Observatório de geografia política no ar!

GraduaçãoPesquisaPós-GraduaçãoComentários desativados em Observatório de geografia política no ar!

Já está no ar o observatório de geografia política, blog mantido pelo grupo GEOPPOL, do Departamento de Geografia da UFRJ.

No primeiro post, os coordenadores do grupo, Iná Elias de Castro e Rafael Winter Ribeiro, apresentam os objetivos do blog:

“Desde a redemocratização do país, nunca vivemos tempos de tão forte invasão da política nas mídias de todos os tipos, nas rodas de conversas, nas crônicas do cotidiano, nos debates das esferas públicas, nas manifestações em ruas e praças. Alguns temas são recorrentes: democracia, cidadania, eleições, representação política, corrupção, desigualdade social,segurança pública, violência, territórios urbanos dominados por facções criminosas etc. Considerando a ubiquidade do espaço, cada um desses temas compõe, de forma direta ou indireta, a pauta da geografia política e podem ser analisado se discutidos a partir dela.

Alguns temas apontam para questões estruturantes nas quais se alinham as complexas relações entre o aparato estatal, a sociedade e o território: desigualdade social, educação, habitação, segurança, saúde, saneamento básico. Nesta perspectiva, as questões regionais emergem, bem como as escalas do local, do nacional e do global.

Trabalhos de pesquisas desenvolvidos no GEOPPOL/UFRJ esmiuçaram algumas dessas questões cujos resultados serão apresentados para debate no Blog do Observatório da Geografia Política que estamos inaugurando. A pauta é variada e oportuna em tempos de tantas opiniões, tomadas de posições e paixões nem sempre balizadas por evidências que se revelam pela análise séria e sistemática de dados e informações.”

Para saber mais sobre a iniciativa, visite o site do blog.

 

 

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker