Seminários Espaço Aberto

GraduaçãoPós-GraduaçãoComentários desativados em Seminários Espaço Aberto

Os SEMINÁRIOS ESPAÇO ABERTO pretendem constituir um fórum permanente de debates, envolvendo professores e alunos do Departamento de Geografia da UFRJ, dos cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadores de outras instituições.

O primeiro seminário Espaço Aberto ocorrerá no dia 21/11 e terá como tema a “Reforma Política Brasileira: o que a geografia e os geógrafos tem a dizer sobre isso?” Para saber detalhes veja aqui.

Sabemos que um mesmo tema de pesquisa, quando abordado por diferentes geógrafos, é passível de muitas leituras, abordagens e enfoques.

Mas, para enriquecer nosso campo do saber, é necessário exercitar a capacidade de problematização, desafiar fundamentações teóricas e treinar a imaginação geográfica. Para tanto, é preciso também contar com pesquisadores qualificados e em constante processo de formação.

A valorização do debate é um caminho desejável para ultrapassarmos as análises imediatistas e fragmentadas, e construirmos conhecimentos geográficos mais consistentes e novas linhas de pesquisa.

Vamos conversar, trocar ideias e confrontar nossas visões sobre temas, problemas e abordagens geográficas diversas!

Como funcionam?

Grupos de professores e alunos propõem temas, problemas ou abordagens a serem debatidos no formato de mesas-redondas.

Cada seminário discutirá um tema, a partir de questões norteadoras, e terá a duração de três horas. A composição da mesa, bem como as questões que orientarão o debate ficarão a cargo do grupo proponente.

As apresentações não devem ter o formato de aulas síntese. Os expositores deverão discutir as questões propostas pela mesa a partir de suas experiências de pesquisa, sugerindo também novas questões ou temas para a pesquisa futura.

Para propor um Seminário, basta preencher o formulário disponível aqui e enviar para ppgg.geografia@gmail.com

Departamento de Geografia - UFRJ © 2017 | Implementado por Matheus Graciano e Rafael Bucker