almeida da Silva. O turismo no espaço rural da região das Agulhas Negras: Os casos do Parque Nacional do Itatiaia e da área de Visconde de Mauá. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

NEVES, Sara Regina de Araújo. Análise prognóstica de processos erosivos na bacia hidrográfica do rio Mateus Nunes (Paraty, RJ). Orientador: Antonio Guerra.

GUIMARÃES, Bruno Costa. Rio de Janeiro na era Vargas: O efeito da capitalidade pelas páginas do Última Hora. Orientador(a): Rafael Winter Ribeiro.

BARBOSA, Leonardo da Silva. Avaliação de modelos digitais de terreno gerados por escaneamento a ‘laser’ (LIDAR) no maciço da Tijuca (RJ). Orientador(a): André de Souza Avelar.

SOUZA, Ana Carolina Cardoso Carracena de. Cooperativas habitacionais autogestionadas: potenciais, limites e distorções – uma reflexão a partir da Cooperativa Habitacional e Mista Esperança. Orientador: Marcelo Lopes de Souza.

DUARTE, Nathalia Silva. Conectividade no sistema de drenagem do rio Sana, afluente do rio Macaé (RJ). Orientador(a): Mônica dos Santos Marçal.

GRAÇA, Alan José Salomão. CARTOGRAFIA TURÍSTICA: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES DAS INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Orientador(a): Paulo Menezes.

SESSA, Juliana Cabral. Terraços Fluviais no Vale do Rio Macaé (RJ). Descrição Estratigráfica e datação LOE. Orientador(a): Mônica dos Santos Marçal.

2014

CASTELLÓN, Natalia Andrea Urbina. REDES E TERRITÓRIOS NA FAVELA SANTA MARTA: ABORDAGENS DA COMUNICAÇÃO POPULAR. Orientador(a): William Ribeiro da Silva.

FARIAS, Luiz Antônio Chaves. INTERAÇÕES ESPACIAIS NA REDE URBANA FLUMINENSE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS DESLOCAMENTOS PENDULARES DE POPULAÇÃO EM 2000 E 2010. Orientador (a): Olga Becker.

POSE, Florinda de Souza Torreira. NOVA ESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO NORTE FLUMINENSE E DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL. Orientador (a): Júlia Adão Bernardes.

RANGEL, Luana de Almeida. O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE TRILHAS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CAIRUÇU – PARATY- RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Antonio Guerra.

FONTENELLE, Déborah da Costa. QUILOMBOS, ABOLICIONISMO E A CIDADE: POLÍTICA E SIMBOLISMO NA INSERÇÃO DO QUILOMBO DO LEBLON NA DINÂMICA URBANA DO RIO DE JANEIRO DO FINAL DO SÉCULO XIX. Orientador (a): Lia Osorio Machado.

DIONISIO, Pamela Márcia Ferreira. MAPAS MENTAIS E A REPRESENTAÇÃO DO LUGAR: UM OLHAR SOBRE O BAIRRO DA TIJUCA. Orientador (a): Paulo Menezes.

CESARIO, Fernando Vieira. DINÂMICA DA MATÉRIA ORGÂNICA DE DOIS SISTEMAS FLORESTAIS EM GRADIENTE DE CLIMA NA PAISAGEM DA MATA ATLÂNTICA. Orientador(a): André de Souza Avelar.

PINTO, Christiane Stefany Brazão. MODELAGEM DA RESPOSTA HIDROLÓGICA ÀS MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA, BACIA DO BARRO BRANCO/SÃO JOSÉ DE UBÁ-RJ. Orientador(a): Nelson Fernandes.

SILVA, Jardel Sandy da. PARATY COMO PATRIMÔNIO: A CONSTRUÇÃO DE UM VALOR. Orientador(a): Rafael Winter.

BRITO, Mariana Vieira de. DA DIVERSIDADE À UNIDADE: A CONSTRUÇÃO DO NACIONAL ATRAVÉS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL. Orientador (a): Rafael Winter.

SILVA, Paula Azevedo da. UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO CONTEXTO FEDERATIVO BRASILEIRO: A GESTÃO DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. Orientador(a): Rafael Winter.

JUWER, Vinicius Ventura e Silva. A GEOGRAFIA ELEITORAL DOS GRUPOS CRIMINOSOS TERRITORIALIZADOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – 2000 A 2012. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

SILVA, Washington Drummond. REPRESENTAÇÃO ESPACIAL NOS VIDEOGAMES EXPLORANDO O CASO SIMCITY 4. Orientador(a): Paulo César da Costa Gomes.

OSCAR JR., Antônio Carlos da Silva. Ordenamento Territorial e Riscos Ambientais de Natureza Atmosférica no Município de Duque de Caxias. Orientador(a): Paulo Gusmão.

FERREIRA, Taís de Santana. O PAPEL DO ARRANJO ESPACIAL DO ENSINO SUPERIOR NA REDEFINIÇÃO DA CENTRALIDADE URBANA DE SÃO GONÇALO- RJ. Orientador(a): William Ribeiro da Silva.

COSTA, Romulo  de Oliveira. AS INTERPRETAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO MEMORIAL DAS VÍTIMAS DA DITADURA MILITAR NO CEMITÉRIO DE RICARDO DE ALBUQUERQUE – RIO DE JANEIRO/RJ. Orientador(a): Scott Hoefle.

PIMENTA, Maria Luisa da Fonseca. A RECONSTITUIÇÃO PALEOGEOGRÁFICA COMO SUBSÍDIO À RENATURALIZAÇÃO FLUVIAL DO ALTO RIO SÃO JOÃO – RJ. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

SILVA JR., Hilton Marcos Costa da. E AGORA, O QUE EU ENSINO: EUSTÁQUIO DE SENE OU MILTON SANTOS?’ – GEOGRAFIA ESCOLAR, GEOGRAFIA ACADÊMICA E MOBILIDADE ESPACIAL DO SABER. Orientador(a): Rafael Straforini.

SANTOS, Bianca Borges Medeiros. GOVERNANÇA DAS ÁGUAS E NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: O CASO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO GUANDU FACE À CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SANTOS ROSA (RJ). Orientador(a): Paulo Gusmão.

SILVA, Luiz Fernando Tavares Cardoso da. ANÁLISE DA SUSCETIBILIDADE À EROSÃO AO LONGO DA RJ-165 (ESTRADA PARATY-CUNHA). Orientador(a): Antonio Guerra.

SILVA, Felippe Rodrigo Souza. USO DA ÁGUA NA BACIA DO RIO CACHOEIRA, MACIÇO DA TIJUCA (RJ): QUALIDADE, ESCASSEZ E CONFLITOS LOCAIS. Orientador(a): André de Souza Avelar.

FERREIRA, Tatiana de Sá Freire. DA PAISAGEM AO TERRITÓRIO: A ARTE DAS GARRAFAS DE AREIA COLORIDA E EXPERIÊNCIAS DE MAPEAMENTO SOCIAL EM MAJORLÂNDIA/CE. Orientador(a): Ana Daou.

SOUZA, Andre Felix. LAPA: UM LUGAR CENTRAL PARA A SOCIABILIDADE NOTURNA. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

GARCIA, Maria Isabel Martínez. Avaliação da susceptibilidade de terreno para deslizamentos rasos: Maciço da Tijuca – Rio de Janeiro. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SOUZA, Beatriz Cristina Pereira. Os nomes geográficos de Petrópolis/RJ e a Imigração Alemã: memória e identidade. Orientador(a): Paulo Menezes.

FONTES, Rafaella Lima Paixão. Utilização do 210Pbex na mensuração da erosão dos solos em área agrícola de uma sub-bacia no noroeste fluminense – RJ. Orientador(a): Nelson Fernandes.

FRAGA, Joana Stingel. Aspectos Vegetacionais relevantes à hidrologia de floresta secundária com idades distintas: subsídios à compreensão da estabilidade de encostas. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

GUSMÃO, Rubens Buarque. Da integração territorial à formação do espaço político: pensando a democracia nas comunidades pacificadas – o caso do Morro Dona Marta. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

MOTA, Patrícia de Oliveira de. Influência da Cobertura do Solo, Propriedades Físicas e Topografia na Hidrologia  dos Solos – Caetité (BA). Orientador(a): Nelson Fernandes.

JARA, Sonia Daniela Mena. ANÁLISE DAS MUDANÇAS ESPAÇO-TEMPORAIS NA LAGOA DA TIJUCA E O PAPEL DA FAIXA MARGINAL DE PROTEÇÃO. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

 

2013

GARCIA, John Jairo Rincón. TERRITORIALIDADE E CONFLITO ENTRE INDÍGENAS E CAMPONESES NO DEPARTAMENTO DO CAUCA, COLÔMBIA. 1991 – 2011.Orientador(a): Scott Hoefle

GOMES, Marcus Vinicius Silva. PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA:M CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO NA CIDADE. Orientador(a): Ana Daou.

FRIAS, Renato Coimbra. ABASTECIMENTO DE ÀGUA NO RIO DE JANEIRO JOANINO: UMA GEOGRAFIA DO PASSADO. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

ARAUJO, Paula Coelho. RESPOSTAS HIDROGEOQUÍMICAS DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO CÓRREGO SUJO, TERESÓPOLIS (RJ). Orientador(a): André Avelar.

PELECH, André Souza. BALANÇO SEDIMENTAR HOLOCÊNICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOS TRÊS POÇOS – VOLTA REDONDA/PINHEIRAL (RJ). Orientador(a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

SILVA, Ana Camila. SIMULAÇÃO DA DESCARGA FLUVIAL EM RESPOSTA AS MUDANÇAS DE USO E COBERTURA DA TERRA: BACIA DO RIO BONFIM, PETRÓPOLIS (RJ). Orientador(a): Nelson Fernandes.

MACHADO, Felipe da Silva. AGRICULTURA E REESTRUTURAÇÃO ESPACIAL NA INTERFACE RURAL-URBANA: O EXEMPLO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRAS DE MACACU (RJ). Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

MARQUES, Manuelle Lago. RESERVAS EXTRATIVISTAS COMO POLÍTICA PÚBLICA: CONSERVAÇÃO, TERRITÓRIO E DEMOCRACIA. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

SOUZA, Pila Amadeu de. DINÂMICA HIDROSSEDIMENTOLÓGICA E PADRÕES DE CONECTIVIDADE NO RIO MACAÉ (RJ). Orientador(a): Monica Marçal.

LOUREIRO, Hugo Alves Soares. MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO DE ÁREAS DEGRADADAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO PEDRO (RJ) – ESTUDOS EXPERIMENTAIS EM VOÇOROCA E UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTEIS DE FIBRA DE BANANEIRA. Orientador(a): Antonio Guerra.

MACHADO, Ana Brasil. OS ECOLIMITES COMO DISPOSITIVOS PARA A GESTÃO DAS DESCONTINUIDADES INTERNAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Paulo César da Costa Gomes.

MIRANDA, Felipe Soter de Marizr . DINÂMICA DE SERRAPILHEIRA EM ENCOSTA ÍNGREME: POSIÇÃO NA ENCOSTA E DECLIVIDADE COMO FATORES CONDICIONANTES À FORMAÇÃO DOS ESTOQUES. Orientador(a): Evaristo de Castro Jr.

CRUZ, Ramon Coelho da. O OCULTO E O REVELADO DA DESCENTRALIZAÇÃO URBANA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI EM BELO HORIZONTE. Orientador(a): William Ribeiro da Silva.

SILVA, Felipe de Figueiredo. DISCUSSÃO METODOLÓGICA SOBRE REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS. Orientador(a): Telma Mendes.

MOREIRA, Lourenço Passeri Lavrado da Silva. A CORPORAÇÃO COSAN E A CONQUISTA DE UM TERRITÓRIO EM TORNO DE SUA USINA DE ETANOL EM JATAÍ, GOIÁS (2007-2012). Orientador (a): Júlia Adão Bernardes.

RODRIGUES, Eduardo de Oliveira. UM CAMPO DE “PACIFICAÇÃO”? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPs) NO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

RODRIGUES, Suelen Oliveira Alpino. MODELAGEM HIDROLÓGICA DA BACIA DO CÓRREGO SUJO, TERESÓPOLIS (RJ): Relação Chuva-Vazão Utilizando Arc Hydro. Orientador(a): André de Souza Avelar.

FONTES, Carine Fonseca Lopes. ANÁLISE DOS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE CAIRUÇU (PARAY-RJ). Orientador(a): Antonio Guerra.

LIMA, Amanda Cavaliere. Dilemas e Contradições da “Revitalização” de Áreas Centrais e Zonas Portuárias: Uma análise à luz dos discursos dos diferentes produtores do espaço urbano na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

VIEIRA, Camila da Silva. A CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO DAS MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS: O EXEMPLO DOS EQUATORIANOS NO COMÉRCIO DE RUA. Orientador (a): Olga Becker.

HUMPIRI, Elizabeth Margot Pastor. A CENTRALIZAÇÃO FINANCEIRA EM LIMA-PERU. SAN ISIDRO”. Orientador(a): William Ribeiro da Silva.

SILVEIRA, Patrícia Gomes da. A METRÓPOLE É AQUI: REDES DE ABASTECIMENTO E O PORTO DO RIO DE JANEIRO NO COMÉRCIO DE CABOTAGEM, 1799-1822. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

PESSOA, Fernando Amaro. FORMAS DE HÚMUS NA IDENTIFICAÇÃO DO ESTADO FUNCIONAL DE FRAGMENTOS FLORESTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO BONFIM, PETRÓPOLIS – RJ. Orientador(a): Evaristo de Castro Jr.

SANTOS, Rocky Heliprio Lopes. MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO NATURAL E ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO FLORESTAL UTILIZANDO IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL E DE CLASSIFICADORES BASEADOS EM OBJETOS. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

2012

GONÇALVES, Elton Simões. CORREALÇÕES ESPACIAIS ENTRE MUDANÇAS NAS FORMAS/FUNÇÕES DA PAISAGEM RURAL E A SOCIOECONOMICA DE ENTORNO: UM INPUT A TEMAS DE PLANEJAMENTO NA BACIA DO RIO SÃO JOÃO-RJ USANDO GEOTECNOLOGIAS. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

COURA, Pedro Henrique Ferreira. AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM SUPERFÍCIE REAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DE PETROPOLIS-RJ. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

FERES, Antônio Miguel Brito. A REORGANIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA ORGÂNICA FLUMINENSE EM FACE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ATUAL E A FORMAÇÃO DO SISTEMA PARTICIPATIVO DE GARANTIA DE ABIO. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

SANTOS, Ana Carolina Ferraz dos. MENSURAÇÃO DA EROSÃO DOS SOLOS COM  210Pbex EM ÁREAS DEGRADADAS DO NOROESTE FLUMINENSE. Orientador(a): Nelson Fernandes.

ALBINO, Adolfo José. BASES GEOAMBIENTAIS PARA A GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO UMBELÚZI – MOÇAMBIQUE. Orientador(a): Josilda Moura.

VASCONCELLOS, Victor Mauricio Barbosa de. A GEOGRAFIA DO SUBTERRÂNEO: UM ESTUDO SOBRE AS CENAS HEAVY METAL NO BRASIL. Orientador(a):

 

HINGEL, Renato de Lima. SEDIMENTAÇÃO FLUVIAL QUATERNÁRIA NA BACIA DO RIO MACAÉ (RJ): ANÁLISE MORFOESTRATIGRÁFICA DE TERRAÇOS FLUVIAIS. Orientador(a): Monica Marçal.

FERNANDES, Rafael Zilio. DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E ESPAÇO URBANO FRONTEIRIÇO: DA FRATURA SOCIOPOLÍTICO-ESPACIAL AO ATIVISMO TRANSNACIONAL DE ESCALA LOCAL EM SANTANA DO LIVRAMENTO-RIVERA. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

SILVA, Romulo Duarte Dias da. QUANDO A PEDRA DESAFINA: ITAIPU E O RECRUDESCIMENTO DAS RELAÇÕES BRASIL – PARAGUAI NA CONTEMPORÂNEIDADE. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

FERREIRA, Andre Cassino. PRODUÇÃO DE ARROZ NA BACIA HIDROGRÁFICA TRANSFRONTEIRIÇA DA LAGOA MIRIM (BRASIL- URUGUAI). Orientador (a): Lia Osorio Machado.

TOMZHINSKI, Gustavo Wanderley. ANÁLISE GEOECOLÓGICA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

GOMES, Renan da Silva. A ILHA, O MAR E A “CIDADE DEBAIXO D`ÀGUA”: PAISAGENS E MUDANÇAS AMBIENTAIS EM ATAFONA – RJ. Orientador(a): Ana Daou.

SILVA, Oseias Teixeira. CENTRALIDADE E PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM SÃO GONÇALO. Orientador(a): William Ribeiro.

ARAUJO, João Paulo de Carvalho. ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE CORRIDAS DE DETRITOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO D’ANTAS. Orientador(a): Nelson Fernandes.

SILVA, Lúcia Maria da. MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA À PREVISÃO DE ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A ESCORREGAMENTOS TRANSLACIONAIS RASOS NO MORRO DO BAÚ – SANTA CATARINA. Orientador(a): Nelson Fernandes.

OSIS, Reinis. BIOGEOMORFOLOGIA FLUVIAL: ESTUDO DE CASO COM DADOS MULTIVARIADOS NO RIBEIRÃO DO CADETE, MINAS GERAIS. Orientador(a): Antonio Paulo de Faria.

COSTA, Marcos Vinícius Velozo. BR-163 PARAENSE: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO OU PARA A EXCLUSÃO? Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

AZEVEDO, Daniel Abreu de. DIVISÃO MUNICIPAL E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA EM ESPAÇOS DESIGUAIS: OS CASOS DO PIAUÍ E RIO GRANDE DO SUL. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

SILVA, Luis Paulo Batista da. A GEOGRAFIA DAS CIDADES GÊMEAS DE CORUMBÁ (BRASIL) E PORTO SUÁREZ (BOLÍVIA): INTERAÇÕES ESPACIAIS NA ZONA DE FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. Orientador (a): Lia Osorio Machado. 

2011

GOIS, Marcos Paulo Ferreira. Cenários Noturnos: sobre a Espacialidade e os Significados da Iluminação Urbana na Área Central da Cidade do Rio de Janeiro. Orientador(a):Paulo César da Costa Gomes.

GREGÓRIO, Leandro da Silva. RISCO AMBIENTAL À SAÚDE HUMANA: Um Estudo Aplicado aos Efeitos da Poluição Atmosférica no Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Maria de Paiva Macedo Brandão.

DIAS, Maria Accioly. Influência da Topografia na Dinâmica de Bordas Floresta-Gramínea em um Relevo Montanhoso – Maciço da Tijuca, RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

MICELI, Bruna Santos. Avaliação de métricas da paisagem baseadas em observações em superfície real para a análise de fragmentação florestal. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

DEL POZO SÁNCHEZ, Ingrid Fernanda. Análise Espacial das Relações entre Feições Deposicionais Quaternárias, Feições Erosivas e Movimentos Gravitacionais de Massa e Cobertura da Terra como Subsídio à Identificação da Conectividade da Paisagem em Bacias Hidrográficas.Orientador(a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

CHAVES, Carla Maria Stella Ramôa da Silva. Mapeamento participativo da pesca artesanal da baía de Guanabara. Orientador(a): Paulo Menezes.

CENTELHAS, João Paulo Rabello de Castro. O metabolismo sócio-ecológico como ordem espacial: Um estudo da dialética entre a espaço-temporalidade ecossistêmica e a espaço-temporalidade social-capitalista. Orientador(a): Evaristo de Castro Jr.

ABDALAD, Mariana de Araujo. RESPOSTAS HIDROLÓGICAS AO PLANTIO DE EUCALIPTO NA BACIA DO RIO SESMARIA, MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto

PINTO, Ana Clara Matos Carneiro Barbosa. Distribuição de Totais Populacionais através da Representação de superfícies contínuas com Apoio da Classificação de Imagem ALOS/AVNIR2. Orientador(a): Rafael Barros.

SANTOS, Luana Balbino dos. Influência da Estrutura da Floresta nas Características Físico-Químicas do Solo e no Estoque de Serrapilheira em Remanescentes Florestais da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima. Orientador(a): Antonio Guerra.

ALVES, Vitor de Araujo. A Geografia do Comércio Atacadista Carioca (1855-1900). Orientador: Roberto Lobato.

ARAUJO, Ana Gabriela de Jesus. A Pecuária no Pantanal: Novas Tendências no Processo de Produção de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

ALMEIDA, Rafael da Costa Gonçalves. A”microfísica” do poder instituinte e sua espacialidade: “campos”, territórios e redes no movimento dos sem-teto no Rio de Janeiro. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

BOBADILLA, Jhonatan Stiven Gutierrez. Transformações dos espaços rurais no Piedemonte Amazônico. O Caso do Vale do Rio San Pedro no Município de Florência- Caquetá, no período de 1990-2010. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

MOREIRA, Marianna Fernandes. Um Palacete Assobradado”: Da reconstrução do lar (materialmente) à reconstrução da idéia de “Lar” em uma ocupação de sem-teto no Rio de Janeiro. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

BARBOSA, Suzana dos Santos. Silvicultura e recuperação de áreas degradadas no Estado do Rio de Janeiro: os conflitos em torno da Lei n° 5.067/2007. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

BOAS, Guilherme Hissa Villas. Sensitividade de Ambientes Fluviais: Estudo de caso da Sub-bacia Alto- Médio Macaé (RJ). Orientador(a): Monica Marçal.

AMORIM, Ana Teixeira. GESTÃO AMBIENTAL BRASILEIRA DE BACIA HIDROGRÁFICA TRANSFRONTEIRIÇA: O CASO DA BACIA DO RIO DA PRATA. Orientador(a): Monica Marçal.

JORDÃO, Georgia Moutella. ESPAÇO EM CENA: UM DIÁLOGO ENTRE A GEOGRAFIA E O CINEMA DE HITCHCOCK. Orientador(a): Paulo César da Costa Gomes.

ACKERMAN, Brian William. A GEOGRAFIA DO QUARTO PRECEITO: ESPAÇOS DE, ORGANIZAÇÕES DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL NOS CAMPI DA UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA CENTRAL E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Orientador (a): Iná Elias de Castro. 

2010

ALBUQUERQUE, Christina Kelly. Avaliação Qualitativa de Fragmentos Florestais com Dados de Sensoriamento Remoto como Subsídio à Formação de Corredores Ecológicos na APA São João. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

LIMA, Fábio da Silva. Análise da fragilidade ambiental da bacia hidrográfica do rio Boa Esperança – Nova Friburgo-RJ. Orientador(a): Antônio Guerra

ALMEIDA, Paula Maria Moura de. Análise Espaço-Temporal da Área Ocupada por Florestas de Mangue em Guaratiba (Rio de Janeiro, RJ) de 1985 até 2006 e sua Relação com as Variações Climáticas. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

ABREU, Marcelo Bueno de. Análise Espaço-Temporal da cobertura e uso da terra no Estado do Rio de Janeiro de 1994 até 2007. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

SILVA, Helio Beirou Imbrosio da. O Parque Nacional da Amazônia: Desenvolvimento Sustentável e Conflito Fundiário. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello BIcalho.

BARCELOS, Sâmea Silva de Melo. Análise da Geografia Urbana na Revista Brasileira de Geografia (1939-1995).  Orientador(a): Roberto Lobato.

DRUMMOND, Helena Ribeiro. Novas Institucionalidades na Gestão do Território: a Questão da Água na Região das Baixadas Litorâneas. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

BRUM, Leonardo bastos. O Uso da Água pela Agricultura Irrigada na Região Serrana do Rio de Janeiro: bacia do Córrego Sujo-Teresópolis. Orientador(a): André Avelar.

GRANDI, Matheus da Silveira. Práticas Espaciais Insurgentes e Processos de Comunicação: espacialidade Cotidiana, Política de Escalas e Agir Comunicativo no Movimento dos Sem-Teto no Rio de Janeiro. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

LAWALL, Sarah. Modificações na Dinâmica Hidrológica dos Solos em Resposta as Alterações de Uso e Cobertura na Bacia Hidrográfica do Bonfim, Região Serrana do Rio de Janeiro. Orientador(a): Nelson Fernandes.

IORIO, Gustavo Soares. A Revista INTERIOR (1974-1989): ‘Síntese da Vida Nacional’ e Representação do Interior no Brasil. Orientador(a): Ana Daou.

KROEFF, Lia Lutz. CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA AO PLANEJAMENTO DE TRILHAS ECOTURÍSTICAS NO PLANEJAMENTO DE TRILHAS ECOTURÍSTICAS NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃO (PARNASO) – RJ. Orientador(a): Telma Mendes da Silva.

RIBEIRO, Bernardo Gomes. Do Arranjo Espacial da Casa ao Arranjo Espacial da Cidade. Orientador(a): Paulo César da Costa Gomes.

OLIVEIRA, Tomas Paoliello Pacheco de. Revitalização Étnica e Dinâmica Territorial em Mirandiba: Alternativas Contemporâneas à Crise da Economia Sertaneja. Orientador(a): Ana Daou.

LIMA, Raphael Nunes de Souza. Conectividade dos Ambientes Fluviais: Implicações para Avaliação da Sensibilidade do Sistema de Drenagem da Bacia do Rio Macaé (RJ)”. Orientador(a): Monica Marçal.

SILVA, Simone Lisboa dos Santos da. Extração de Areia na Região Metropolitana do Rio de Janeiro – Distribuição Espacial e Parâmetros de Análise na Indicação de Áreas Produtoras. Orientador(a): Telma Mendes.

MENDES, Stella Peres. Dinâmica da Paisagem em Unidades de Conservação: Estudo de caso de Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima (RJ). Orientador(a): Antonio Guerra.

DIAS, Alice Ferreira Rodrigues. A Toponímia, lugar e paisagem: Disputas entre permanência e mudança em Guaratiba. Orientador(a): Ana Daou.

 

2009

PINTO, Samira Tavares. FEIÇÕES EROSIVAS CANALIZADAS E CONECTIVIDADE DA PAISAGEM EM BACIAS HIDROGRÁFICAS – MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL (RJ/SP). Orientador (a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

VIEIRA, Márcio Viveiros. O PROGRAMA DE DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE GUANABARA. ENTRAVES INSTITUCIONAIS E IMPACTOS TERRITORIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

DIAS, Robson Santos. O arranjo produtivo do setor de petróleo e gás natural em Macaé: Uma análise do ambiente institucional. Orientador(a): Cláudio Egler.

MONTEIRO, Lício Caetano do Rego. Políticas territoriais do estado brasileiro na Amazônia e seus efeitos na fronteira Brasil-Colômbia: Controle estatal e ameaças transnacionais. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

GRAND JR., João. NOVOS CENÁRIOS PARA A COMPETITIVIDADE PORTUÁRIA EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A DIMENSÃO PRODUTIVA DA RELAÇÃO CIDADE-PORTO ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE ITAJAÍ, SC. Orientador(a): Frédéric Monié.

PRAÇA, Heitor Levy Ferreira. CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NO MEIO RURAL: O CADO DO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO, MINAS GERAIS. Orientador(a): Scott Hoefle.

SOUSA, Gustavo Mota. MAPEAMENTO GEOECOLÓGICO DA POTENCIALIDADE À OCORRÊNCIA DE INCÊNDIOS NO MACIÇO DA PEDRA BRANCA/RJ. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

SILVA, Frank Gundim. ANÁLISE ESPACIAL DA VULNERABILIDADE À PERDA DE SOLO NA BACIA DO RIO MACAÉ. Orientador(a): Monica Marçal.

BELLIGOTTI, Fábio Mayo. AVALIAÇÃO METODOLÓGICA DA PROFUNDIDADE DE CONVERGÊNCIA (PROFUNDIADE DE FECHAMENTO) DE PERFIS DE TRÊS PRAIAS DE ENERGIA MODERADA A ALTA NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO.  Orientador(a): Dieter Muehe.

BRITTO, Fabio Giusti. DESMATAMENTO NO NORTE ARAGUAIA MATO-GROSSENSE: RELAÇÕES ENTRE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E MECANISMOS DE CONTROLE FLORESTAL. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

TEIXEIRA, Eduardo Tomazine. O “LÉXICO ESPACIAL” DO MOVIMENTO DOS SEM-TETO: UM ESTUDO DO DISCURSO E DAS REPRESENTAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS DA OCUPAÇÃO QUILOMBO DAS GUERREIRAS (RIO DE JANEIRO). Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

CASTRO, Daniel. HEITOR VILLA-LOBOS: A ESPACIALIDADE NA “ALMA BRASILEIRA” Orientador(a): Roberto Lobato.

ANTUNES, Daléa. PROJETOS DE INSERÇÃO COMPETITIVA NA GLOBALIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES CIDADE-PORTO NO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Frédéric Monié.

ASSUMPÇÃO, André Polly. RETIFICAÇÃO DE CANAIS FLUVIAIS NO BAIXO CURSO DA BACIA DO RIO MACAÉ (RJ) – UMA ABORDAGEM GEOMORFOLÓGICA. Orientador(a): Monica Marçal.

MOREN, Alice Belfort. A VIDA DOS MUROS CARIOCAS. Orientador(a): Paulo César da Costa Gomes. 

2008

GUERRA, Sérgio Henrique De Souza. A NATUREZA E A DIMENSÃO ESPACIAL DA MOBILIDADE RESIDENCIAL: UM ESTUDO DE CASO. Orientador(a): Roberto Lobato.

CHAVES, Rafael Luiz Leite Lessa.BO PROCESSO DE IMPOSIÇÃO DA TOPONÍMIA NO RECÔNCAVO DA GUANABARA NO PERÍODO COLONIAL. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

REIS, Rafael Balbi. MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTES (APP) COMO SUBSÍDIO À ELABORAÇÃO DEESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA APA DO RIO SÃOJOÃO/MICO-LEÃO-DOURADO. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

LIMA, Marcos Rodrigues Ornelas de. A PROMESSA E A DÍVIDA: “LIÇÕES DO “PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO” EM ANGRA DOS REIS. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

CÁCERES, Luz Stella Rodrigues. TERRITORIALIDADES NEGRAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA ENTRE A LEGALIDADE TERRITORIAL E A REALIDADE ESPACIAL. Orientador(a): Scott Hoefle.

WANDERLEY, Luiz Jardim de Morais. CONFLITOS E MOVIMENTOS  SOCIAIS POPULARES EM ÁREA DE MINERAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Orientador(a): Maria Celia Nunes Coelho.

LIMA, Luiz Dias Da Mota. SUSCETIBILIDADE À EROSÃO DOS SOLOS NAS SUB-BACIAS DO MÉDIO E ALTO CURSOS DA BACIA DO RIO MACAÉ/ RJ. Orientador(a): Antonio Guerra.

ZARONI, Lígia Maria. CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM: SÍTIO VICENTINHO, TRÊS RIOS, RJ. Orientador(a): Telma Mendes.

OLIVEIRA, Leonardo Rodrigues de. DINÂMICA ESPACIAL DE MANUFATURAS NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MAZZEI, Leonardo da Silva. MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: UMA LEITURA DA COTONICULTURA EM MATO GROSSO. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

MAÇAIRA, Lelio Polessa. PROBLEMAS E AVANÇOS NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: OS CASOS DA APA PETRÓPOLIS E DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE (RJ). Orientador(a): Maria Celia Nunes Coelho.

CARDOSO, Karina Viana. CADEIA CARNE-GRÃOS NA BR-163 MATO-GROSSENSE: OS CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO DO SEGMENTO AVÍCOLA DA SADIA. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

MIRANDA, João Paulo Lima de. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE UM SOLO SUBMETIDO A CULTIVOS PERENES E A POUSIO EM AMBIENTE AGRÍCOLA  SERRANO – BOM JARDIM. Orientador(a): Nelson Fernandes.

PEREIRA, Izaura Cristina Nunes. O PROJETO RADAM E O LEVANTAMENTO RADAR GRAMÉTRICO DO TERRITÓRIO NACIONAL. Orientador(a): Manoel do Couto Fernandes.

AZEVEDO, Isabela Fortes de. EMPREGO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL NA SIMULAÇÃO DE PROCESSOS MORFO-SEDIMENTARES – O CASO DO EMBAIAMENTO RIO DAS OSTRAS – CABO BÚZIOS. Orientador(a): Dieter Muehe.

ALBUQUERQUE, Francisco Nataniel Batista de. MINERAÇÃO, DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E DESERTIFICAÇÃO NA BACIA DO RIO ITACOATIARA, NOROESTE DOESTADO DO CEARÁ. Orientador(a): Antonio Guerra.

MOTE, Fabricio De Oliveira. DEFINIÇÃO ECLASSIFICAÇÃO DE UNIDADES DE PAISAGEM NA BACIA DO RIO MACAÉ(RJ) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL. Orientador(a): Monica Marçal.

ARAÚJO, Faber Paganoto. MOBILIDADE E TRABALHO EM MACAÉ / RJ, A “CAPITAL DO PETRÓLEO”. Orientador(a): Olga Becker.

OLIVEIRA, Eduardo Sol de. ANÁLISESÓCIO-ESPACIAL DA PRODUÇÃO FAMILIAR DE TOMATE NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE UBÁ. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

MATTOS, Davi Viuge Iff de. O QUADRO DELOGÍSTICA INCOMPLETA DA SOJA EM MATO GROSSO. UMA ANÁLISE DAS ROTAS ALTERNATIVAS ATRAVÉS DA FACHADA SUL-AMERICANA DO OCEANO PACÍFICO E DA BACIA AMAZÔNICA. Orientador(a): Frédéric Monié.

BRAGA,  Danilo Fiani. PENTECOSTALISMO E POLÍTICA: UMA GEOGRAFIA ELEITORAL DOS CANDIDATOS LIGADOS À IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – 2000 A 2006. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

SALDANHA, Carlos Fernando Furtado. MEIOS DE TRANSPORTE COLETIVOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (1838-1892). Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. INTERAÇÕES CIDADES-GÊMEAS NA FRONTEIRA BRASIL-ARGENTINA: SÃO BORJA/SANTO TOMÉ –ITAQUI/ALVEAR. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

SATO, Anderson Mululo. RESPOSTAS GEO-HIDROECOLÓGICAS À SUBSTITUIÇÃO DE PASTAGENS POR PLANTAÇÕES DE EUCALÍPTO NO MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL: A INTERFACE BIOTA-SOLO-ÁGUA. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

CHAVES, Alexandre Da Silva. VICISSITUDES DAS ÁREAS PALUDOSAS NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA: MANGUE HERÓI OU VILÃO? Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.  

2007

SANTOS, Roselaine Oliveira dos. DISCUTINDO AS PERIFERIAS METROPOLITANAS: UM ENFOQUE NA HETEROGENEIZAÇÃO SÓCIO-ESPACIALDO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇÚ. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

FEU, Rosane Cristina. SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO E QUALIDADE DE VIDA EM VOLTA REDONDA: DISCUTINDO O USO DE INDICADORES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

VOIVODIC, Ricardo Augusto de Almeida. GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO COSTEIRO INTEGRADO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROJETO ORLA EM CABO FRIO-RJ. Orientador(a): Claudio Egler.

SANTOS, Nadja Furtado Bessa dos. ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL DO SETOR SUDESTE DO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES, BARREIRINHAS-MA, POR GEOPROCESSAMENTO. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

BENCHIMOL, Mariana de Faria. GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAS: UM ESTUDO DE CASO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE PARATY-RJ. Orientador(a): Claudio Egler.

SILVA, Luciene Abrantes Da. UMA ANÁLISE ESPACIAL SOBRE A DENGUE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: BUSCA DE CORRELAÇÕES ENTRE CLIMA E SAÚDE. Orientador(a): Ana Maria Brandão.

FARIAS, Heitor Soares de. O RITMO SEMANAL DO CLIMA NO BAIRRO DO MARACANÃ – RJ. Orientador(a): Ana Maria Brandão.

MACHADO, Giseli Modolo Vieira. ANÁLISE MORFO-SEDIMENTAR DA PRAIA, ANTEPRAIA E PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA DA LINHA DE COSTA DO PARQUE NACIONAL DE JURUBATIBA-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

GURGEL JÚNIOR, Francisco Jácome. DIAGNÓSTICO DE ÁREA DEGRADADA POR VOÇOROCA E PROPOSTA DE REALITAÇÃO AMBIENTAL DO MORRO SANTA CLARA, VOLTA REDONDA, RJ. Orientador(a): Antonio Guerra.

ROCHA, Elizabeth Maria Feitosa da. AVALIAÇÃO DA ALTIMETRIA OBTIDA POR MDE GERADO A PARTIR DE IMAGENS RADARSAT 1 EM ÁREAS DE RELEVO MISTO NO ENTORNO DA BAÍA DE GUANABARA. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

SALES, Alba Valéria de Souza. SANEAMENTO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: OS REFLEXOS DA PARTICIPAÇÃO PRIVADA NOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

ALVARENGA, André Lima De. GRAND THEFT AUTO: REPRESENTAÇÃO, ESPACIALIDADE E DISCURSO ESPACIAL EM UM VIDEOGAME. Orientador(a): Roberto Lobato.

SANTOS, Alice Nataraja Garcia. ESPAÇO PÚBLICO, IMAGEM DA CIDADE.  UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA DO FILME DE ERIC ROHMER (“O SIGNO DO LEÃO” FRANÇA, 1959″). Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

2006

MOURA, Vinicius Pinto. GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL; EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

SILVA, Thiago Rocha Ferreira da. CENÁRIOS URBANOS: O PAPEL DA PAISAGEM NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO EM MARÇO DE 1964. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

UAGODA, Rogério Elias Soares. RECONHECIMENTO GEOMORFOLÓGICO DE RELEVO CÁRSITCO SOB ROCHAS QUARTIZÍTICAS: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTANA, MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SOUZA, Roberto Ribeiro de. É UMA CASA PORTUGUESA COM CERTEZA! A CASA REGIONAL COMO LUGAR DE IDENTIFICAÇÃO REGIONAL E NACIONAL PARA OS IMIGRANTES PORTUGUESES: UM ESTUDO A PARTIR DA CASA DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO NO RIO DE JANEIRO-RJ. Orientador(a): Ana Daou.

NETO, Pedro Fernandes. A DEMARCAÇÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA/ SERRA DO SOL (RORAIMA) CONFLITOS ENTRE TERRITORIALIDADES. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

ZARONI, Maria José. ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS A PARTIR DO MODELO PREDITIVO DE EROSÃO – USLE E DO ÍNDICE DE TRANSFERÊNCIA DE SEDIMENTOS – SDR. Orientador(a): Nelson Fernandes.

RODRIGUES, Juliana Nunes. AS TRANSFERÊNCIAS INTER GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS DO FPM E DO ICMS COMO ESTRATÉGIAS DE EQUILÍBRIO ESPACIAL. Orientador (a): Iná Elias de Castro.

BARCELLOS, Frederico Roza. ESPAÇO E LUGAR: O OLHAR GEOGRÁFICO MACHADIANO SOBRE O RIO DE JANEIRO NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX. Orientador(a): Roberto Lobato.

ANDRADE, Felipe de Noronha. AVALIAÇÃO DA HETEROGENEIDADE DAS FORMAS DE HÚMUS EM DISTINTAS ESCALAS NUMA PAISAGEM FRAGMENTADA DE FLORESTA ATLÂNTICA DE TABULEIROS – SOORETAMA, ES. Orientador(a): Irene Garay.

NEVES, Fábio de Oliveira. GEOGRAFIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO RIO DE JANEIRO: ENTRE OS DIREITOS E DEVERES DO CIDADÃO.ED Orientador (a): Iná Elias de Castro.

MELLO, Eduardo Vieira de. ALTERAÇÕES TECNOGÊNICAS EM SISTEMAS FLUVIAIS NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA, MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SULOrientador (a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

BULHÕES, Eduardo Manuel Rosa. CONDIÇÕES MORFODINÂMICAS ASSOCIADAS A RISCO AOS BANHISTAS -CONTRIBUIÇÃO À SEGURANÇA. NAS PRAIAS OCEÂNICAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

ADIALA, Cristiane de Souza Mota. EFEITOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM CIDADES DE FRONTEIRA: URUGUAIANA E SANTANA DO LIVRAMENTO (RS). Orientador (a): Lia Osorio Machado.

NEGREIROS, André Batista de. RESPOSTAS GEOHIDROECOLÓGICAS EM CLAREIRA DE DESLIZAMENTO NUMA ENCOSTA FLORESTADA: ALTO RIO DOS MACACOS, MACIÇO DA TIJUCA(RJ). Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.  

2005

PEREIRA, Thiago Ferreira Pinheiro Dias. USO DE INDICADORES FUNCIONAIS GLOBAIS NO DIAGNÓSTICO GEOBIOFÍSICO DE CASOS DE FRAGMENTAÇÃO DE FLORESTA ATLÂNTICA NA BACIA DO RIO MACACÚ (RJ). Orientador(a): Evaristo de Castro Jr.

GARCIA, Simone Ferreira. EROSÃO DOS SOLOS E ALTERAÇÃO DA MICROESTRUTURA DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SUBMETIDO A DIFERENTES TRATAMENTOS EM UMA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL (PETRÓPOLIS – RJ)Orientador(a): Antonio Guerra.

SILVA, Sandra Cristina Pinheiro Da. USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NA BACIA DO RIO ITAMARATI, PETRÓPOLIS. Orientador(a): Antonio Guerra.

SOUZA, Patricia Feitosa De. VALORIZAÇÕES DAS MINAS DE BAUXITA E AS (RE) ESTRUTURAÇÕES ESPACIAIS NO MÉDIO AMAZONAS PARAENSE. RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Maria Célia Nunes Coelho.

VILANOVA NETA, Maria Amélia. GEOGRAFIA E LITERATURA: DECIFRANDO A PAISAGEM DOS MOCAMBOSDO RECIFE.  Orientador(a): Roberto Lobato.

QUINTELA, Maria Alcina. O LUGAR DAS FESTIVIDADES RELIGIOSAS NO ESPAÇO URBANO DO RIO DE JANEIRO (1830-1910). Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

NASCIMENTO, Marcela. A IMPORTÂNCIA DA POSIÇÃO GEOGRÁFICA NA EVOLUÇÃO URBANA DE PARATY/RJ. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

ARACRI, Luis Angelo Dos Santos. INFORMATIZAÇÃO AGRÍCOLA NO CULTIVO DA SOJA EM MATO GROSSO: TÉCNICA, TRABALHO E REORGANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

SILVA, Juliere Gomes Da. ANÁLISE TRIDIMENSIONAL DA DISTRIBUIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA EM HORIZONTE SUPERFICIAL DE ENCOSTA NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Antonio Guerra.

LAGÜENS, João Vicente Marques. TERRITORIALIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS POLÍTICOS NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

PAULA, Isabela Castro De. SONHO REALIZADO OU PRINCÍPIO DAS DESILUSÕES? – ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E QUALIDADE DE VIDA NO ASSENTAMENTO RURAL ZUMBI DOS PALMARES – RJ. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

RODRIGUES, Glauco Bruce. GEOGRAFIAS INSURGENTES: UM OLHAR LIBERTÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DO MOVIMENTO HIP HOP. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

BARROS, Flavia Moraes Lins De. VULNERABILIDADE E RISCO À EROSÃO COSTEIRA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ, RIO DE JANEIRO. Orientador(a): Dieter Muehe.

STENNER, Cláudio. AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS RECENTES NA AMAZÔNIA: UMA CONTRIBUIÇÃO AO TEMA. Orientador (a): Bertha Becker.

NOGUEIRA, Claudia Romaneli. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA POPULAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DA BAÍA DE GUANABARA NO RIO DE JANEIRO – UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO USO DO SENSORIAMENTO REMOTO. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

DIOS, Claudia Blanco De. APLICABILIDADE DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA – RJ. Orientador(a): Mônica Marçal.

RODRIGUES, Andreia De Souza Ribeiro. ATUAIS DINÂMICAS SÓCIO-ESPACIAIS: A HABITAÇÃO EM JUIZ DE FORA- MG. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

NOVAES, André Reyes. A ICONOGRAFIA DAS DROGAS ILÍCITAS NA IMPRENSA (1975 – 2002. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

2004

RIBEIRO, Simone Cardoso. SUSCEPTIBILIDADE AOS PROCESSOS EROSIVOS SUPERFICIAIS COM BASE NA DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA NA MICROBACIA DO RIO GRANJEIRO, CRATO/CE.  Orientador(a): Antonio Guerra.

COSTA, Samir de Menezes. CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA AO ESTUDO DA CAPACIDADE DE CARGA TURÍSTICA EM ÁREAS PRESERVADAS: O CASO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO GERICINÓ-MENDANHA (RJ). Orientador(a): Josilda Moura.

GARCIA, Romay Conde. CADASTRO TÉCNICO MUNICIPAL: ESTRUTURAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A GESTÃO DO ESPAÇO URBANO. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

BASILE, Rodrigo Otávio Néri De Campos. ESTRUTURA DA FLORESTA ATLÂNTICA DE ENCOSTA E ARQUITETURA DE RAÍZES ARBÓREAS: MACIÇO DA TIJUCA – RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

ARRUZZO, Roberta Carvalho. RELAÇÕES ENTRE TÉCNICA, TRABALHO E ESPAÇO NA AGRICULTURA MODERNA EM MATO GROSSO.  Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CORRÊA, Ricardo Santos. EFEITO DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA ZONA DE ENRAIZAMENTO EM ENCOSTAS ÍNGREMES: VERTENTE NORTE: MACIÇO DA TIJUCA/RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SATHLER, Rafael. INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO, DECLIVIDADE E MORFOLOGIA DE ENCOSTAS NOS CONTEÚDOS DE MATÉRIA ORGÂNICA DE SOLOS DA BACIA DO RIO BONITO (POSSE, PETRÓPOLIS, RJ). Orientador(a): Antonio Guerra.

XAVIER, Rafael Albuquerque. A INFLUÊNCIA DAS ESTRUTURAS GEOLÓGICAS E DA POSIÇÃO TOPOGRÁFICA NO DESENVOLVIMENTO DE REGOLITOS: BACIA DO ALTO RIO FORTALEZA, BANANAL (SP). Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

DIOGO, Pedro Nogueira Gonçalves.AÇÃO ECONÔMICA LOCAL E ROYALTIES DO PETRÓLEO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA BACIA DE CAMPOS. Orientador(a): Claudio Egler.

LEAL, Paulo Jorge Vaitsman. RELAÇÃO ENTRE FLUXOS SUBTERRÂNEOS DE VALES VIZINHOS E A EXPANSÃO DA REDE DE DRENAGEM VIA VOÇOROCAMENTOS NA BACIA DO RIO PIRACEMA, BANANAL,SP. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

FREIRE, Osni De Luna.HIERARQUIA URBANA E MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NA BR 163, MT. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

ICHTER, Monika. GEOTECNOLOGIAS NO SUPORTE AO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. ESTUDO DE CASO: PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA. Orientador(a): Paulo Menezes.

NAME, Leonardo Dos Passos Miranda. RIO DE CINEMA – MADE IN BRAZIL, MADE IN EVERYWHERE: O OLHAR NORTE-AMERICANO CONSTRUINDO E SINGULARIZANDO A CAPITAL CARIOCA. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

MENDES, Laura Delgado. TECTÔNICA, REDE DE DRENAGEM E SEDIMENTAÇÃO NO PLANALTO SERRANO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: O CASO DA BACIA DO RIO BONITO (PETRÓPOLIS, RJ). Orientador(a): Nelson Fernandes.

SILVA, João Luiz De F.  SISTEMA PRODUTIVO, POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO: A GEOGRAFIA ECONÔMICA FLUMINENSE FRENTE AOS NOVOS PARADIGMAS PRODUTIVOS. Orientador(a): Frédéric Monié.

PORTOCARRERO, Hugo. MONITORAMENTO HIDROLÓGICO EM VOÇOROCA SUBMETIDA A PRÁTICAS DE RAD: MORRO DO RADAR, AEROPORTO INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO – GALEÃO/ ANTÔNIO CARLOS JOBIM. Orientador(a): Nelson Fernandes.

BARCELLOS, Elen Araújo De.  REDIVISÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO: O CASO DO ESTADO DO AMAZONAS. Orientador (a): Bertha Becker.

CASTRO, Cleber Marques De. VULNERABILIDADE DOS SISTEMAS HÍDRICOS E RISCOS AMBIENTAIS EM VOLTA REDONDA (RJ). Orientador (a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

NATAL, Caroline Beserra Natal. O MUNDO RURAL NA VITRINE: O TURISMO E AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS EM SÃO PEDRO DA SERRA. Orientador(a): Ana Daou.

SANTI, Carla Bilheiro. PROCESSO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E MODELAGEM DE PREVISÃO DE ZONAS ATURADAS NO RELEVO: SUBSÍDIO PARA O ESTUDO DE ENCHENTES (MACIÇO MADUREIRA/NOVA IGUAÇU/RJ). Orientador(a): Nelson Fernandes.

2003

VIEIRA, Viviane Torres Vieira. Efeitos do crescimento urbano sobre os canais: Drenagem do Rio Paquequer, Teresópolis – RJ. Orientador(a): Sandra Cunha.

BEZERRA, Tâmara dos Santos Bezerra. Enchentes na grande Tijuca: percepção por alunos de 5ª. série do ensino fundamental. Orientador(a): Ana Maria Brandão.

ROSO, Rosuita Helena Roso. Avaliação da Aplicabilidade dos Conceitos de Morfodinâmica de Praia no Planejamento de Desembarques Anfíbios. Orientador(a): Dieter Muehe.

VALVERDE, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe. A Metáfora da Guerra.  Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

ABRANCHES JR., Nilton. O ambiente visto pela Geografia Agrária Brasileira: 1939 a 1995. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

FRANCELINO, Marcio da Rocha. Caracterização da cobertura sedimentar e do transporte de antepraia e plataforma continental interna no embaiamento entre os rios Itabapoana e Paraíba do Sul-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

LOPES, Marcel Rocha Soares Lopes. Caracterização e gênese de solos desenvolvidos a partir de sedimentos da formação de barreiras no município de Campos – RJ. Orientador(a): Josilda Moura.

LUCAS, Luciano Marin Lucas. Rede de drenagem urbana em área tropical: Mudanças na morfologia do canal e níveis das águas – Rio dos Macacos – RJ. Orientador(a): Sandra Cunha.

SAVI, David Canabarro. Efeito da Construção de um quebra-mar sobre os processos morfodinâmicos e sedimentares na Enseada dos Anjos, Arraial do Cabo, RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

CALDERANO FILHO, Braz.. Visão sistêmica como subsídios ao planejamento agro-ambiental da microbacia do Córrego Fonseca no município de Nova Friburgo – RJ. Orientador(a): Mauro Argento.

LISBOA, Antonio. A questão ambiental no espaço agrário: Possibilidades para um diálogo. Orientador (a): Maria Naíse de Oliveira Peixoto.

SOUZA, Andréa Paula de. Monitoramento da erosão de solos durante eventos pluviométricos: subsídio a compreensão dos processos erosivos em ambiente agrícola serrano. Orientador(a): Nelson Fernandes.

TEIXEIRA, Alexandre José. Classificação de bacias de drenagem com o suporte do sensoriamento remoto e do geoprocessamento – o caso da baía de Guanabara. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

CHIROL, Achilles D’Avila. Relações solo-fauna durante sucessão florestal em cicatrizes de movimento de massa. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto. 

2002

COSTA, Vivian Castilho. Análise do potencial turístico das RA’s de Campo Grande e Guaratiba (RJ). Orientador(a): Josilda Moura.

GOMES, Roberto Arnaldo Trancoso. Condicionantes geomorfológicos e o efeito da escala cartográfica na previsão de áreas críticas a deslizamentos. Orientador(a): Nelson Fernandes.

STEIMAN, Rebeca. A Geografia das Cidades de Fronteira: Um Estudo de Caso de Tabatinga (Brasil) e Leticia (Colômbia). Orientador(a): Lia Osorio Machado.

BARROS, Rafael Silva. Estimativa de parâmetros físicos-químicos da água com suporte de sensoriamento remoto – estudo de caso: Baía de Guanabara. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

RUSSO, Paulo Roberto. A distribuição das concentrações de partículas em suspensão na atmosfera da porção centro-oriental do município do Rio de Janeiro: Considerações preliminares sobre a correlação saúde pública e poluição atmosférica. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

RIBEIRO, Mario Roberto Trompowsky Livramento Gonçalves. Bairro de Guadalupe: O processo de consolidação de um bairro a partir de uma experiência governamental no campo da habitção popular.  Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

BONATTO, Fábio. Transformações na paisagem natural de Boa Vista, Roraima: um diagnóstico ambiental por Geoprocessamento. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

FIALHO, Edson Soares. Análise Temporoespacial do Campo Térmico na Ilha do Governador/RJ. Orientador(a): Ana Maria Brandão.

SENNA, Carlos Augusto. Vulnerabilidade de Paisagens como Suporte ao Zoneamento Ambiental do Maciço do Mendanha – Rio de Janeiro. Orientador(a): Mauro Argento

VIEIRA, Ana Cristina Ferrante. Controles morfológicos para a iniciação de canais em encostas naturais por fluxos superficiais: Evidências de campo e modelagem. Orientador(a): Nelson Fernandes. 

2001

PERSON, Vanessa Guerra. A integração do geoprocessamento às análises de viabilidade de populações: o Mico-Leão-da-Cara-Preta, Leotopithecus Caissara: um estudo de caso. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

DUARTE, Ronaldo Goulart. A Contribuição dos transportes Públicos para a Contínua Redefinição da Centralidade de Madureira. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MATTOS, Rogério Botelho. A Rede de Lugares Centrais no Estado de Minas Gerais. Orientador(a): Roberto Lobato.

JANSEN, Ricardo Cardenas. Distribuição dos Sistemas Radiculares em Encostas Florestadas e sua Influência Sobre a Infiltração. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RIBEIRO, Rafael Winter. A construção da aridez: representações da natureza, regionalização e institucionalização ao combate à seca (1877 – 1909). Orientador(a): Iná Elias de Castro.

AGLIO, Mario Luiz Diamante. Propostas de procedimentos para simbolização e controle da qualidade em mapas pedológicos. Orientador(a): Nelson Fernandes.

CAFEZEIRO, Marília Leite. Santa Teresa, Espaço Estruturado e Espaço Praticado. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

LORINI,Maria Lúcia. O geoprocessamento como apoio às análises de hábitat e à biologia da conservação: o Mico-Leão-da-Cara-Preta, Leotopithecus Caissara, um estudo de caso. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

ABRANTES, Maria de Fátima Pereira. Da alfabetização cartográfica à formação de leitores críticos de mapas: um desafio para os professores. Orientador(a): Carla Bernadete Madureira Cruz.

ANDRADE, Maria Alice Alkmim. Transformações em Curso no Perfil Econômico e Sócio-Espacial de Cidades de Pequeno Porte: O exemplo de Bom Jesus de Itabapoana no Noroeste Fluminense. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

MOTTA, Marcelo Paiva. O centro da cidade do Rio de Janeiro no século XIX: reflexões sobre a noção de “Área Central” na cidade do passado. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

REIS, Luis Carlos Tosta. O Processo de descentralização das atividades varejistas em Vitória-ES: um estudo de caso. Orientador(a): Roberto Lobato.

CEZAR , Lúcia Helena da Silva. Horticultura do Tomate e Organização do Território em São José de Ubá-Noroeste Fluminense. Orientador(a): Claudio Egler.

SILVA, Lilia Marcia de Almeida. Periferia rural-urbana – Um estudo de Ipiíba – São Gonçalo – Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

RIBEIRO, Letícia Parente. Alto Paraná: Indicadores para estimar o efeito da Fronteira. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

FREITAS, Leonardo Esteves. Transformações geoecológicas, hidrológicas e erosivas em ecossistemas florestais de encosta: o papel da recorrência de incêndio. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SILVA, José Eduardo Bezerra. Dinâmica do uso do solo e diagnóstico ambiental das sub-bacias do Rio Tindiba e Córrego do Catonho, Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Orientador(a): Antonio Guerra.

BATISTA, Ivone Lopes. Dinâmica Metropolitana e Emprego Industrial. Orientador(a): Claudio Egler.

GOMES, Isabelle Macedo. A chegada de novas infraestruturas no Rio de Janeiro: o caso do sistema de esgoto seminário. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MOTA, Ileana Saraiva de Alencar. Avaliação da Erosão Marginal e Transportes de Sedimentos na Sub-Bacia de Riacho Fundo – DF. Orientador(a): Sandra Cunha.

CAMPOS, Fábio Ferreira. A Comercialização de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) Orgânicos e a Inserção do Agricultor no Estado do Rio de Janeiro. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

MAGDALENO, Fabiano Soares. O Território nas Constituições Republicanas Brasileiras: Interpretando a Estrutura Federativa do Brasil. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

BARBOSA, Debora Rodrigues.  O conforto ambiental na interface saúde-meio ambiente na área central da Região Administrativa de Bangu – Município do Rio de Janeiro. Josilda

VIEIRA, Bianca Carvalho. Caracterização in situ da condutividade hidráulica saturada dos solos e sua influência no escorregamentos da bacia do rio Papagaio, Maciço da Tijuca (RJ). Orientador(a): Nelson Fernandes.

SAMPAIO, Andrea Carmo. Considerações sobre a evolução Geológica-Geomorfológica recente da baía de Sepetiba – Litoral Sudoeste do Rio de Janeiro. Orientador(a): Josilda Moura.

LEITE, Adriana Filgueira. Estudo Hidro-Geoquímico em uma pequena bacia de drenagem montanhosa – Rural: alto vale do rio Fortaleza, Bananal – SP. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

2000

RIBEIRO, Alexandre Younes. Balanço sedimentar num sistema de dunas frontais sob o regime de ventos dominantes da terra para o mar – praia de Massambaba, Arraial do Cabo-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

LIMA, Aluízio Marcelo Costa. Estudo do comportamento morfodinâmico de quatro praias da Ilha Grande – Angra dos Reis-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

ROMANELLO, Anália Margarita. Utilização de Sistemas de Informações Geográficas para a Avaliação de Qualidade de Vida: uma aplicação aos Municípios de Volta Redonda e Barra Mansa. Orientador(a): Claudio Egler.

COUTINHO, Bruno Henriques. Domínios Geo-Hidroecológicos e Padrões de Fragmentação da Mata Atlântica: Bacia do Rio Macacu-RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RODRIGUES, Cristiane Moreira. Monumentalidade e poder na construção das cidades: um estudo sobre projetos urbanos não realizados no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MENDES, Dulce Santoro. Geoestratégia e técnica nas representações do Rio Colonial. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

CRUZ, Eduardo Soares Álvares. Reativação Erosiva e Revegetação em Cicatrizes Erosivas de `Movimento de Massa: Estação Experimental da Cicatriz do Pico do Papagaio/Maciço da Tijuca – RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SILVA, Jan Carlos. Os Territórios da Prostituição na Cidade do Rio de Janeiro, 1841-1925. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

VIEIRA, Maria Elia dos Santos. Turismo, produção do espaço e desenvolvimento local no litoral Oeste cearense: o caso de Cumbuco (município de Caucaia). Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

LIMA, Maria Helena Palmer. O processo de emancipação municipal no Estado do Espírito Santo. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

VILARINHOS, Maria Lúcia Ribeiro. O Campus da UFRJ na Ilha do Fundão: Análise de sua Localização e Organização Espacial. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

CAITA, Mario Bastos Fernando. Angola: Estado-Nação, Movimentos Sociais e Disputas Territoriais – O Caso da Província de Ngangela. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

SILVA, Mauro Gil Ferreira. O papel dos médicos na valorização das áreas litorâneas da cidade do Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

LAURIE, Plinio. A gestão ambiental na indústria de celulose, uma análise comparativa: Aracruz celulose Espírito Santo – Brasil e Grupo Santa Fé, região do Bio Bio – Chile. Orientador(a): Claudio Egler.

RAMALHO, Roberta de Sousa. Análise ambiental do potencial  turístico da Vertente Sul do Maciço do Gericinó-Medanha – zona  oeste do município do Rio de Janeiro. Orientador(a): Josilda Moura.

PEREIRA, Tatiana Silva. Imaginário Espacial e Discurso: o caso das favelas cariocas e o noticiário dos jornais. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

1999

COSTA, Pierre Alves. A geografia da Indústria Química Fina na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um estudo de caso: o Pólo de Química Fina de Jacarepaguá (RJ). Orientador(a): Claudio Egler.

RODRIGUES, Patrícia Azucena Sacipa. Ordenamento territorial: do controle à democratização. Orientador(a): Paulo Cesar da Costa Gomes.

MACAMBIRA, Maria Edicia Sampaio. Limites e perspectivas do Pólo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro. Orientador(a): Gisela Aquino Pires do Rio.

CABAN, Lea. A fronteira do Guaporé: o processo de apropriação de terras e a organização do Espaço Agrário. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

LEITE, Jurandyr Carvalho Ferrari. Projeto Geopolítico e Terras/ Indígenas – Dimensões Territoriais da Política Indigenista. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

RODRIGUES, Ivete Oliveira. O espaço agrário na Sociedade Urbano Industrial: o exemplo da produção de hortaliças no município de Teresópolis. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

SILVA, Elias. O papel da cidade de Rondonópolis no Complexo Agroindustrial no Sudeste de Mato Grosso. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CASTRO, Bernardo Cardoso. Adensamento Urbano no centro-sul de Rondônia. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

AZEVEDO, Ana Lúcia Vieira. Informação geográfica e imprensa: o caso do desenvolvimento sustentável. Orientador(a): Bertha Becker

 

1998

CAVACO, Adriana de Sá Barcelos. Limites e perspectivas da viabilização da Reforma Urbana dos “Novos Planos Diretores”: reflexões com base nos casos do Rio de Janeiro e Angra dos Reis. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

ARAÚJO, Ana Paula Correia. Alternativas tecnológicas na agricultura de Nova Friburgo: um caminho para o desenvolvimento sustentável. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

CAMPOS, Andrelino de Oliveira. Do Quilombo à Favela: o tráfico de drogas enquanto estratégia de sobrevivência ilegal nos marcos de uma ordem segregacionista. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

SILVA, Antônio Alves. O complexo Agroindustrial da Soja no Cerrado Matogrossense: um modelo de construção de um novo espaço capitalizado no sudeste do estado de Mato Grosso. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

CARVALHO, Luzineide Dourado. A pequena produção capitalizada da região agrícola de Irecê: permanência e estratégias. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

MADSEN, Paulo Frederic Hald. Utilização do geoprocessamento como suporte à gestão do território nos municípios: uma contribuição metodológica para tratamento dos dados espaciais. Orientador(a): Claudio Egler.

OLIVEIRA, Renata Ribeiro. Inovações produtivas e seus atores no espaço rural do Rio de Janeiro: a Truticultura e Caprinocultura leiteira no município de Nova Friburgo. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

RAMOS, Teresa Mônica Mavignier de Andrade. Interações espaciais no estado de São Paulo: uma análise comparativa entre dois tipos de rede. Orientador(a): Roberto Lobato.

 

1997

RIBEIRO FILHO, Vitor. Modalidade residencial em Manaus: uma análise introdutória. Orientador(a): Roberto Lobato.

PINTO, Vicente Paulo dos Santos. A implantação da reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá: um caso no processo de reorganização territorial da Amazônia Brasileira no final do séc. XX. Orientador(a): Bertha Becker

NORONHA, Rudolf. Emancipação municipal: implicações espaciais da divisão político-administrativa do território fluminense. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

BARROS, Regina Cohen. Agricultura e propriedades do solo em área de relevo acidentado: Paty do Alferes. Orientador(a): Ana Maria de Souza Mello Bicalho.

GUIMARÃES, Marlene Maria Moreira. O nível técnico, organização do trabalho e reorganização do espaço: o caso da indústria do esmagamento da soja em Rondonópolis – MT. Orientador(a): Julia Adão Bernardes.

OLIVEIRA, Jose Danilo Lopes. Recursos naturais e desenvolvimento sustentável: um estudo de caso da indústria de rochas ornamentais do estado do Ceará. Orientador(a): Claudio Egler.

 

1996

MARANHÃO, Vinicius Albuquerque. Pantanais Mato-grossense: da caça e pesca ao ecoturismo. Orientador(a): Leila Duarte Dias

COSTA, Valeria Grace. A mobilidade residencial: um estudo de caso na Favela Pau da Fome, município do Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

MATTOS, Regina Célia. O papel das pequenas médias e médias empresas no contexto das recentes mudanças de ordem internacional: análise e algumas tendências. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro (1858-1945). Iná Elias de Castro.

TAVARES, Celso Vicente Mussa. Padrões de localização de bancos privados no Brasil. Orientador(a): Roberto Lobato.

SILVA, Augusto Cesar Pinheiro. Gestão e território: as práticas corporativas de uma empresa na gestão do seu território – o caso da Fleischmann e Royal no Nordeste Fluminense. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão. 

1995

DORFMAN, Adriana. A escala residencial e as estratégias nacionais: a triticultura gaúcha e o Mercosul. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

SILVEIRA, Carmen Beatriz. O uso residencial na área central do Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

CASTRO, Dione Maria Marinho. Gestão ambiental de bacias hidrográficas. Vertentes técnico-científica e político-institucional – caso região dos lagos. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

SILVA, Eloísa Carvalho de Araújo. Produção do espaço-paisagem em periferia rural-urbana de Niterói: o caso da área em torno da estrada velha de Maricá. Orientador(a): Roberto Lobato.

MENEZES, Lais Almeida. Em busca de um novo padrão de desenvolvimento: o ambientalismo e as formulações de políticas públicas na Amazônia. Orientador(a): Bertha Becker.

DOMINGUES, Marcelo Vinicius de La Rocha. Superporto do Rio Grande: Plano e realidade. Elementos para uma discussão. Orientador(a): Bertha Becker.

BIASOTTO, Rosane Coreixas. Os pescadores de Itaipú: a construtução de uma territorialidade. Orientador(a): Marcelo Lopes de Souza.

SOUZA, Sônia Bastos. “Organizações não governamentais e redes: uma visão geográfica. Orientador(a): Roberto Lobato. 

1994

MAIA, Carlos Eduardo Santos. Segregação residencial urbana (análise teórica e síntese comparativa entre as perspectivas positivista e marxista).  Orientador (a): Roberto Lobato.

PEITER, Paulo César. O desenvolvimento das redes elétricas de transmissão no Brasil: dos sistemas locais aos sistemas interligados regionais. Orientador (a): Leila Dias.

BARBOSA, Regina Coeli Zuma Moreira. Espaço e segregação residencial em Harare – Zimbábue: Herança do passado colonial e permanência após a Independência. Orientador (a): Roberto Lobato.

1993

COSTA, Rosalina Maria. Em busca de espaço perdido – a reconstrução das identidades espaciais do bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

RODRIGUES, Rejane Cristina de Araújo. O imaginário oligárquico no programa de irrigação do Nordeste. Orientador(a): Iná Elias de Castro.

LIMA, Patrícia Aparecida Bezerra de Oliveira. A atividade pesqueira em Arraial do Cabo: uma avaliação de sua importância para a Gestão do Território. Orientador(a): Claudio Egler.

ASSUNÇÃO,Maria Luiza Portes Rizzo. A espacialidade das relações entre os circuitos superior e inferior da economia urbana: a reciclagem de papel no Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

MAGINA, Manoel Augusto de Andrade. Espaço agrário e modernização produtiva. Uma abordagem especial dos investimentos públicos – O Vale do São João (RJ). Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

MARTINS, Luciana de Lima. Friedrich Rlatzel através de um prisma. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

LIMA, Ivaldo Gonçalves. Fragmentação política e territorial em Carajás. Orientador(a): Bertha Becker.

BIENESTEIN, Glauco. Acumulação de capital e espaço urbano: o exemplo do shopping center. Orientador(a): Roberto Lobato.

SILVA, Eunice Isaías. Agroindústria da cana em Goiás – Transformações, espaço-sociais e o trabalho da mulher canavieira. Orientador(a): Rosa Ester Rossini.

NACIF, Cristina Lontra. Rede urbana do sudeste: uma análise através dos fluxos telefônicos. Orientador(a): Roberto Lobato.

COSTA, Cláudio Barbosa. O negócio da terra: o parcelamento da terra em Araruama. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

SILVA, Carlos Alberto Franco. Gestão do território e questão regional: complexo industrial portuário de Suape. Orientador(a): Bertha Becker.

REIS, Carla de Brito. A localização da população de alto status em Santo Ângelo – RS. Orientador(a): Roberto Lobato.

DAMASCENO, Angela Nunes. Os miasmas, os médicos e a relação homem-natureza na cidade do Rio de Janeiro no século XIX. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

SILVA, Ana Cristina Lima Barreiros. A produção do espaço em Porto Velho – Rondônia. O papel de um agente múltiplo: um estudo de caso. Orientador(a): Roberto Lobato.

