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Carreira

Interpretação das dinâmicas espaciais nos aspectos sociais e ambientais

O curso de Geografia tem por objetivo reunir um conjunto variado de conteúdos temáticos nos quais a análise e interpretação das dinâmicas espaciais são centrais. Esse conjunto inclui disciplinas que enfatizam tanto os aspectos sociais quanto os ambientais e constituem a base para a interpretação dos sistemas espaciais que correspondem ao principal objeto de interesse dos geógrafos.

O Geógrafo

O exercício da profissão exige assim uma formação ampla e pretende desenvolver habilidades analíticas e boa capacidade de interpretação de dados e informações variadas que formam esses sistemas espaciais sejam eles socioeconômicos, demográficos, biogeográficos, geoecológicos ou outros.

O graduado em Geografia recebe durante o curso a formação necessária para saber observar o espaço, ou seja, identificar, analisar e interpretar a distribuição espacial dos fenômenos. Os geógrafos assim formados adquirem competências específicas que os qualificam para emitir avaliações, pareceres e laudos ambientais; a contribuir no planejamento territorial (urbano e rural) em diferentes escalas; a orientar e refletir sobre as dinâmicas demográficas e suas diferenças espaciais; sobre os sistemas logísticos de circulação de pessoas e de bens; na elaboração e estruturação e manejo de sistemas de informação geográfica; em suma, em todas as atividades que tenham relação com o ordenamento territorial.

Por isso ele é chamado a atuar como profissional em investigações de natureza puramente científica assim como na aplicação direta de seus conhecimentos adquiridos nos projetos associados ao diagnóstico, ao planejamento e à implantação de políticas e ações sociais, econômicas e administrativas em órgãos públicos ou junto à iniciativa privada. Evidentemente, em muitas dessas carreiras se impõem a especialização e aprofundamento da qualificação, sobretudo daqueles que pretendem fazer pesquisa. Nesses casos, os cursos e formações de pós-graduação são o percurso recomendado e o grande desenvolvimento recente desses cursos são uma demonstração do progresso e da ampliação dessa área de conhecimento.

O Professor de Geografia

O Departamento de Geografia da UFRJ, através do Currículo de Licenciatura, enfrenta o desafio de qualificar a formação docente em reconhecimento à demanda da sociedade por profissionais capacitados a lidar com as problemáticas e mudanças no mundo contemporâneo tão presentes na sala de aula. Pretende assim, consolidar e ampliar a postura crítica e reflexiva e a experiência de pesquisa e ensino para a formação docente.

Considerando o caráter introdutório de uma preparação que não pretende ser total, mas que é permanente, a formação de professores de Geografia visa um profissional crítico, reflexivo, capaz de produzir os seus saberes e valores e os dos seus alunos, e de reestruturar a sua prática docente com autonomia. O profissional que se quer formar deverá ser sensível às transformações na sociedade e às alterações que ocorrem na Geografia e no campo da Educação, e entender a necessidade de adaptar a sua prática às exigências das novas realidades sociais.

Neste sentido, pretende-se que o profissional desenvolva as seguintes competências e habilidades:

  • Domínio das bases teórico-metodológicas que permitam desenvolver uma prática profissional de qualidade e inovadora;
  • Atitude autônoma frente ao processo de construção do conhecimento, encarando a formação como um processo permanente;
  • Capacidade de articular o conhecimento teórico à prática docente e de promover a autonomia do aluno na construção do seu próprio conhecimento;
  • Capacidade de buscar e avaliar as informações e, a partir delas, propiciar ambiente que modifique as formas de aprender e conhecer o mundo através da Geografia.

Egressos

As habilidades desenvolvidas ao longo de ambos os cursos são aproveitadas por diversos empregadores. A maior parte dos egressos da Licenciatura encontra-se atualmente nas redes pública e privada de ensino. Os egressos do Bacharelado encontram oportunidades de inserção profissional em instituições de pesquisa e recenseamento como o IBGE, o IPP, o IPEA e o ISP e nas áreas de gestão e planejamento territorial e ambiental e geoprocessamento tanto em secretarias municipais e estaduais do poder executivo, como em organizações da sociedade civil e empresas de consultoria.

Com a orientação para a pesquisa é uma componente institucional importante, há também inúmeros egressos da pós-graduação atuando em outras universidades do país.

Legislação

Acesse a legislação que regulamenta a profissão do geógrafo no site da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).