Pós-GraduaçãoDoutoradoManifesto do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Manifesto do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro se solidariza com a população brasileira e com a comunidade acadêmica pela perda irreparável do Museu Nacional, patrimônio de valor inestimável para muitas gerações de brasileiros que o visitavam e para a comunidade acadêmica que o mantinha vivo.

O incêndio ocorrido no Museu Nacional – como outros ocorridos na história recente da UFRJ – é uma tragédia anunciada que reflete décadas de descaso para com políticas públicas e projetos de longo prazo voltados à educação, pesquisa e às instituições culturais do país. Esta tragédia resultou na extinção de seu acervo etnográfico, botânico, geológico, histórico e artístico, memória da nação tornada cinzas.

Externamos nossa comoção e solidariedade para com os professores, pesquisadores, técnicos e alunos que por tantos anos lutaram pela manutenção do Museu como uma instituição pública de referência para a sociedade brasileira e internacional.

Abracemos o Museu Nacional.

Instituto de Geociências
Departamento de Geografia