CHAMADA DE TRABALHOS: REVISTA ESPAÇO ABERTO – PPGG/UFRJ

DoutoradoMestradoOportunidadesPós-GraduaçãoComentários desativados em CHAMADA DE TRABALHOS: REVISTA ESPAÇO ABERTO – PPGG/UFRJ

CHAMADA DE TRABALHOS

REVISTA ESPAÇO ABERTO – PPGG/UFRJ

ISSN 2237-3071 – online – volume 7 nº2 2017

A Reestruturação territorial em questão. Economia e espaço

O período contemporâneo se mostra repleto de alterações nas lógicas que estruturam as relações sociais e as diferentes possibilidades de produção dos espaços e dos territórios. Conjunturas econômicas e suas respectivas situações geográficas terminam por proporcionar uma nova divisão territorial do trabalho com a emergência de agentes que se beneficiam de vantagens competitivas e passam a atuar em múltiplas escalas, com novas combinações hierárquicas.

As estruturas econômicas em mutação, juntamente com novos aparatos técnicos e acordos políticos, possibilitam unidades produtivas com novos padrões locacionais e arranjos organizacionais que apresentam destacadas influências de atração de outras empresas e alteram significativamente a produção dos espaços urbanos das regiões, gerando importantes movimentações nos mercados imobiliários e nas dinâmicas da oferta de bens e serviços urbanos, com o consumo de novas formas espaciais e novos hábitos de consumo.   Percebe-se um conflito entre a dinâmica de atuação dos grandes agentes econômicos multinacionais e os agentes econômicos locais, que apresentam ritmos econômicos diferenciados daqueles e dificuldades de empreender, o que evidencia a necessidade de um debate acerca do pleno alcance do desenvolvimento territorial. Para tanto, há que se alcançar um conhecimento mais detalhado e sistematizado acerca das dinâmicas econômicas para se fomentar discussões entre os agentes públicos e privados, locais e externos, com o intermédio do ambiente acadêmico.

Nesta direção, a Revista Espaço Aberto se propõe a organizar um volume dedicado às questões da Reestruturação territorial e convida pesquisadores a enviarem artigos com contribuições que tratem teórico-conceitualmente da Reestruturação Econômica, Produtiva, Regional, Agrícola, Urbana e das cidades, tendo ou não casos específicos resultantes de pesquisas avançadas nos mais variados recortes analíticos e territoriais acerca do debate proposto.

Espera-se que os artigos sejam submetidos, por meio do portal da Revista, de acordo com as normas estabelecidas, até o dia 30 de setembro de 2017. Em paralelo a esta chamada temática, a revista Espaço Aberto continua com fluxo contínuo de submissão de trabalhos de âmbito do interesse da Geografia.

Informamos que desde 2016, a revista é publicada apenas na versão digital.  Os artigos devem ser submetidos online e dentro das normas de publicação conforme informações expressas na página eletrônica da revista:  https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto.