Departamento

Histórico

Criado em 1935, O Departamento de Geografia da UFRJ é um dos mais antigos da Universidade e o segundo mais antigo departamento de geografia do Brasil. Desde a sua criação até hoje, é considerado como um dos principais centros de formação de Geógrafos, professores de Geografia e de produção geográfica no país.

O corpo docente do Departamento de Geografia possui elevada qualificação e importante presença junto aos órgãos de fomento e promoção científica, com diversos pesquisadores de nível 1 no CNPq e integrando, ou tendo integrado, os Comitês das Áreas de Geografia Humana e Geociências, na CAPES e no CNPq.

O passado e o presente do Departamento de Geografia são marcados por uma atenta preocupação de seu corpo docente em atender as múltiplas demandas e interesses de ensino e pesquisa da Sociedade, da Universidade e do Estado em seus diferentes níveis. Para tanto, o Departamento encontra-se em contínuo processo de mudança, promovendo revisões curriculares, criação de cursos novos, eventos e atividades complementares à formação do profissional de Geografia. A preocupação com o aprimoramento do ensino e com a prática profissional tem aproximado o ensino formal dos cursos de Graduação à pesquisa, havendo um número significativo de graduandos envolvidos em projetos de pesquisa departamentais e externos.

O Departamento conta, em média, com 80 bolsas de pesquisa para graduandos de diferentes categorias, seja de Iniciação Científica, Licenciatura ou Extensão, ofertadas por diversos órgãos de fomento (UFRJ, CNPq e FAPERJ).

Estrutura

O Departamento possui 16 laboratórios onde seus professores desenvolvem trabalhos juntamente com os alunos, nas seguintes linhas de pesquisas: Cultura, Informação e Cidadania; Ambiente e Território; Espaço e Dinâmica Urbano-Regionais; Geopolíticas e Territorialidade; Dinâmica Hidroclimática; Geoprocessamento; Interações Geoecológicas e Biodiversidade; Processos Geomorfológicos e Evolução da Paisagem.

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker