AULA INAUGURAL: Sistema Brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera (bRflas)

15 de outubro 10:00

O Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (IGEO/CCMN/UFRJ) tem o prazer de convidar para a Aula Inaugural do terceiro trimestre, que está agendada para o dia 15 de outubro (quinta-feira) às 10hs, no Auditório Novos Ventos (Departamento de Meteorologia). A aula será proferida pela Prof. Dr. Carlos da Camara (Instituto Dom Luiz, Universidade de Lisboa). A Aula Inaugural será aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

RESUMO

A queima da vegetação e as decorrentes emissões de gases e aerossóis causam impactos ecológicos, atmosféricos e climáticos substanciais. No Brasil, o Cerrado e a Amazônia são afetados pelo fogo de origem antrópica todos os anos, constituindo-se em importantes fontes regionais e globais de emissões pirogênicas. Por meio desta proposta pretendemos melhorar o mapeamento diário e mensal de área queimada a partir de imagens de satélite de observação terrestre de última geração, e combinar estes mapas com dados ambientais relevantes para estimar emissões de aerossóis e gases, inclusive avaliando a incerteza e a sensibilidade das estimativas. O projeto irá também abordar interações entre as causas climáticas e ecológicas do impacto do fogo no Cerrado e na floresta tropical, caracterizando a situação atual; também serão desenvolvidos modelos de previsão de curto prazo da dinâmica do risco de fogo em escala regional. Modelos estatísticos serão desenvolvidos para compreender e prever regimes futuros de fogo em uma gama de cenários de mudanças climáticas regionais.