Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ

A Biblioteca do PPGG compreende um dos maiores e mais ricos acervos em Geografia do país, com mais de 25.000 títulos referenciados na Base Minerva do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da UFRJ. São livros, teses, dissertações, censos e obras raras da Geografia e de áreas afins, tais como Filosofia, Sociologia, Economia, Planejamento Urbano Regional, História das Ideias e Ciências Naturais. Mais de 180 periódicos nacionais e estrangeiros completam o acervo.

Em 1992, a coleção particular dos geógrafos Lysia e Nilo Bernardes foi adquirida com apoio da Reitoria da UFRJ, ampliando em número e qualidade o acervo da Biblioteca. Mais recentemente as bibliotecas dos docentes Bertha Becker e Mauricio de Almeida Abreu vem sendo gradualmente incorporadas ao acervo.

A Biblioteca do PPGG é integrada à Biblioteca Central do Centro de Matemática e da Natureza – CCMN, que também atende aos alunos e professores do Programa. O acervo continuamente atualizado com a aquisição de novas obras demonstra a importância da Biblioteca do PPGG para a comunidade de Geógrafos e de estudantes de Geografia, não apenas da UFRJ, como também dos cursos de pós-graduação em Geografia da UFF e UERJ entre outros interessados.

Em 2013, a Biblioteca do PPGG passou a se chamar Biblioteca Mauricio de Almeida Abreu, como forma de homenagear a sua atuação decisiva na formação e ampliação do acervo.

INSCRIÇÃO DE USUÁRIO

A inscrição só é permitida aos membros do corpo docente, discente e técnico-administrativo da UFRJ, mediante a apresentação do plano de estudo (alunos) e contra-cheque (professores e funcionários).

BUSCA DIGITAL

Faça uma busca no nosso acervo através da Base Minerva da UFRJ.

CONSULTA LOCAL

A consulta ao acervo é livre, tanto à comunidade acadêmica como ao público em geral.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Este serviço está disponível ao corpo docente, discente e funcionários do Instituto de Geociências, inscritos na Biblioteca.

SERVIÇO DE REFERÊNCIA

O bibliotecário orienta o usuário para a melhor utilização dos catálogos e localização das coleções e efetua levantamento bibliográfico.

RESERVA DE LIVROS

O usuário pode reservar qualquer livro que esteja emprestado. Após a sua devolução a obra ficará à disposição por 2 dias. A ordem de atendimento às reservas é cronológica.

RENOVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO

Pode ser feita diretamente no balcão da biblioteca mediante apresentação da publicação pelo próprio usuário até a data de vencimento ou através desse serviço online, onde o usuário deverá pegar uma senha no balcão de atendimento. A obra só será renovada caso não tenha reserva para outro. Alunos em débito com a biblioteca não poderá renovar nem pegar livro em outra biblioteca da Universidade.

suspensão por atraso

Em caso de atraso, o usuário ficará suspenso pela quantidade de dias de atraso de cada item.

EMPRÉSTIMO

O limite de volumes e os prazos de devolução variam de acordo com o tipo de usuário, conforme o quadro abaixo:

BPPGG

Responsável: Maria Luiza Filgueiras

Endereço: Av. Athos da Silveira Ramos, 274
Prédio do CCMN, Bloco I, Sl.14
Cep: 21941-916 Cidade Universitária
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Tel.: 21 / 3938 9489
Horário: 9h às 16h.

E-mail: bibliotecapgg@igeo.ufrj.br

Acompanhe a biblioteca no Facebook para saber das últimas aquisições.

Biblioteca de Pós-Graduação em Geografia