LOPES, Alberto Costa. A aventura da cidade industrial de Tony Garnier em Volta Redonda. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

1992

HOLZER, Werther. A Geografia Humanista – Sua trajetória de 1950 e 1990. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MOURA, Sônia Maria Soares. Cidade na escola: um confronto de visões. Orientador(a): Nilda Vargas Netto.

COSTA, Rui Nuno Lopes Teixeira Rodrigues. Pensar no mar para poder pescar: o espaço da pesca de litoral na baía de Sepetiba, RJ. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão

BERTONCELLO, Rodolfo Valentin. Processo de modernização e espaço local: o caso do Município de Angra dos Reis (RJ). Orientador(a): Bertha Becker

MELLO, Raimundo Lopes. Acre – Espaço em transformação. Orientador(a): Bertha Becker

MACHADO, Mônica Sampaio. A territorialidade pentecostal: um estudo de caso em Niterói. Orientador(a): Roberto Lobato.

COIMBRA, Mônica Martins. A contribuição para os estudos da evolução de esporões laguna – Lagoa de Araruama-RJ. Orientador(a): Mauro Argento.

TAVARES, Maria Goretti da Costa. O Município do Pará, a dinâmica territorial – Município de São João de Araguaia. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

DIB, Khalil Antônio. O transporte de sedimentos em suspensão e a concentração de metais pesados em sedimentos de fundo nos rios da Baixada de Sepetiba. Orientador(a):  Mauro Argento.

FALCÃO, José Augusto Guedes. Mecanismos de circulação e transferência de valor: o caso do turismo internacional no Rio de Janeiro – RJ. Orientador(a): Leila Duarte dias

PEREIRA, João Eduardo de Alves.  Itajubá e Santa Rita do Sapucaí: A construção de um polo científico-tecnológico no sul de Minas Gerais. Orientador(a): Bertha Becker

MIRANDA, João Carlos. Intercepção das chuvas pela vegetação florestal e serrapilheira nas encostas do Maciço da Tijuca: Parque Nacional da Tijuca, RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

OLIVEIRA, Isabel Cristina Eiras. Desejo e desenho na Amazônia urbana. Orientador(a): Bertha Becker

FREITAS, Inês Aguiar. Em nome do Pai: A Geografia dos jesuítas no Brasil nos séculos XVI, XVII e XVIII. Orientador(a): Lia Osorio Machado.

SILVA FILHO, Eliomar Pereira. Movimentos de massa na verteble sul florestada do Maciço da Tijuca: Casos de Fevereiro/1988 nas estradas Dona Castorina e Vista Chinesa. Orientador(a): Franklin Antunes.

PENHA, Eli Alves. A criação do IBGE no contexto de centralização política do Estado Novo. Orientador(a): Bertha Becker

SANTOS, Carlos. A paisagem sanitária de Porto Velho – Rondônia. Orientador(a): Roberto Lobato.

FARIA, Antônio Paulo de. A erosão em microbacias e suas conseqüências sobre os canais fluviais efêmeros. Intermitentes e perenes. Orientador(a): Jorge Soares Marques.

BENCKER, Ana Cristina Teixeira. Relações espaciais e temporais entre parâmetros bióticos e abióticos na baía do Espírito Santo. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

1991

SERPA, Vera Schrader. O subcentro comercial do Méier: contribuição ao estudo da estrutura varejista intra-urbana derivada do processo de descentralização da metrópole do Rio de Janeiro. Orientador(a): Roberto Lobato.

CARVALHO, Vânia Maria Salomon. Morfologia e sedimentação da plataforma continental interna entre Saquarema e Cabo Frio-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

SILVA, Telma Mendes. Evolução geomorfológica e sedimentação de canais erosivos hologênicos no médio vale do Rio Paraíba do Sul. Orientador(a): Josilda Moura.

ALVARENGA, Silvia Maria. Processamento digital de imagens na percepção do meio ambiente: uma contribuição no sul do Espírito Santo – Brasil. Orientador(a): Jorge Soares Marques.

ROSAS, Reiner Olibano. FORMACAO DE SOLOS EM AMBIENTE MONTANHOSO FLORESTAL : MACICO DA TIJUCA, RJ. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

ALVES, Orane Falcão de Souza. Associações de molusco e equinidermas da plataforma continental interna entre Cabo frio e Saquarema (RJ) e suas características ambientais. Orientador(a): Dieter Muehe.

OLIVEIRA, Márcio. Bangú: de fábrica-fazenda e cidade-fábrica a mais uma fábrica da cidade. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

RAMIRES, Julio César de Lima. As grandes corporações e a dinâmica sócio-espacial – Ação da Petrobrás em Macaé. Orientador(a): Roberto Lobato.

MELLO, João Baptista Ferreira de Mello. O Rio de Janeiro dos compositores da música popular brasileira (1928-1991): uma interpretação à Geografia Humanística. Orientador(a): Roberto Lobato.

JESUS, Gilmar Mascarenhas. As grandes corporações e a dinâmica sócio-espacial – Ação da Petrobrás em Macaé. Orientador(a): Roberto Lobato.

CASTRO JR., Evaristo. O papel da fauna endopedônica na estrutura física do solo e implicação na hidrologia de superfície. Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

RODRIGUES, Eduardo Luis Pereira.  Ideologia e meio ambiente – A construção de uma imagem pela imprensa carioca. Orientador(a): Claudio Egler.

SENNA, Cristina do Socorro Fernandes. Condições paleoambientais relacionais à ocupação da Baía de Guanabara, planície costeira do Rio João e litoral de Cabo Frio por sociedades pré-históricas – coletores e pescadores do litoral. Orientador(a): Elmo da Silva Amador.

LOTUFO, César Augusto. A ocupação humana do litoral centro-sul fluminense e suas implicações ambientais: uma abordagem interdisciplinar. Orientador(a): Elmo da Silva Amador.

DEUS, Carlos Edegard. O papel da escavação de gênero ATTA no controle da hidrologia e erosão no solo em ambiente de pastagem – Bananal(SP). Orientador(a): Ana Luiza Coelho Netto.

SILVA, Benedita Aglai Oliveira. Variação nas margens da Lagoa de Maricá e a colonização vegetal dos cordões arenosos. Orientador(a): Dieter Muehe.

CORREA, Aureanice de Mello. Condomínio Novo Leblon, Barra da Tijuca, RJ: Uma maternitude do capital. Orientador(a): Ana Clara Torres Ribeiro.

BELYTH, Anna Bella. O lugar da permanência no contexto da mudança. Orientador(a): Ana Clara Torres Ribeiro.

COSTA, Ademir Araújo da Costa. Tecnologias x Desemprego: o caso da região salineira de Macau-RN. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

1990

SANTOS, Alexandre Antonio de Mello. Evolução pedogeomorfológica de seqüências coluviais neoquaternárias: Bananal – SP. Orientador(a): Franklin Antunes.

CORREA, Carlos Henrique Tavares. Contribuição ao estudo evolutivo da Restinga da Maçamba-RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

BALLESTER, Eduardo Peralta. O plano piloto da Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá – 1970-1980. Um estudo das relações existentes entre o Estado e o Capital Imobiliário no processo de produção do espaço urbano. Orientador(a): Claudio Egler.

LEITÃO, Gerônimo Emilio Almeida. O plano piloto da Barra da Tijuca e baixada de Jacarepagua – 1970/1998-Um estudo das relações existentes entre o Estado e Capital Imobiliário no processo de produção do espaço urbano. Orientador(a): Claudio Egler.

LESSA, Guilherme Camargo. Hidráulica e sedimentação do canal de Itajuru – Laguna de Araruama (RJ).  Orientador(a): Dieter Muehe.

BARBOSA, Jorge Luiz. Modernização urbana e movimento operário. Orientador(a): Mauricio de Almeida Abreu.

JUNQUEIRA, Márcia Botelho. A legislação urbanística de interesse social: o espaço dos loteamentos. Orientador(a): Carlos Nelson dos Santos.

PEDLOWSKI, Marcos Antonio. Entradas atmosféricas de nutrientes e poluentes no ecossistema da Baía de Sepetiba. Orientador(a):Luiz Drude de Lacerda.

VILLAC, Maria Célia. O fitoplâncton como um instrumento de diagnose e o monitoramento ambiental: estudo de caso da Baía de Guanabara. Orientador(a): Dieter Muehe.

VIEIRA, Maria Cristina Weyland. Fitogeografia, florestas e conservação em Monte Belo. Minas Gerais – estudo de caso: Fazenda Lagia. Orientador(a): Jorge Carauta.

MENEZES, Maria Lucia Pires. Parque indígena do Xingu: a construção de um território. Antônio Carlos de Souza Lima.

1989

EVANGELISTA, Hélio de Araújo. Uma abordagem geográfica à reivindicação por equipamento sanitário. Orientador(a): Bertha Becker.

VIANA, Márcia Coelho de Segadas. Recessão e participação feminina no mercado de trabalho no estado de São Paulo. Orientador(a): Nelson do Valle  Silva.

OKUDA, Miyuki. Pequena produção agrícola nos municípios de Guaraçaí e Andradina – SP. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

IGNARRA, Sônia Maria Nunes. Estudos de arenitos de praias submersos no litoral do Rio de Janeiro. Orientador(a): Dieter Muehe.

STROHAEKER, Tania Marques. O bairro de São Cristovão: de arrebalde aristocrático à periferia do Centro. Orientador(a): Roberto Lobato. 

1988

GOMES, Paulo César da Costa. As razões da região. Orientador(a): Bertha Becker.

SOUZA, Marcelo José Lopes. O que pode o ativismo de bairro? Reflexão sobre as limitações e potencialidade do ativismo de bairro à luz de um pensamento autonomista. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

DEUS, José Antônio Souza. Os impactos sócios-ambientais da mineração e a resistência cultural e territorial das nações indígenas. Orientador(a): Carlos Minc Baumfeld.

TÖTH, Elba Moares Rego. Sítios arqueológicos e cacimbas na formação salitre e pinturas rupestres na formação Morro do Chapéu – Chapada Diamantina, Brasil – Um estudo interdisciplinar à luz do seu contexto arqueológico, geológico e paleontológico. Orientador(a): Rodo Ávila Medeiros.

1987

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro. Estudo sobre a deposição e decomposição da serrapilheira no Parque Nacional da Tijuca. Orientador(a): Luiz Drude de Lacerda.

MARQUES, Regina Coeli Carneiro. Geomorfologia e evolução da região costeira do complexo estuarino-lagunar Mundaú-Manguaba – AL. Orientador(a): Gilberto Macedo dias.

TAVARES, Ney Pinto. O relacionamento morfopedogênico em uma seção transversal ao Vale do Caxambu Pequeno no município de Petrópolis – Estado do rio de Janeiro. Orientador(a): Franklin Antunes

PESSOA, Maria Zélia da Costa. Subsídios a bioestratigrafia do quaternário superior no planalto sudeste do Brasil – Região de Bananal – SP – Estudo Preliminar. Orientador(a): Dieter Muehe.

RAMOS, Maria Cristina Lemos. Monitoramento do uso da terra e condições de drenagem em área do Distrito Federal. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

NUNES, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa. Mudança de uso da terra e erosão: uma avaliação por foto interpretação e geoprocessamento. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

GUIMARÃES, Edna Maria Machado. Impacto da urbanização sobre a atividade pesqueira no município de Maricá, RJ. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

COSTA, Célia Diogo Alves. Contribuição ao estudo da mobilidade do trabalho em Miguel Pereira: o caso dos trabalhadores de múltiplas ocupações. Orientador(a): Bertha Becker

SILVA, Antonio Rodrigues. Folias de Reis na Baixada Fluminense: reprodução das relações sócio-culturais do campo no tecido urbano. Orientador(a): Carlos Minc Baumfeld

OLIVEIRA, Antonia Fernanda Chaves. Complexo industrial de Sines: impactos e avaliações. Orientador(a): Luiz Manoel Gazanneo.

1986

MARTINS, Angela Maria Moreira. O parcelamento da terra no município de Maricá, Estado do Rio de Janeiro. Orientador (a): Bertha Becker.

CARDOSO, Elizabeth Dezouzart. O capital imobiliário e a expansão da malha urbana do Rio de Janeiro: Copacabana e Grajaú. Orientador(a): Roberto Lobato.

BAHIANA, Luis Cavalcanti da Cunha. Contribuição ao estudo da questão da escala na geografia: escalas em geografia urbana. Orientador(a): Olga Maria Friedrich.

MELLO, Marcus Pereira. Escalas e levantamentos de recursos naturais no Estado de Minas Gerais. Orientador (a): Bertha Becker.

COSTA, Nadja Maria Castilho. Geomorfologia estrutural dos maciços litorâneos do Rio de Janeiro. Orientador (a): Hélio Monteiro Penha

COSTA, Rogério Haesbaert. A campanha gaúcha e o resgate da identidade regional. Orientador (a): Bertha Becker. 

1985

SILVA, Agenor Cunha. Sedimentação e morfologia do fundo da plataforma continental interna nas proximidades da Ilha do Cabo Frio – RJ. Orientador(a): Dieter Muehe.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os limites do “limites do crescimento”: uma contribuição à reflexão sobre a natureza e história. Orientador(a): Milton Santos

SILVA, Eliane Alves. Aplicações do sensoreamento remoto. O estudo da microregião Açucareira de Campos. Orientador(a): Placidino Fagundes

FRIZZO, Leoni Massochini. A indústria de material de transporte em Caxias do Sul – RS. Orientador(a): Gervásio Neves

SANTOS, Maria Cristina Siqueira. Permanência e mudança no uso do solo: o bairro do Jardim Botânico – RJ. Orientador(a): Roberto Lobato.

MAFRA, Neusa Maria Costa. Análise das limitações do uso do solo por susceptibilidade à erosão no município Engenheiro Paulo de Frontin – RJ: uma abordagem sob o ponto de vista pedológico. Orientador(a): Franklin Antunes.

FERRARI, Onorina Fátima. Organização espacial do agreste do sertão de Alagoas: a redefinição dos centros urbanos. Orientador(a): Roberto Lobato.

1984

BRITO, Maria Socorro. A desigual apropriação do espaço: o novo e o velho no Cariri canavieiro. Orientador (a): Rivaldo Gusmão.

PACHECO, Susana Mara Miranda.Produção e reprodução de loteamentos na periferia do Rio de Janeiro. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

MOREIRA, Ruy. Contradições fabris, espaço e ordenação de classes (a questão cidade-campo no Brasil). Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

RABHA, Nina Maria de Carvalho Elias. Cristalização e resistência no Centro do Rio de Janeiro. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

1983

GUERRA, Antônio José Teixeira. Delimitação de unidades ambientais na Bacia do Mazomba – Itaguaí – RJ. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

ABREU, Irlane Gonçalves. O crescimento da zona leste de Teresina – Um caso de segregação. Orientador(a): Roberto Lobato.

O’NEILL, Maria Mônica Vieira Caetano. Segregação racial: um estudo do caso. Orientador(a): Roberto Lobato.

MOURA, Sandra Côrrea. Aspectos da pequena produção em Mato Grosso: O Caso de Jaciara e Juscimeira. Orientador (a): Bertha Becker.

ACÁCIO, Wilson Guilherme. A absorção da mão de obra nos bairros periféricos de Juiz de Fora. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

BERNARDES, Júlia Adão. Espaço e movimentos reivindicatórios: “O caso de Nova Iguaçu”. Orientador (a): Bertha Becker. 

1982

HAMMERLI, Sulamita Machado. A racionalização da produção canavieira na região de Campos e seus reflexos sobre a organização do espaço agrário. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

HEES, Dora Rodrigues. Transformações no espaço agrário numa área de fronteira agrícola: a microrregião Médio Tocantins-Araguaia. Orientador (a): Rivaldo Gusmão.

MOREIRA, Lana Lima. Complexos Industriais. Orientador(a): Speridião Faissol.

ALMEIDA, Roberto Schmidt. Atuação recente da incorporação imobiliária no município do Rio de Janeiro: tendências espaciais vigentes e alternativas futuras. Orientador(a): Roberto Lobato.

RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos. Padrões de localização industrial e fluxos materiais na área metropolitana de Salvador. Orientador(a): Olga Maria Friedrich.

BARBOSA, Silvete. Cultura fumigeira e mobilidade da força de trabalho em Arapiraca – Alagoas. Orientador (a): Mauricio de Almeida Abreu.

LIMA, Iracilde. Caracterização Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Poti. Orientador(a): Jorge Xavier da Silva.

VALLEJO. Luiz Renato. Influência do litter na distribuição das águas pluviais. Orientador(a): Maria Mousinho de Meis.

ALMEIDA, Neide Oliveira. Delimitação de unidades de manejo ambiental com base em unidades geomorfológicas. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.  

1981

MAGNAGO, Angélica Alves. Tamanho do estabelecimento rural, rendimento e produtividade – O caso do Vale do Paraíba Paulista. Orientadora: Bertha Becker.

MELLO, Nilo David Coelho. Mobilidade residencial na cidade do Rio de Janeiro – um estudo de estratificação sócio-espacial. Orientador Roberto Lobato.

AGUIAR, Tereza Coni. Urbanização em Mato Grosso. Um exemplo Rondonópolis. Orientadora: Maria Therezinha Soares.

LINS, Carlos José Caldas. Crescimento dos centros urbanos do nordeste do Brasil no Período 1960-1970. Orientadora: Bertha Becker.

BICALHO, Ana Maria de Souza Mello. A pecuária e as transformações do agreste – o exemplo da Guarabira. Orientador (a): Bertha Becker.

CARVALHO, Leila Christina Dias. Uma interpretação geográfica do acesso a recursos sociais: a saúde em Copacabana. Orientador (a): Bertha Becker.

BUSS, Maria Dolores. Classificação ambiental do sul catarinense para fins turísticos. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

CORRÊA, Rui Erthal A. Organização espacial das atividades terciárias em Niterói. Orientador (a): Roberto Lobato. 

1979

NETTO, Ana Luiza Coelho. O processo erosivo das encostas do Maciço da Tijuca, RJ – Parte II: Condicionantes e diretrizes. Orientador (a): Maria Mousinho de Meis.

HIJAR, Elizabeth. Conjuntos habitacionais e deslocamentos para o trabalho e compras. Orientador (a): Roberto Lobato.

OLIVEIRA, Evangelina Xavier Gouveia. Primazia e acessibilidade: um estado do caso. Orientador(a): Speridião Faissol.

MOURA, Josilda Rodrigues da Silva. O quaternário superior na região do médio vale Paraíba do Sul. Orientador (a): Maria Mousinho de Méis.

ARAUJO, Joselita Maria dos Santos. Contribuição ao estado de pobreza urbana: o caso do Rio de Janeiro. Orientador (a): Bertha Becker.

COELHO, Maria Célia Nunes. Estudo quantitativo de ambientes: o oeste do Estado do Rio de Janeiro e o município do Rio de Janeiro. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

MACHADO, Lia Osorio. Urbanização e política de integração no norte de Goiás. Orientador (a): Bertha Becker.

GOES, Maria Hilde de Barros. Ambientes costeiros do Estado de Alagoas. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

ARGENTO, Mauro Sérgio Fernandes. A planície deltaica do Paraíba do Sul: um sistema ambiental. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

DIGIÁCOMO, Milton. Ecologia fatorial de aglomeração de Florianópolis. Orientador(a): Olga Maria Friedrich.

SOBRAL, Miriam Lúcia Nobre. Um estudo da organização do espaço agrário do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador(a): Speridião Faissol.

1978

SOUZA, Albenides Ramos de. Estudo locacional para a implantação de escolas profissionalizantes de 2° grau no município de Nova Iguaçu – RJ. Orientador (a): Roberto Lobato.

MAIO, Celeste Rodrigues. Evolução geomorfológica do Maciço da Pedra Branca. Orientador(a): João Bigarella.

SILVA, Solange Tietzmann. O problema da escala na tipologia agrária: uma aplicação ao Estado de São Paulo. Orientador(a): Speridião Faissol.

MOCELLIN, Rachel Silvia Jardim. Percepção do meio urbano: o caso do Grande Rio. Orientador (a): Lysia Bernardes

CUNHA, Sandra Baptista. Ambiente e características hidrológicas da Bacia Do Alto Rio Grande (Nova Friburgo – Rio de Janeiro). Orientador (a): João Bigarella.

MESQUITA, Olindina Vianna. O modelo de Von Thünen: uma discussão. Orientador(a): Maria do Carmo Galvão.

CHACON, Mario Luiz Chaverri. Padrão de nível de vida e urbanização na Costa Rica. Orientador(a): Olga Maria Friedrich.

FERREIRA, Marilourdes Lopes. Problemas conceituais e metodológicos na Geografia: o conceito regional e métodos de delimitação. Orientador(a): Speridião Faissol.

BRANCO, Maria Luisa Gomes Castello. Urbanização e industrialização em São Paulo. Orientador(a): Speridião Faissol.

RODRIGUES, Maria de Lourdes. Uma forma de ocupação espontânea na Amazônia: povoados do trecho norte de Belém – Brasília. Orientador (a): Bertha Becker.

1977

QUESADA, José Alberto Rueda. El valor del suelo urbano: El caso de San José, Costa Rica. Orientador (a): Roberto Lobato

MIRANDA, Mariana Helena Souza Palhares de. Expansão periférica da metrópole carioca: análise dos padrões residenciais na Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Orientador (a): Lysia Bernardes

BRITO, Maristela Azevedo. Fluxos de produtos industriais do Estado de São Paulo: Aplicação de análise de regressão. Orientador (a): Lysia Bernardes

VIEIRA, Sônia Auxiliadora Bogado. Expansão de uma atividade nova em área agrícola tradicional- A pecuária leiteira na Baixada Campista. Orientador (a): Bertha Becker.

1976

CASTRO, Iná Elias. Desequilíbrio e padrões espaciais de desenvolvimento brasileiro. Orientador (a): Lysia Bernardes

MARQUES, Jorge Soares. Comparações quantitativas entre as baixadas costeiras de Jacarepaguá e Sepetiba. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

LACORTE, Maria Helena Castro. Estrutura da rede rodoviária do estado do Rio de Janeiro: uma contribuição metodológica. Orientador (a): Bertha Becker.

SOARES, William Gonçalves. Regionalização agrícola do Estado do Rio de Janeiro -aplicação de análise fatorial. Orientador (a): Lysia Bernardes.

1975

MUEHE, Dieter Carl Ernst Heino. Análise ambiental no sistema costeiro sul oriental do Estado do Rio de Janeiro. Orientador (a): Jorge Xavier da Silva.

AMADOR, Elmo da Silva. Estratigrafia e sedimentação na Bacia de Resende (RJ). Orientador (a): João Bigarella.

SANT’ANA, Marina Del Negro Coque. Elaboração de um modelo de estrutura espacial para o sistema administrativo no novo Estado do Rio de Janeiro. Orientador (a): Lysia Bernardes

TEIXEIRA, Marlene Pereira de Vasconcelos. Padrões de ligações e sistema urbano – uma análise aplicada aos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro. Orientador (a): Roberto Lobato

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker