Seminário Rio 450: Territórios e Paisagens em Transformação

14 de dezembro até 17 de dezembro 09:00 - 18:00

Em 2015, ao mesmo tempo em que a cidade do Rio de Janeiro comemora seus 450 anos, o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa oito décadas de fundação. Com um histórico significativo de produção de conhecimento sobre a cidade acumulado ao longo destes oitenta anos, tendo abrigado em seus quadros pesquisadores reconhecidos que dedicaram parte significativa de sua produção intelectual à cidade, como Lysia Bernardes e Mauricio Abreu, o Departamento de Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Geografia possuem hoje laboratórios e grupos de pesquisa consolidados que se debruçam sobre os mais diferentes aspectos da espacialidade da urbe carioca. Se a abordagem geográfica é a linha de condução das pesquisas realizadas, o diálogo frequente com outros campos do conhecimento realizado a partir de diferentes bases teóricas e metodológicas também deve ser ressaltado, o que faz com que a produção do conhecimento sobre a cidade realizada na UFRJ seja, antes de tudo, plural.

No intuito de evidenciar essa pluralidade e, principalmente, fomentar o debate com outros institutos de ensino e pesquisa e outros campos do conhecimento, convidamos os pesquisadores e todos aqueles interessados na reflexão sobre a capital fluminense para o seminário Rio 450: Paisagens e Territórios em Transformação.

O evento tem como objetivo suscitar a reflexão sobre as dinâmicas socio-espaciais na cidade do Rio de Janeiro, em diferentes escalas e temporalidades. Ao longo de seus 450, a cidade se transformou e se diversificou. Diferentes territorios e territorialidades foram produzidos, desfeitos e refeitos. Diferentes paisagens foram imaginadas, interepretadas, valorizadas ou esquecidas. Processos que, longe de terem uma direção única, são múltiplos, incorporam agentes heterogêneos, projetos conflitantes, e evidenciam a complexidade atual e pretérita da da produção do ambiente urbano.

A partir de diferentes leituras do espaço urbano carioca, convidamos os alunos de graduação, mestrado, doutorado e profissionais da geografia e de áreas correlatas, a submeterem trabalhos e participarem das discussões.

Conheça a programação em: http://ptrio450.wix.com/tptrio450