CURSO Debates em Educação: Complexo de Formação voltado para a Educação Básica

GraduaçãoLicenciaturaOportunidadesComentários desativados em CURSO Debates em Educação: Complexo de Formação voltado para a Educação Básica

O curso Debates em Educação: Complexo de Formação voltado para a Educação Básica, iniciativa da UFRJ, que tem sua aula inaugural amanhã (05/mai) é uma ação estratégica da universidade, que tem por objetivo subsidiar a constituição de um Complexo de Formação de Profissionais da Rede Pública de Ensino Básico, reunindo e articulando as diferentes instâncias que atuam na formação de trabalhadores/as da educação, em diálogo com profissionais, escolas e redes.

O curso será composto por oito encontros de oito horas para discutir os temas: Formação de Professores, Currículo Comum, Políticas de Avaliação e Função Social das Escolas Públicas, além de um encontro final de apresentação dos resultados. Serão dois encontros mensais sempre com o mesmo formato. O primeiro, uma aula e uma mesa de debates, pela manhã e grupos de trabalho a tarde. No segundo encontro, segue o debate nos grupos de trabalho, concluídos com a produção de um texto coletivo sobre o tema. A AULA INAUGURAL, ministrada pelo Professor Antonio Nóvoa (Universidade de Lisboa), acontece dia 05 de maio, quinta-feira, às 9h, na Cidade Universitária – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Auditório Roxinho.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

I – TEMA 1: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CENÁRIO POLÍTICO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: A QUESTÃO DAS LICENCIATURAS
Datas: 05 maio de 2016 e 19 de maio de 2016
Horário: 9h às 13h e 14h às 17h
Local: Auditório Horácio Macedo (Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 – Prédio da Decania do CCMN – UFRJ – Ilha do Fundão)

II – TEMA 2: O PAPEL DO COMUM E DO INCOMUM NO CURRÍCULO NACIONAL
Datas: 02 junho de 2016 e 16 de junho de 2016

III – TEMA 3: POLITICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Datas: 07 de julho de 2016 e 21 de julho de 2016

IV – TEMA 4: FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA
Datas: 01 de setembro de 2016 e 15 de setembro de 2016
Horário: 9h às 13h e 14h às 17h

V- TEMA 5:COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO
Datas: 29 de setembro de 2016

AGENDA | 5 DE MAIO

8h Credenciamento

9h Abertura
Roberto Leher (UFRJ)
Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Educação e Sociedade, Margem Esquerda, Outubro, Temporalis, Trabalho Necessário, Humanidades (Costa Rica) e Universidade e Sociedade. Atualmente é Reitor da UFRJ.

9h30 Aula Inaugural
Antônio Nóvoa (Universidade de Lisboa)
Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e História Moderna e Contemporânea pela Paris-Sorbonne. Atualmente é professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Reitor Honorário da mesma universidade. As suas investigações e interesses incidem sobre história e psicologia da educação, educação comparada e formação de professores.

10h Mesa de debate
Carmen Teresa Gabriel Le Ravallec (UFRJ)
Professora de Currículo e Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em orientação, pesquisa e docência nas áreas de Currículo e Ensino de História na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Maria Luiza Mesquita da Rocha (UFRJ)
Mestre em Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da carreira de Educação Básica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com ênfase em produção textual na escola.

Rosanne Evangelista Dias (UERJ)
Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Tem experiência e pesquisa nas áreas de Currículo, Formação de Professores e Trabalho Docente.

Moderador: Eduardo Serra (UFRJ)
Professor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Licenciatura em Inglês pela UERJ, Graduação em Engenharia Industrial pela UFRJ, Especialização em Planejamento Econômico pela Warsaw School of Economics (SGPiS), Mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ e Doutorado em Engenharia Oceânica pela Coppe/UFRJ. Atualmente é Pró-Reitor de Graduação da UFRJ.

Local: Auditório Roxinho | Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) | Cidade Universitária

14h Grupos de Trabalho e Discussão