Linhas e Projetos de Pesquisa

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFRJ atualmente funciona com duas áreas de concentração: Organização e Gestão do Território e Planejamento e Gestão Ambiental. A concepção fundadora do PPGG tem sido a de evitar a dicotomia Geografia Física-Geografia Humana e buscar a integração entre ensino e pesquisa.

Organização e Gestão do Território

ESPAÇO E DINÂMICAS URBANO-REGIONAIS DESCRIÇÃO

Esta linha de pesquisa aborda os processos e as formas espaciais criadas pela ação humana, referindo-se às atividades econômicas e ao espaço social do mundo agrário e urbano.

GEOPOLÍTICA E TERRITORIALIDADE DESCRIÇÃO

As práticas políticas, efetivadas tanto pelo estado como por outras instituições sociais são analisadas numa perspectiva territorial.

CULTURA, INFORMAÇÃO E CIDADANIA DESCRIÇÃO

A dimensão cultural do espaço, envolvendo crenças, valores, mitos e símbolos decorrentes da comunicação, constitui o objeto desta linha de pesquisa.

DESENVOLVIMENTO, AMBIENTE E TERRITÓRIO DESCRIÇÃO

Estudos temáticos e análises prospectivas sobre as relações entre desenvolvimento e ambiente e seus impactos sobre a organização e gestão do território.

Planejamento e Gestão Ambiental

PROCESSOS GEOMORFOLÓGICOS E EVOLUÇÃO DA PAISAGEM

Análise dos processos geomorfológicos continentais e costeiros, no território brasileiro, através de trabalhos de campo, laboratório e gabinete, com o objetivo de se compreender a evolução da paisagem.

INTERAÇÕES GEOECOLÓGICAS E BIODIVERSIDADE

Análise das interações geoecológicas e da biodiversidade em áreas continentais e costeiras do território brasileiro. Essa linha leva em conta as interações entre os elementos bióticos e abióticos dos ecossistemas.

DINÂMICA HIDROCLIMÁTICA

Análise da dinâmica hidroclimática, levando em consideração aspectos hidrológicos e climáticos, em especial considerando a atuação antrópica como um agente modificador dessa dinâmica.

GEOPROCESSAMENTO

Criação de softwares relacionados ao geoprocessamento, bem como aplicações do geoprocessamento a questões geográficas, regionais, urbanas e ambientais.

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker