IV Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira – IV Geofrontera

20 de setembro até 23 de setembro

O evento Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira (Geofronteira) surgiu como iniciativa, organização e realização do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE –, Campus de Marechal Cândido Rondon. Com a preocupação e o interesse na agregação e encontro de pesquisadores, professores, artistas e ativistas sobre as questões que perpassam relações de/nas fronteiras brasileiras, o I Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira: Espaços de Fronteira – Território e Ambiente foi realizado em 2011, em Marechal Cândido Rondon, oeste paranaense, e estreitamente em contato (de aproximação e de distanciamento) com a fronteira com o Paraguai (o I Geofronteira ocorreu concomitantemente ao III Seminário Regional Sobre Território, Fronteira e Cultura e a VII Expedição Geográfica da Unioeste). O seminário, que contou com a participação de 300 pessoas do Brasil, Argentina e Paraguai, sobretudo, ensejou a formação do grupo denominado “Iniciativa Geofronteiras”, agregando, naquele momento, pesquisadores e professores brasileiros e argentinos (Programas de Pós-Graduação em Geografia, em Ciências Sociais e em Sociedade, Cultura e Fronteiras [UNIOESTE], em Geografia e em Sociologia (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD – Dourados – Mato Grosso do Sul) e em Antropologia (Univesidade Nacional de Missiones – UNaM – Posadas – Argentina).
Desse modo, na medida em que a Iniciativa Geofronteira vem agregando sujeitos e instituições do Brasil, Argentina e Paraguai, e que as três primeiras edições do evento já percorreram os três países, o grupo definiu que o IV Seminário Internacional dos Espaços de Fronteira (IV Geofronteira) retorna, novamente, ao Brasil. Em encontros do grupo, definiu-se, assim, a UFGD como local do evento, a ser realizado no período de 20 a 23 de setembro de 2017 com o tema: Por Fronteiras do Encontro, Por Encontros na Fronteira / Por la Fronteras de Encuentros / Por Encuentros en la Frontera.
Saiba mais em: http://www.geofronteiras.com/apresentacao.php