ExtensãoCursos de extensãoCurso Pré-Universitário de Nova Iguaçu

Curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu

Coordenador: Prof. Rafael Straforini

Este projeto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Universitária José Bonifácio, promove uma ação articulada com a administração pública municipal visando promover o acesso do estudante de origem popular à universidade pública, articulando teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão, bem como articulando a troca de saberes entre os espaços acadêmico e popular. Nesse sentido, teve como objetivos: fortalecer os vínculos de pertencimento dos jovens de Nova Iguaçu à sua região, através da busca por uma formação de nível superior que contemple uma reflexão crítica e a necessidade de transformar a realidade onde vivem; estimular a criação de novos espaços de formação e de acesso a bens culturais e educacionais; trabalhar na perspectiva do reconhecimento do protagonismo que cada jovem envolvido no projeto tem e da necessidade de buscar atuar politicamente na articulação das agendas locais. O projeto foi finalizado em 2011 devido à suspensão do convênio entre Prefeitura de Nova Iguaçu e a UFRJ.