Convite | Lançamento “Rio de Janeiro: Transformações na Ordem Urbana” | 27/10/2015

26 de outubro até 28 de outubro

LANÇAMENTO
Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana

convite_eletrônico

Quais as principais transformações urbanas ocorridas na metrópole fluminense nos últimos 30 anos? O Rio de Janeiro conseguiu aproveitar o ciclo de expansão decorrente da economia do petróleo e dos megaeventos esportivos para concretizar o projeto de “cidade global” do século XXI – melhorando seus fatores econômicos, políticos e de desenvolvimento humano? Ou o seu território deve ainda carregar a denominação de “cidade partida” ou “metrópole partida”, geradora permanente de segregação e exclusão urbana?

O INCT Observatório das Metrópoles promove o lançamento do livro Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana com a análise mais completa sobre as mudanças urbanas ocorridas na metrópole fluminense, no período que vai de 1980 a 2010, a partir de temas como estrutura produtiva, transição demográfica, organização social do território, mobilidade urbana, moradia, saneamento básico, governança urbana, entre outros.

Organizado pelo professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana é uma coletânea de 20 capítulos, assinados por 24 pesquisadores da rede fluminense do Observatório, que oferece uma abordagem crítica sobre o desenvolvimento metropolitano do Rio nas últimas três décadas.

Lançamento “Rio de Janeiro: transformações na ordem urbana”
Data: 27 de outubro de 2015 (terça-feira)
Horário: às 18h
Local: Salão do Centro Cultural da Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241, Centro do Rio
Informações: 21.3938-1950/1932

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker