IV JGEOTEC – Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro

5 de novembro até 8 de novembro

O Rio de Janeiro configura-se como um importante polo de pesquisas em geotecnologias, envolvendo a formação de profissionais e geração de conhecimento teórico e aplicado em diferentes áreas da ciência. No meio acadêmico, estas geotecnologias são estudadas por diferentes universidades do Estado do Rio de Janeiro, sendo elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Castelo Branco, dentre outras.

É notória e significativa a participação de alunos e pesquisadores destas universidades nos eventos científicos relacionados às geotecnologias, onde é comum a aprovação de trabalhos em diferentes eixos temáticos e ainda premiações de melhor trabalho em diversas sessões. Isto comprova a dimensão qualitativa e quantitativa das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas universidades do Estado do Rio de Janeiro, e a importância que têm para o avanço das pesquisas com as diferentes Geotecnologias no cenário nacional.

Com o objetivo de melhor integração das pesquisas que vêm sendo realizadas nas universidades do estado do Rio de Janeiro, e ampliar as trocas de conhecimento produzidos no campo das geotecnologias, foram organizadas as Jornadas de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro – JGEOTEC. Esta articulação é promovida entre professores pesquisadores atuantes na maioria das instituições acadêmicas presentes no estado, contando ainda com a participação de alunos de graduação e pós-graduação destas instituições.

Desta maneira, a atuação dos alunos na organização do evento, além de reduzir o custo para os estudantes que participarão da jornada, também é uma importante etapa do processo formativo dos mesmos. Além disso, a coordenação dos professores nas mais diferentes comissões da JGEOTEC, garante a realização de um evento de qualidade tanto no nível da organização quanto na qualidade científica do que será apresentado.

Informações: http://r1.ufrrj.br/jgeotec/